Ícone do menu
Inicial Vidas que inspiram comunhão Irmã Edith Poletto
Vidas que inspiram comunhão

Irmã Edith Poletto

Imagem destaque da notícia

    Irmã Edith Poletto

               Eu, Irmã Edith Poletto (Irª. Maria de Sales), nasci em Caxias do Sul/RS. Meus Pais: José Poletto e Ida Menegott Poletto (professora). Sou a segunda filha de onze irmãos; 8 homens e 3 mulheres.

               Com um ano de idade fui desenganada pelo médico e curada repentinamente durante a Novena a Madre Justina Inês, sendo feita pela minha mãe e as Irmã de São José, no Hospital Pompéia de Caxias do Sul/RS.

             Ainda criança, o primo Padre Luiz Manéa perguntou ao pai: “Quem te deu mais trabalho?” ... “Esta aí... viva por milagre”.  Então o Padre acrescentou: “Esta, Deus a reservou para si!”  Isso se gravou em mim. E a Madre Ana Catarina Perini, cada vez que visitava seus familiares, próximos a nós, me convidava para ser Irmã de São José.

            Aos 12 anos de idade, com a prima Irmã Elsa Poletto, fomos ao juvenato em Flores da Cunha e Garibaldi/RS. Lá também foi o tempo de Postulantado e Noviciado. O curso primário e catequese foi com minha mãe.

           Hoje, estou com 87 anos de idade e 67 de VRC. Primeiros votos 17/12/1957 em Garibaldi e Profissão Perpétua em 29/01/1963, também em Garibaldi, após um Retiro de 30 dias, com um Sacerdote Jesuíta, em Lagoa Vermelha/RS.

          Fui muito, muito provada no Noviciado. Oração, lágrimas e até doença resultou... Fazendo um exame médico em Caxias do Sul, disse-me a mãe: “Minha filha, se Deus a quis até agora, vai querê-la até o fim! ”

         Em Pelotas/RS, fiz o Juniorato, sendo também professora e estudante. Quando da Profissão Perpétua, já era Licenciada em Letra Neolatinas. Aos 50 anos de idade, fiz outro Retiro de 30 dias, no CECREI, São Leopoldo, RS. Aos 30 anos, iniciei minha vida junto ao povo, com a falecida Irmã Helena Sanson, em lugares pobres do interior, residindo no local.    A Comunidade era visitada pelo Padre de vez em quando. O Bispo Diocesano, Dom Henrique Gelain, nos deu a Provisão. Assumimos todo o trabalho pastoral. Só não fizemos milagres, mas quase. Visitas às famílias, cursos em preparação aos Sacramentos, exéquias, e tudo o que era necessário na comunidade. Em destaque: Formação de Lideranças: Catequistas e outras tantas funções necessárias às Comunidades. Era muita a alegria nos contatos com as famílias, dando bênçãos, aconselhando. Vivemos bela e significativa experiência de pobreza, com os pobres. Ainda hoje, sou agradecida e reconhecida a Deus e às pessoas que continuam nas lideranças.

              Na Diocese de Vacaria, foram anos de Ação Pastoral, em 6 lugares, paróquias ou não. Também estive em dois lugares em Santa Catarina.  

             Minha vida foi doada, marcada na Educação de crianças e jovens em várias escolas e, em especial, na Pastoral Paroquial.

             O dom da voz, que Deus me deu, do canto, foram muito importantes na missão e na oração.

            Um destaque também foram os Retiros Espirituais, Formação Permanente (quatro cursos), Encontros de Pastoralistas, Cursos Bíblicos, pelo Brasil afora.

           A missão exigia muita Oração, Cultivo Pessoal e Vivência Comunitária, bem como, orientação e acompanhamento individual. Por 22 anos estive atuando em lugares sem Padres residentes e 16 anos em Paróquias. Por 8 anos, em duas vezes, estive junto às Irmãs da Comunidade de Cuidados, São José do Patrocínio, Vacaria/RS. Ajudei muitas Irmãs nos momentos difíceis.

           Fui cedida pela Coordenadoria de Educação/Vacaria, por um tempo para a Pastoral, com o mínimo de horas na Escola Estadual. Aos 46 anos, aconteceu minha aposentadoria.

          Minha trajetória não foi sempre um sol a brilhar, houve nuvens e tempestades.... Agora, com dificuldade de audição, é também um tempo de graça. No silêncio, ouço mais a voz de Deus. Louvado seja Deus!

        Sou muito agradecida e feliz por ser Irmã de São José. Viva a vida! “Ele me amou e se entregou por mim!” (Gl 2,20). Vinde a Mim!

       O amor não há de acabar jamais!

               Jesus, teu jeito seja meu jeito.

Envie o seu comentário

*Campos marcados com barra são de preenchimento obrigatório.