Ícone do menu
Inicial Noticias CELEBRAÇÃO DOS 100 ANOS DAS IRMÃS DE SÃO JOSÉ EM SÃO MARCOS/RS
Noticias

CELEBRAÇÃO DOS 100 ANOS DAS IRMÃS DE SÃO JOSÉ EM SÃO MARCOS/RS

Imagem destaque da notícia

Palavras de Ir. Rosa Maria Porangaba durante a celebração

 

É com imensa alegria que nos reunimos para celebrar a presença em missão das Irmãs de São José que há 100 anos estão atuam nesta paróquia.

100 anos de uma história de doação, amor ao próximo e de profunda conexão com o projeto de evangelização. É importante recordar os caminhos percorridos até chegarmos aqui. Tudo se iniciou quando Dom Henrique Compagnoni, ao iniciar sua missão na Paróquia São Marcos, observou que no munícipio havia apenas uma única escola, sensível a realidade da comunidade e entendendo a necessidade local, tratou de fundar uma escola paroquial.

Por muitos anos, escreveu à Madre Justine Inês, Superiora Provincial das Irmãs de São José, solicitando Irmãs junto à escola, pois tinha o sonho de oferecer educação religiosa, cívica e intelectual aos jovens e crianças da comunidade.

E assim, em 4 de abril de 1923, chegaram as 3 primeiras Irmãs: Ana Sordi, Aurélia e Jacomina. A paróquia oferecia espaço físico e materiais e as Irmãs assumiriam a direção da Escola, aspecto pedagógico, catequese e evangelização.

Nos 48 nos de presença das Irmãs na Escola, inúmeras crianças e jovens puderam aprimorar seus conhecimentos e crescimento na fé.  Dessa escola, muitas vocações sacerdotais e religiosas foram despertadas.

 A partir de 15 de fevereiro de 1934, as Irmãs expandiram suas atividades para o hospital e para atender às novas necessidades que surgiam: educação, saúde, pastorais diversas que se estendeu à participação na Associação Assistencial São Marcos.  

Hoje, em unidade e fé, celebramos o marco de 100 anos de missão, e é momento de compreender que onde houver clamores e gritos dos mais necessitados, as Irmãs de São José, sempre atentas aos apelos de Deus, se farão presentes.

Expressamos nossa gratidão aos padres e às lideranças que abriram seus corações e portas para celebrar estes 100 anos de história.

É importante agradecer a cada Irmã que fez parte dessa história e assumiram o desafio de buscar alternativas diante dos desafios que exigiam mudanças de realidade.

 

Ao longo desses anos, elevamos preces pelas vocações, suplicando a intercessão de São José, N. Sra. Aparecida e de São Marcos por um contínuo florescer de vocações na Congregação das Irmãs de São José de Chambéry e em toda a Igreja. Vamos ouvir e sentir o chamado de Deus como Graça, que nos impulsiona para a Missão, fazendo nosso coração arder e nossos pés se colocarem a caminho e assim a juntos/as  irmos cada vez mais longe.

 

Que Deus abençoe a todos nós, especialmente aos Religiosos/as.

 

 

Galeria de imagens


Envie o seu comentário

*Campos marcados com barra são de preenchimento obrigatório.