Fui convidada a partilhar, em síntese, minha vida, desde a família e a caminhada na Congregação das Irmãs de São José de Chambéry.
Sou Irmã Severina Lúcia Brogliato. Nasci em Caxias do Sul – RS, dia O8 de dezembro de mil novecentos quarenta e dois. Sou a quarta de doze irmãos.
Meu pai era agricultor, de família simples e com princípios religiosos.
A mãe foi nossa primeira catequista. Não sabia ler, nem mesmo escrever.
O ser Irmã de São José surgiu do desejo de seguir Jesus e do testemunho das Irmãs de São José que conheci desde criança. Apreciava vê-las rezando e como tratavam as pessoas, de modo especial, os pobres e doentes. A vida e os afazeres das Irmãs me incentivaram para um dia ser também missionária. Hoje, tenho 62 anos de vida Religiosa Consagrada.
Em 1969, fui ao Maranhão onde atuei por 30 anos, como enfermeira. Não havia médicos e se fazia de tudo. Apenas tinha o curso de Auxiliar de Enfermagem.
Por vezes, nós Irmãs, andávamos a cavalo para atender parturientes e outros doentes.
Atuei em quatro municípios no período em que estive no Maranhão.
A nossa preocupação como Irmãs era preparar, em cada Comunidade dos municípios, agentes de saúde. Oferecíamos cursos e estudávamos livros sobre enfermagem. Na falta de médicos, ensinávamos a fazer curativos, aplicar injeções, verificar a temperatura e fazer remédios caseiros. Algumas eram capacitadas para serem parteiras.
Além do trabalho de saúde, ajudavam na pastoral, na catequese, formação bíblica nas comunidades. Após essa missão fui enviada no Amazonas, em Autazes, na Prelazia de Borba.
A minha missão aí foi na capacitação de líderes da Pastoral da Criança e com grupos do EJA (alfabetização de adultos) nas aldeias indígenas e com farmácia caseira, multimistura etc. E ajudava na pastoral, formação e acompanhamento das Comunidades.
Em 2006, a Comunidade de Autazes fechou e fui transferida para Marituba, Pará. Após 2 anos, pedi para ir a Moçambique. Lá partilhei minha vida por 7 anos. Aquele povo cativa o coração de qualquer pessoa. Minha missão consistia: na formação Bíblica e acompanhamento às escolinhas. Visitas aos doentes, de modo especial aos aidéticos.
Em 2015, voltei ao Brasil e fui enviada a Sidrolândia, MS. Por motivo de saúde, fui transferida novamente para Marituba. E, após um ano, a pedido das Irmãs fui para Remanso, também por um ano. Sai de lá, porque me foi feita a proposta de ajudar na casa de Cuidados Nazaré, em Porto Alegre. Aceitei assumir essa missão, que acho mais ousada em atender e marcar presença junto às nossas Irmãs, que nos antecederam na missão e agora estão impossibilitadas por motivo de saúde ou idade, ou necessitam de um olhar de carinho e misericórdia.
E após, 6 anos, estou agora em Garibaldi, nesta mesma missão.
Os textos, que me ajudaram são:
Jr 31,3: “Seduziste-me Senhor”
Lc 10,25: “Vai e faze o mesmo”
Sou muito grata à Trindade de chegar até aqui. E poder dizer: Sou o que sou pela graça de Deus!
A mensagem que deixo de esperança é: Reavivar a nossa mística de Irmãs de São José, acolher nossas limitações na vivência do nosso Carisma de Comunhão e sermos testemunhas do amor de Deus. E acender luzes por onde marcamos presença.
Irmã Severina Lúcia Brogliato, ISJ
Julho de 2025.
.