GRUPO DO REGATE DA MEMÓRIA PROJETO VIDAS QUE INSPIRAM
Com alegria compartilhamos com vocês, nesta 1ª semana do mês de outubro, mais uma VIDA QUE INSPIRA.
Hoje trazemos a história de vida da Irmã Maria de Lourdes Sobreira.
Eu, Maria de Lourdes Sobreira, nasci em Juazeiro do Norte – Ceará, no dia 15 de julho de 1939.
Tive a oportunidade de conhecer as Irmãs de São José que moravam no Rio de Janeiro. Foi Mère Florentina de Barros,
Superiora da comunidade, que me convidou, motivou e orientou nesta decisão.
Após este conhecimento, senti o chamado e decidi entrar no Postulantado, em Curitiba, em 01 de maio de 1953, com 16 anos de idade. Meu nome religioso era Irmã Antônia Priscila.
Levei a sério o meu tempo de formação religiosa e professei meus votos perpétuos em 11 de fevereiro de 1962.
Minha trajetória missionária e profissional foi dedicada à saúde, em especial aos mais necessitados.
Fiz graduação em enfermagem na Faculdade de Enfermagem São José, em São Paulo, de 1971 a 1974. Retornei ao Paraná e fiz habilitação em obstetrícia, na PUC do Paraná.
Trabalhei com dedicação e amor em Hospitais, Postos de Saúde, Ambulatórios e, durante 40 anos, no Hospital da Mulher e Maternidade Nossa Senhora de Fátima, em Curitiba – Paraná, onde foi muito bom e gratificante cuidar do “binômio-Mãe-filho”.
Sinto-me vocacionada e feliz nesta profissão. O que deu sentido a minha vida foi “o cuidar da vida" em todas as suas fases.
Agora, com 87 anos de idade e 68 de vida religiosa consagrada, estou, há mais de 15 anos, ajudando a cuidar da vida de nossas Irmãs doentes e idosas, na comunidade Nossa Senhora de Lourdes, anexa ao Convento São José, sede de nossa querida Província.
Quero ainda vivenciar o que dizem nossas Constituições, no capítulo sobre “Crescimento contínuo”, no artigo 127: “Durante toda a vida. continuaremos nossa formação para darmos respostas sempre novas aos apelos que o Senhor faz à nossa vida pessoal, comunitária e apostólica”.
Vivo e proclamo para todos: “Como é bom ser Irmã de São José de Chambéry”. Tenho como lema: “Tudo posso n’Aquele que me conforta!” Fl 4,13)
Querida Irmã Maria de Lourdes. Sua vida nos inspira!