Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Verginia Lúcia Ansolin
Imagem da irmã

Verginia Lúcia Ansolin

Estrela de nascimento 29/05/1942
Cruz de falecimento 07/05/2023

CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE SÃO JOSÉ DE CHAMBÉRY NO BRASIL

NÚCLEO BOM PASTOR

 

IRMÃ VERGINIA LUCIA ANSOLIN 

* NASCIDA: DIA 29 DE MAIO DE 1942

                                                                           + FALECIDA: 07 DE MAIO DE 2023

 

“JESUS DISSE: “AMAI-VOS UNS AOS OUTROS ASSIM COMO EU VOS AMEI!”

                                                               ( Jo. 13, 34)

                          

                                                  

“UMA HITÓRIA DE AMOR”

 

CHAMADO DE DEUS- RESPOSTA DE IRMÃ VERGINIA: COMPROMISSO COM O POVO.                                         

Verginia Lucia, filha de Natal Izidoro Ansolin e Catarina Lorenzett Ansolin, nasceu no dia 29 de maio de 1942, em Concórdia, Santa Catarina. A sua família era numerosa, constituída de 17 filhos, sendo 10 irmãs e sete irmãos. Três irmãos já partiram para a Casa do Pai. Era uma família religiosa, tinha como objetivo a vivência dos princípios cristãos e procurava fundamentar a vida nos valores do Evangelho. Reunia-se, diariamente, para a oração que era a sua prioridade, de onde hauria força, coragem, amor, alegria e harmonia no lar. Os seus pais educaram os filhos nos valores do amor, da honestidade, justiça e do trabalho. Deus presenteou essa abençoada família com um sacerdote Frei Benjamim Francisco (In Memoria) e com uma Irmã de São José de Chambéry, a filha Verginia Lucia. Sempre que possível, a família participava das celebrações na paróquia.

 

Verginia Lucia era uma filha dedicada, ajudava a sua família na lavoura, nas atividades da casa, participava da vida social e auxiliava os doentes do Hospital São Francisco, fez o curso de catequese e na alegria, ajudava na liturgia e nos cantos na Capela Santo Antônio. Nesse lar abençoado desabrochou o desejo de Verginia de ser Irmã. Com o consentimento da família, ela se preparou com oração, apoio e discernimento, escolhendo o melhor caminho, fazendo a opção de seguir Jesus, na vida religiosa consagrada. Com 21 anos de idade, no dia 16 de fevereiro de 1963, decidiu partir de seu lar para o postulado do Convento São José-Garibaldi/RS, a fim de iniciar a formação. Após um ano de adaptação e de receber as orientações e conhecimentos referentes a assuntos da vida religiosa consagrada solicitou dar a continuidade â sua caminhada, no Noviciado, na paróquia são Pedro/Garibaldi/RS. Nessa etapa, estudou e aprofundou a Palavra de Deus, a espiritualidade e carisma da Congregação. Verginia Lucia, após três anos de preparação, com alegria e amor, fez a entrega de sua vida ao Senhor pela Primeira Profissão, no dia 06 de janeiro de 1966 e a confirmou pela Profissão Definitiva no dia 29 de julho de 1973.

 

Logo após a Primeiro Engajamento iniciou a sua peregrinação missionária no Colégio São José-Garibaldi/RS, dedicou-se na arte culinária, no Hospital São Pedro-Porto Alegre/RS, no Colégio São José-Garibaldi/RS e no Hospital São Francisco-Concórdia/SC, como estudante e arte culinária, na Comunidade Irmãs de São José-Chapecó-SC, como estudante e na pastoral diversificada e em Faxinal dos Guedes dedicou-se na pastoral paroquial, na Comunidade Rua Moojem-Vila Gaúcha-Lagoa vermelha/RS, atuou na pastoral paroquial, na Comunidade Santo Antônio-Porto Alegre/RS, assistente social e ajuda nos trabalhos pastorais, na Comunidade São José do Patrocínio-Vacaria/RS, na pediatria e como assistente social, na Comunidade Provincial-Lagoa Vermelha ,trabalhou na arte culinária e no serviço social, no Assentamento Frei Lenzi-Concórdia/SC e na Comunidade Irmãs São José-Chapecó/SC, dedicou-se nos serviços sociais e na elaboração de projetos.

 

No ano de 2011, aceitou na disponibilidade e na obediência à Vontade de Deus, a transferência para a comunidade Nova Laranjeiras/Paraná, com a missão de assistente social, na pastoral popular e indígena e, nas várias realidades, a sua doação era incansável às pessoas necessitadas, enfrentando com coragem e amor os desafios e dificuldades. Depositava todo o seu amor, a sua confiança em Jesus Ressuscitado e nas suas mãos entregava o seu ser e agir. Era piedosa, dedicada, alegre, serviçal, companheira e amiga, possuidora de muitos dons e qualidades artísticas, destacando-se na arte culinária.

 

Na contemplação da Palavra de Deus, Irmã Vergínia hauria graças e força para viver relações de comunhão e unidade com as Irmãs das comunidades por onde passou e com as pessoas com quem conviveu, deixando marcas de uma verdadeira Irmã de São José. Cultivou laços afetivos com sua família, colocava-a em suas orações no coração de Deus e sempre que podia a presenteava com sua presença amorosa. Comprometida com o Projeto de Jesus. sempre a caminho, amava a missão de estar junto com o povo, para escutá-lo nas suas lutas e necessidades, procurando ajudá-lo na caminhada, com uma palavra amiga, de fé, de esperança e de amor, em especial, no cuidado e promoção dos pequeninos e mais pobres. Irmã Vergínia, com sua saúde comprometida, foi transferida para a comunidade Nossa Senhora de Lourdes para tratamento mais adequado. Apesar de seu grande amor à vida, cada dia que passava, sentia-se mais vulnerável e frágil diante dos sofrimentos que os colocava nas mãos de Deus. Nos anos que viveu conosco, Irmã Vergínia deu um testemunho de serenidade na aceitação da vontade de Deus, de alegria de conviver a fraternidade, sendo uma presença de amor e de fidelidade à sua vocação.    

  

No dia.07 de maio de.2023, com 81 anos de idade e 57 anos de vida religiosa consagrada, nossa querida Irmã Vergínia fez a sua Travessia Definitiva para a morada celeste. O Pai acolheu sua filha amada, com ternura, para gozar a plenitude da vida e contemplar, cantar para todo o sempre a glória, o poder da Trindade Santa e as alegrias de Jesus Ressuscitado. Seja junto à Trindade Santa, à Maria Santíssima, a São José e a toda a Corte Celeste, querida Irmã Verginia, seja a intercessora de sua família, das amigas/os e da Congregação a caminho, dinamizando a vivência da Unidade.

ORAÇÃO A SÃO JOSÉ

Lembrai-vos ó São José, que jamais se ouviu dizer

que alguém tivesse invocado

vossa proteção e implorado vosso auxílio

e não fosse por vós atendido/a.

Com esta confiança, dirigimo-nos à vossa presença.

A vós, com fervor nos recomendamos.

Enviai à Igreja, vocações sacerdotais,

Religiosas e leigas comprometidas com

a construção do Reino de Deus.

Olhai com solicitude para as nossas famílias

e Comunidades a fim de que guardemos.

com fidelidade, o dom da fé

e da consagração batismal, que nos une

a Cristo e nos coloca a serviço do seu Reino.

Não desprezeis as nossas súplicas, mas

dignai-vos acolhê-las favoravelmente. Amém!