Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Natalícia Zago
Imagem da irmã

Natalícia Zago

Estrela de nascimento 03/04/1930
Cruz de falecimento 24/08/2023

PROVÍNCIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE SÃO JOSÉ DE CHAMBÉRY NO BRASIL 

              NÚCLEO SAGRADA FAMÍLIA

 

                        IRMÃ NATALÍCIA ZAGO

                              (Olímpia Zago)

 

                      * 03/04/1930      + 24/08/2023

                             

                    Lema: “Ser toda de Jesus!”

Olímpia Zago, filha de Narcizo Zago e de Marina Zago, nasceu em 03 de abril de 1930, em Marcelino Ramos, RS. Seus Pais, de profunda fé cristã, levaram a menina Olímpia à Pia Batismal, em 15 de abril de 1930, na Paróquia São João Batista de Marcelino Ramos e, em 23 de fevereiro de 1932, foi crismada na mesma Paróquia. Cresceu num ambiente familiar onde todos viviam, com muita fidelidade, os valores evangélicos e as práticas religiosas.

 

Irmã Natalícia mesma contou como surgiu sua vocação para a Vida Religiosa: “Foi, por ocasião de uma visita de Irmãs de São José a minha família, que eu me senti atraída pela vida delas. Aos poucos, fui compreendendo melhor o que as fazia viver no seguimento da vida de Jesus. Senti, no meu coração, que este era o caminho que Deus me mostrava - segui-Lo mais de perto, consagrando-me totalmente a Ele. Aos dezoito anos, decidi seguir este chamado e dar o meu primeiro passo. Meus pais compreenderam e apoiaram minha decisão e, em fevereiro de 1948, me levaram a Garibaldi, no Convento São José, das Irmãs de São José. Já, no dia 18 de fevereiro, deste mesmo ano, fui admitida ao Postulado, primeira etapa de formação. No dia 13 de outubro do mesmo ano, fui admitida ao Noviciado, que culminou com o meu primeiro engajamento na Congregação, emitindo, em 17 de outubro de 1950, os Votos Temporários de Pobreza, Castidade e Obediência. Em 1956, desejando continuar respondendo ao chamado do Senhor, com muita alegria e profundamente agradecida a Deus, emiti os Votos Perpétuos.”

 

Irmã Natalícia, ao longo de sua vida, exerceu sua missão testemunhando uma profunda vida de fé, alegria e dedicação em diversos serviços nas Comunidades: Santa Joana d’Arc, em Rio Grande; Escola Regina Coeli, em Veranópolis; Convento São José, em Garibaldi; Comunidade Medianeira e Educandário São João Batista em Porto Alegre, onde, durante seis anos, realizou serviços gerais e dedicou-se, com muito amor, a crianças com deficiência. Assim nos diz Irmã Natalícia:” Foi lá no Educandário, que Jesus veio bater na porta do meu coração, com um convite para a missão das Irmãs de São José na Bolívia e, sentindo fortemente este chamado, dei o meu SIM e parti para a missão. Não faltaram dificuldades, mas o amor superou tudo.”

 

 No dia 02 de fevereiro de 1989, a missionária incansável chegou a Bolívia, seu novo campo de missão. Sempre atenta às necessidades do povo, serviu em diferentes comunidades. Foi ministra extraordinária da Eucaristia e catequista em San Joaquin; em Cochabamba, dedicou-se à Pastoral dos Idosos, visita às famílias, ornamentação da Igreja Paroquial, Pastoral dos Enfermos e, na comunidade, a atividades domésticas e o cuidado do jardim e da horta. Gostava de ajudar a todos os que necessitavam de ajuda. Na Comunidade do Noviciado San José e na Comunidade de Formação, muito trabalhou, ajudando as jovens que entravam no Postulado e Noviciado, ensinando-lhes os serviços da casa e da cozinha. Irmã Natalícia gostava muito de cuidar, também, dos animaizinhos: coelhos, galinhas, codornizes, passarinhos. Quando estava sozinha entretinha-se com eles. Ela nos deu um grande exemplo de amor à natureza. Nos lugares por onde passou, Ir. Natalícia soube fazer amizade com as crianças, jovens e mulheres, pela sua maneira simples, humilde e alegre.  

 

Uma Irmã que conviveu com Ir. Natalícia na Missão da Bolívia testemunhou: “Posso dizer que Ir. Natalícia era uma pessoa generosa, responsável, de muito sacrifício e sempre disponível. Uma mulher de oração e de silêncio. Ir. Natalícia tinha um amor especial à Eucaristia. Passava manhãs na Igreja para acolher e rezar com as pessoas que iam encomendar Missas pelos familiares falecidos. Às vezes, eram celebradas três missas pela manhã. Natalícia, sempre que possível, participava de cada uma, como se fosse a primeira missa do dia. Fazia o mesmo, quando se tratava de batizados e casamentos – ali estava ela, presença firme, discreta, solícita para que nada faltasse. Amava muito a Congregação e sua Província de origem, Garibaldi, e, mais tarde, Porto Alegre. Com o coração repleto de boas recordações, somos agradecidas pelos 28 anos de doação, como missionária, na Bolívia. Desejamos que, em sua nova missão no Brasil, Deus lhe conceda muita saúde e paz interior para que possa continuar anunciando os valores do Reino de Deus, lá onde estiver”.

 

        De volta ao Brasil, Irmã Natalícia ainda nos disse: “Por motivo de saúde, voltei para o Brasil, fazendo parte da Comunidade São Luiz, Porto Alegre. Continuo minha missão, realizando serviços comunitários. No amor e na generosidade, procuro me empenhar na vida fraterna, em vista da comunhão e da unidade. Procuro cultivar a presença de Deus pela oração, aceitar os limites de saúde e viver no amor e no serviço. Assim, preparo-me para o grande encontro com Deus, confiante de que Ele continua caminhando comigo”.

 

Em novembro de 2018, Irmã Natalícia foi hospitalizada e precisou colocar um marca-passo. Ao receber alta, continuou prestando pequenos serviços. Gostava de dobrar guardanapos e fazer crochê quando tinha um tempinho.

 

Porém, no início de agosto, teve uma queda muito grave que foi preciso ficar hospitalizada, mas sem possibilidade de fazer maiores procedimentos devido à gravidade e idade. Irmã Natalícia suportou os sofrimentos com paciência e sem queixas e se percebia que ela estava envolta em Deus quando se rezava. Foi no Hospital Divina Providência, em Porto Alegre, que, no dia 24 de agosto, Deus em seu infinito amor de Pai, a acolheu em Seus braços para a eternidade feliz. Tinha 93 anos de idade e 72 anos de vida Religiosa Consagrada, na Congregação das Irmãs de São José de Chambéry.

 

Querida Irmã Natalícia, Obrigada por teu testemunho de Vida Religiosa Consagrada, como Irmã de São José, por teu coração missionário, por tua vida simples e generosa no serviço do Reino de Deus. Agora, que estás no face a face com o Pai, pede por nós, tuas Irmãs, teus Familiares e pelo pessoal da saúde e todos os que te ajudaram.  Repousa eternamente junto de Deus!