Ícone do menu
Inicial Noticias Uma história para reviver!
Noticias

Uma história para reviver!

Imagem destaque da notícia

“Preservar a memória histórica não significa viver no passado, muito menos barrar o desenvolvimento tecnológico. Mas, conservar o conhecimento dos nossos ancestrais nos ajuda a lembrar de onde viemos e de quem. Tudo isso nos ajuda a saber quem realmente somos”. Amilton Farias.

 

O Grupo do Resgate da Memória da Província realizou sua reunião de 22 a 24/04/2024, no Mosteiro Hotel São José, Garibaldi-RS. Fomos acolhidas de maneira terna, calorosa e fraterna pelas Irmãs da Comunidade São José. Nosso encontro teve como objetivo principal conhecer o Memorial histórico “Uma semente plantada em Garibaldi”. Foi uma retomada da Memória para ampliarmos os conhecimentos e vivenciarmos momentos com as Irmãs.

 

Tivemos uma programação rica e intensa. Alguns lugares que nos proporcionaram momentos de Memória, além do encantador e significativo Memorial das ISJ: visitas a dependências como ‘sala de reserva técnica de material histórico’, Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, Jazigo de Madre Justina Inês e jazigo das ISJ, espaços do Mosteiro ainda a serem organizados e outros. Tudo isso no complexo do Mosteiro. Além disso, visitamos: Museu histórico Municipal de Garibaldi, Uma vinícola local, Ermida de Nossa Senhora de Fátima... Também, procuramos organizar nossa caminhada de 2024. Podemos dizer, que o grande coroamento de nosso encontro, foi a visita e a escuta das memórias vivas de nossas Irmãs da Comunidade Betânia. Foi algo muito significativo e marcante.

 

Partilhamos uma reflexão: O Resgate da história:

·       Ajuda a criar, formar e reforçar os princípios atuais da Instituição;

·       Reforça valores, crenças e cultura;

·       Inspira credibilidade e confiança na sociedade;

·       São pilares que sustenta o presente;

·       Desperta o desejo de pertencer à Instituição;

·       Atrai novos talentos para a Instituição.

Com Papa Francisco reafirmamos que é preciso: “Olhar o passado com gratidão, viver o presente com paixão e abraçar o futuro com esperança”.


Envie o seu comentário

*Campos marcados com barra são de preenchimento obrigatório.