Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Memorial Saudades

Irmã Olga Pasinato

 24/07/1928     11/07/2015



 Congregação das Irmãs de São José
Provincia de Lagoa Vermelha-RS
 
  Irmã Olga Pasinato
24\07\1928
11\07\2015

                                                                                             Tudo posso naquele que me fortalece! FI,4,13!

A fé é a grande certeza dos corações possuídos por Deus, certeza que se transforma em júbilo profundo, em doação total, em gratidão.

 

Irmã Olga Pazinato nasceu no dia 24 de julho de 1928, em Sananduva/RS. Filha de Idolino Pazinato e Rosa Simionato Pazinato. Foram abençoados com dez filhos, quatro mulheres e seis homens. A mãe era mulher de fé, alegre, positiva, sempre disposta para servir o próximo. “Ainda hoje, somos uma família muito unida, nos queremos bem e ainda somos todos vivos”. Com carinho lembrava de sua família, dizendo: “A minha família eram pessoas de fé profunda, alegres, compreensivas, amorosas, justas e responsáveis.”

 

Desde sua juventude assumiu o ensino da catequese em sua capela, onde morava a família. Fez parte de dois movimentos de juventude: Filhas de Maria e membro do grupo da Juventude Franciscana. O Santo de sua devoção especial é o querido São José.

 

Deus escolheu, neste lar, uma das filhas para a Vida Religiosa Consagrada. Iniciou sua formação em 17 de outubro de 1950, no Colégio São José, em Garibaldi. Em 15 de dezembro de 1952, inicia o Noviciado e, em 15 de outubro de 1958, fez a profissão religiosa definitiva na Congregação das Irmãs de São José.

         

Como Religiosa decidida, fervorosa e com grande disponibilidade, acolhe a missão de atendente de Enfermagem, Pastoral Popular e serviços diversos nas comunidades de: São José, Garibaldi, Paim Filho, Seminário Nsa. Sra. da Oliveira em Vacaria, Flores da Cunha, Porto Alegre/RS e Hospital São Francisco em Concórdia/SC e Chapecó/SC. Em 2001, Ir. Olga passou a residir na Comunidade das Irmãs de São José, Bairro Glória, Vacaria/RS. Na comunidade, tinha grande zelo nos cuidados da casa, alimentação para as irmãs, no cultivo das flores e horta.  Dedicava-se na visita as famílias e Ministra da Eucaristia na Paróquia Nossa Senhora da Glória.

 

A qualidade de suas ações e serviços teve a unção do cultivo da vida baseada numa Espiritualidade profunda e encarnada. A leitura bíblica era o alimento do seu ser como pessoa e do seu fazer. Nos seus escritos destaca:

 

Evangelho João 13, “A hora de Jesus. A Páscoa do Cordeiro de Deus”. Jesus é o grande Amor de Deus Trino, que veio ao mundo “fazer a unidade entre a Trindade e a Humanidade”. Como Irmã de São José, CARISMA DE UNIDADE E COMUNHÃO.  Dizia ela, num encontro de Espiritualidade: na minha fragilidade este é o Espírito que procuro viver e me dá força na vida do dia a dia.

 Em Filipenses. 4,13: “Tudo posso naquele que me fortalece”.

“As Constituições, nº13: “Pe. Médaille insiste sobre o Espírito de humildade, de aniquilamento, de vida oculta em Deus.  Alimentava uma oração de agradecimento. Rezava: “Agradeço a Deus Trindade por me ter chamado a ser Irmã de São José”.

 

No dia 11 de julho de 2015 Ir. Olga Pazinato com  87 anos de idade e 63 de Vida Consagrada a Deus, como Irmã de São José, partiu serenamente para viver sua vida definitiva com Deus.

 

Ir. Olga Pazinato, você nos deixou marcas de uma vida bonita e de uma Espiritualidade missionária profunda como Irmã de São José. Obrigada! E reze por todas as Irmãs de São José no mundo e por todas as jovens que ainda hoje abraçarão este estilo de vida, como Irmãs de São José.  Que Deus lhe proporcione a visão da face do Deus Trino. Amém!

 

Seu sepultamento será no Cemitério Municipal Santa Clara no jazigo das Irmãs de São José, em Vacaria/RS, após a missa, celebrada na Capela da Funerária Sagrada Família- Vacaria/RS.

 

                                   Lagoa Vermelha, 11 de julho de 2015

 

topo voltar