A fama de qualidade do trabalho social realizado pelo PROJARI na área do esporte e das artes marciais ultrapassou os limites territoriais do Rio Grande do Sul. Um grupo de dezesseis atletas participaram do 23º campeonato Brasileiro de Karate, realizado em Mogi das Cruzes/SP, no dia 31 de agosto. O torneio organizado pela Confederação Brasileira de Karate foi o maior campeonato da modalidade realizado no país com mais de 500 competidores. A viagem da comitiva do PROJARI foi viabilizada com esforço cooperativo das famílias e apoio de recursos repassados através de emenda parlamentar do Vereador Manoel Eletrecista.
Além da disputa nacional, a competição também classificou os atletas brasileiros para o Campeonato Sul Americano, que acontece em outubro em Las Piedras/ROU. O instrutor de Karatê do PROJARI, Sensei Airton Martinicorena, afirmou que os participantes da instituição tiveram uma experiência única de intercâmbio, integração e vivências compartilhadas com outros atletas do país. Ele afirmou foi destaque nacional um projeto social com tantos participantes e com a qualidade apresentada pelos representantes do PROJARI.
“Nossos atletas foram gigantes, porque além de estar longe dos pais, sem o tradicional apoio presencial das famílias, numa realidade diferente, ginásio lotado, demonstraram concentração e o máximo das habilidades trabalhadas no dia a dia das atividades na instituição”. Ele acentuou que o nível é altíssimo porque se trata da maior competição nacional e “nossos participantes mostraram técnica, habilidade, concentração e muita garra nas disputas com grandes atletas do país”.
Seis atletas do PROJARI garantiram pódio na competição. Isadora Couto conquistou Medalha de Ouro na Categoria Infanto+45Kg, Quatro atletas conquistaram medalha de Prata: Deyvison Brião da Silva – Categoria Infanto Juvenil+55Kg; João Victor Vargas(infantil+55Kg, Pablo Henrique Vasconcelos(Juvenil 90+), Rafaela Soares(Infanto Juvenil+55Kg). Marcos Vinicius Alves Fontoura ficou em terceiro lugar conquistando medalha de bronze na categoria Juvenil +70. “Essa conquista é fruto de muita dedicação, treino, disciplina e superação. Cada um desses atletas carrega consigo o nome do PROJARI e os valores que cultivamos como disciplina, respeito, empatia, responsabilidade, que vão marcar suas vidas”.