Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Olga Maria Muller
Imagem da irmã

Olga Maria Muller

Estrela de nascimento 19/07/1921
Cruz de falecimento 11/01/2022

Província da congregação das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil

Núcleo Caminho Novo

 

                                

IRMÃ OLGA MARIA

(FRIDA MÜLLER)

* 19/07/1921

+ 11/01/2022

 

“SÓ POR HOJE” viver o presente, animada pela fé, vencendo os obstáculos”.

 

Ir. Olga Maria Müller, filha de José Müller Sobrinho e de Maria Vogt Muller, nasceu no dia 19 de julho de 1921, em Santo Ângelo, RS. Seus Pais foram abençoados com 10 filhos. Em ordem cronológica Frida é a 5ª filha. Muito atentos para incutir nos filhos os valores cristãos que a família cultivava, no dia 21 de julho levaram a menina à Paróquia de Santo Ângelo para ser batizada e, em 30 de maio de 1922, recebeu o Sacramento da Crisma na Paróquia de Santo Cristo.

 

          Em Santo Ângelo, onde ela cresceu, cursou o Ensino Primário, pois, fiel à tradição da família, todos deviam estudar e trabalhar. Cursou o Ginásio no Colégio São José em Pelotas e, mais tarde, cursou a Escola Técnica, em Veranópolis e, em Montenegro, prestou Exame de Suficiência que lhe assegurou os direitos de lecionar.

 

A exemplo da família, os filhos foram cultivando, com muito carinho, os valores evangélicos, de modo que Olga e suas irmãs Sibila e Lúcia seguiram a Vida Religiosa com na Congregação das Irmãs de São José, e dois irmãos foram Irmãos Lassalistas. Seu pai tinha duas irmãs religiosas. Sua vocação despertou quando conheceu as tias.  Olga nos diz: “Minha mãe queria ser religiosa, mas como era a filha mais velha, teve que ficar em casa. Esta não realização de seu sonho, levou-a a rezar para que algum filho fosse religioso. As primeiras Irmãs que eu conheci foram as tias, Irmãs de Notre Dame. Em 1939, meu irmão que estava em Caxias do Sul, disse-me que a Madre Alice,  diretora do Colégio São José, me convidava para ir a Caxias. Em 1940, Madre Alice me levou para o Convento São José em Garibaldi, onde fui admitida ao Postulado, em 25 de fevereiro. Em 17 de outubro do mesmo ano,  fui admitida ao Noviciado”.

 

Concluídas as etapas de formação inicial, Ir. Olga fez o primeiro engajamento em 18 de outubro de 1941. Em 22 de fevereiro de 1947, consagrou-se definitivamente a Deus, emitindo os votos perpétuos de Pobreza, Castidade e Obediência.

 

          Irmã Olga exerceu sua missão de Educadora, com muito zelo, nos Colégios São José de Montenegro e de Pelotas e no Ginásio São Francisco de Paula da mesma cidade; no Seminário Seráfico São José e Escola Normal Regina Coeli, em Veranópolis, lecionando Inglês, Desenho e Economia Doméstica.

 

          Dedicou, também, vinte e um anos às crianças com necessidades especiais no Educandário São João Batista, em Porto Alegre. No ano 1998, foi enviada novamente à Comunidade Regina Coeli para colaborar na colocação dos materiais e equipamentos das Irmãs para fins de alienar o prédio para o GRUPO CECOVEA. Em seguida, passou a residir na Comunidade São José e ali visitava idosos no asilo da cidade e pessoas doentes a domicílio. Em 2017, foi transferida para a Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, também, em Veranópolis.

          Ir. Olga era uma artista. Gostava de se ocupar fazendo cartões, desenhos, pinturas, bordados e sempre estava pronta a doá-los às Irmãs nas festas de Natal, Páscoa, Jubileus de Vida Religiosa das Irmãs e/ou aniversários.

 

          “Apesar de inesperadas mudanças em minha vida e missão, tudo me fez crescer, pois sempre olhei com fé para os acontecimentos que me aproximavam mais de Deus. Em tudo o que acontece, olho para Deus e digo: a felicidade está onde Deus me chama, não onde eu penso que ela esteja.

 

          Não fiz grandes realizações, muitos sonhos foram cortados, mas sempre fiz com amor o que me era proposto pelas necessidades da missão. Apesar disso, encontrei felicidade no que fazia. E o que mais me dava alegria era fazer sorrir quem estava triste: idosos acamados e pessoas desanimadas.

 

          Nem tudo foi fácil. As renúncias que a vida me impôs não me causaram frustração, antes me tornaram mais forte na fé e no acolhimento da vontade de Deus. A Comunidade foi apoio na vivência fraterna.

 

          Procurei viver o Carisma da Irmã de São José, cultivando a UNIDADE nas minhas relações na Comunidade e na Missão”.

 

          Irmã Olga, mulher de fé e de muita oração, buscava força na Eucaristia e na constante proteção de Nossa Senhora e São José.

 

          Para Irmã Olga, o importante era viver plenamente o momento presente, feliz, despreocupada, alegre e em paz, sempre com o coração agradecido ao Criador pela vida, saúde, e pela presença do amor gratuito de Deus em todos os seus passos. Sua vida foi marcada pela renúncia, disponibilidade, por uma vida fraterna de dedicação, partilha de dons, renúncia de oportunidades para alegria e felicidade de outros. Em julho de 2019, em vista de seu estado de saúde, foi transferida para a Casa Nazaré, em Caxias do Sul.

 

          No dia 11 de janeiro de 2022, aos 100 anos de vida e 80 de Vida Religiosa Consagrada, dedicados com generosidade ao serviço de Deus e dos irmãos, Jesus Ressuscitado veio buscá-la para ocupar a morada que o Pai lhe havia preparado. Confiante entregou-se a Deus, a quem dedicou sua vida e por quem viveu sua missão.

 

Querida Irmã Olga,

O Senhor te chamou para a realização de teus sonhos em plenitude:

viver para Deus e com Deus para sempre.

Pede a Deus por nós, tuas Irmãs, Familiares, Amigos e pessoas que te cuidaram durante a doença, para que sejamos fiéis a nossa vocação de Irmã de São José, respondendo com coragem, disponibilidade e alegria aos apelos do Senhor.

 

Garibaldi, 11 de janeiro de 2022.