Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Rosalina Maria Parizotto
Imagem da irmã

Rosalina Maria Parizotto

Estrela de nascimento 16/10/1936
Cruz de falecimento 15/11/2025

Província da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil

- NÚCLEO SÃO JOSÉ -

                                                                                                

Nome Civil:  Rosalina Maria Parizotto 

Nome Religioso: Irmã Maria Benigna

                             * Nascimento: 16/10/1936                               

+ Falecimento: 15/11/2025

      “EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA.” (JO 14,6)

 

Em Vila Segredo, então município de Vacaria/RS, hoje, pertencente a Ipê/RS, na casa do casal, Pedro Parizotto e Marcella Longhi, nasce a segunda filha do casal, que recebe o nome de Rosalina. Ao todo eram 12 irmãos. Família com fortes e firmes valores humanos e religiosos, tinham grande amor para com todos e deram sólida formação a todos os filhos. Em família, rezavam sempre o terço juntos e sempre que possível participavam das Celebrações Eucarísticas. Rosalina sempre contou com o apoio da família. Foi batizada e crismada na Capela São José, de Vila Segredo - Ipê/RS.

 

No dia 24 de fevereiro de 1955, é admitida ao Postulado no Convento São José em Garibaldi/RS para assim iniciar sua caminhada vocacional na Vida Religiosa. No dia 18 de dezembro do mesmo ano inicia a etapa do noviciado e faz sua Primeira Profissão, no dia 17 de dezembro de 1957 e sua entrega definitiva a Deus e aos irmãos no dia 29 de janeiro de 1963.

 

Para Rosalina, o que marcou profundamente e nunca esqueceu foi a despedida da casa paterna e a recepção na Congregação.

Rosalina foi enviada à Rio Grande, Vacaria, Marcelino Ramos e Lagoa Vermelha no Rio Grande do Sul, onde trabalhou como técnica familiar e depois como professora em Ipê e Sananduva, depois retorna à Maximiliano de Almeida nos serviços de cozinha e horta.

 

Em todas as atividades realizadas, sua maior alegria era realizar, com amor, tudo o que lhe era solicitado e confiado. Tinha grande devoção à São José por ser patrono da Igreja e da Congregação e à Nossa Senhora como Mãe de Jesus e nossa. Até que pôde, trabalhou e conviveu em comunidade de forma fraterna e assumindo seu ser consagrada. Dedicava sempre tempo para a oração pessoal e comunitária. Tinha a vida religiosa como sinal de fé e esperança. Sempre se dedicava à leitura da Bíblia, Constituições e às comunicações vindas da Província. Dedicava maior atenção ao texto do evangelista João onde Jesus diz ser o Caminho, a Verdade e a Vida e no texto do profeta Jeremias, onde aparece Deus que conforta seu servo e o acolhia à sombra de suas asas. Assim Rosalina se sentia acolhida e confortada nos braços de Deus Pai.

 

Sempre teve um carinho muito grande por toda a Província e Congregação, sendo grata pelo que recebeu e pelo chamado à Vida Religiosa. Desejava que como Irmãs, vivêssemos com intensidade nosso Carisma de Unidade e Comunhão. Agradecia pelo empenho e esforço que cada uma sempre fazia e faz na concretização do Carisma.

 

Algumas frases a sustentava e repetia com frequência:

 - A Jesus por Maria! – Eis-me aqui Senhor! - Quero seguir Cristo!

O testemunho da família e de algumas Irmãs, principalmente no período da formação, marcaram profundamente a vida da Ir. Rosalina.

 

Durante sua vida, sempre tirou tempo para fazer seu retiro anual e por várias oportunidades participou de encontros e cursos de formação. Sempre que a saúde permitia, gostava de participar dos encontros que aconteciam na Província, entrando assim em unidade com todas as Irmãs em sua vida e missão.

 

Em 2017, por necessitar de cuidados maiores em sua saúde, foi transferida à Comunidade São José do Patrocínio em Vacaria/RS. Nesta comunidade também foi uma presença disponível e atenta, mesmo no seu silêncio e anonimato. Prestava serviços que tinha condições.

 

Com a vida cada vez mais frágil, aos poucos faz o processo de entrega Áquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida, que a conduziu e orientou em toda a sua vida e missão. Na sombra das asas de Deus se abriga definitivamente no dia 15 de novembro, contando com 89 anos de vida e 66 de Vida Religiosa Consagrada como Irmã de São José.

 

Ir. Rosalina, gratidão pela oportunidade de termos vivido e convivido com sua pessoa. Obrigada pelo seu exemplo de simplicidade, humildade, silêncio, atenção às pessoas que mais necessitavam. Junto de Deus, receba a recompensa de tantos gestos feitos a serviço do próximo. Interceda pelos seus familiares que sempre tiveram um carinho muito especial por você. Conforte seu coração, bem como de seus amigos, que sentem a sua partida física dentre nós. E a nós, Irmãs de São José, nos ajude a sermos cada vez mais fiéis e autênticas à nossa vocação como Irmãs com o Carisma de Unidade e Comunhão. Descanse na paz, à sombra das asas de Deus.

 

Ir. Rosalina, após missa de corpo presente celebrada na Capela da Funerária Sagrada Família, foi sepultada no Jazigo das Irmãs de São José, no Cemitério Santa Clara em Vacaria/RS.

 

 

                               Vacaria, 15 de novembro de 2025.