Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Marta Wzoreck
Imagem da irmã

Marta Wzoreck

Estrela de nascimento 10/08/1933
Cruz de falecimento 16/12/2022

CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE SÃO JOSÉ DE CHAMBÉRY NO BRASIL

                                       NÚCLEO BOM PASTOR

   

                                                    Irmã Marta de Jesus Wzoreck

                                                  (Ana Wzoreck)

                                 *10 de agosto de 1933

                                           +16 de dezembro de 2022

 

 

“Eu sou a videira e, vocês são os ramos. Quem fica unido a mim, e eu a Ele,  

     dará muito fruto, porque sem mim vocês não podem fazer nada.  (Jo 15, 5).”

 

Ana, filha de Francisco Wzoreck e Sofia Wzoreck, nasceu em Valinhos -Canoinhas /SC. A família era constituída por 10 filhos, sendo 06 filhas e 04 filhos. A família residia no interior da cidade de Canoinhas e trabalhava na lavoura de sol a sol, não medindo esforços para garantir o seu sustento. A família seguia os princípios cristãos e religiosos e diariamente, após a luta, sentindo o cansaço de uma jornada, se reunia para a reza do terço.

 

 

Participava da Missa, uma vez por mês, quando o sacerdote passava pelo sítio. Seu pai, muito dedicado e trabalhador, quando chovia exercia também a função de ferreiro. A mãe era carinhosa, uma verdadeira dona de casa, cuidava com amor de seus filhos e nas atividades do lar. Ana, aos 19 anos fez uma experiência, trabalhando como servente num hospital é após alguns meses e retornou para sua família. Com 23 anos, partiu para Curitiba e trabalhou na Santa Casa de Misericórdia, como servente. Foi no testemunho e no convívio alegre e feliz das Irmãs de São José com quem convivia que se encantou com as vestes brancas das Irmãs, cor que para ela simbolizava a pureza, Ana entre duas escolhas e depois de muita oração, luta e discernimento, optou pelo melhor caminho, diante do convite de uma Irmã: “Você deseja ser religiosa?” Esta pergunta calou profundamente em seu coração e pediu um tempo para dar a resposta, pois nunca havia pensado seguir este ideal. Chegou o dia da graça de Deus, o dia do seu generoso sim. “Eu quero fazer a experiência de seguir Jesus Cristo, como consagrada na vida religiosa.”

 

 

Ingressou no postulado em 1956, período difícil de adaptação, de relacionamento com as candidatas, de estudo e de trabalho. Superou tudo na oração, nas orientações e no acompanhamento da mestra. Agraciada pela graça de Deus, Ana, com generosidade, lutou, confiando no Senhor que guiava seus passos. E cada dia mais fortalecida e consciente de sua opção, no desejo de seguir em frente, entrou no noviciado, recebendo o nome de Irmã Marta de Jesus. Etapa importante de formação, na qual aprofundou os conteúdos sobre a espiritualidade e carisma das Irmã de São José, preparando-se para a entrega de sua vida ao Senhor, pela Primeira Profissão, no dia 27 de julho de 1959 E na fidelidade do compromisso de seguir Jesus Cristo, confirmou, com entusiasmo e amor, a Profissão Definitiva, no dia 09 de julho de 1965. Logo após a Primeira Profissão, iniciou a sua peregrinação missionária no Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora da Luz, Curitiba/PR, como atendente de Enfermagem, pois estava fazendo o Curso Auxiliar de Enfermagem; em seguida, foi transferida para Rio Negrinho, como atendente de enfermagem na Associação Hospitalar; após um ano, dedicou-se na Santa Casa de Misericórdia, em Ponta Grossa/PR e logo continuou a missão de enfermeira na Maternidade Nossa Senhora de Fátima-Curitiba/PR; foi transferida, prestando serviço de enfermeira na Comunidade Nossa Senhora  Aparecida-Curitiba/PR; logo depois voltou à comunidade Nossa Senhora de Fátima, sempre disponível, prestativa não medindo esforços na colaboração, na ajuda e nos cuidados das pacientes. Logo Irmã Marta foi transferida para a Comunidade Nossa Senhora Rainha, na qual exerceu um serviço oblativo às Irmãs doentes e acamadas do Convento São José. Irmã Marta possuidora de grande piedade, amor, era serviçal, lutadora num contínuo doar-se de sua vida para o bem-estar das Irmãs doentes e acamadas, tendo presente o compromisso de seu sonho: “realizar o Projeto de Jesus.” Fazia, diariamente, com alegria, entusiasmo, amor e orações, a oferta de sua vida e da missão. Fortalecida pela presença de Jesus Eucarístico, partilhava com amor os seus dons, sem medir esforços com as Irmãs doentes e enfrentava os desafios cotidianos e todos os obstáculos que aparecessem, fazendo a oferta de seu coração na Celebração Eucarística. Irmã Marta confiava tudo na graça e na misericórdia de Deus. Ela era piedosa, permanecia diante do sacrário, em contemplação, sentia o sabor e a felicidade do encontro com Deus da Vida. Tinha como referência a Eucaristia, para fortalecer a sua fé, a esperança, o amor e a vivência das relações de comunhão e unidade, deixando-nos o exemplo de sua doação oblativa e alegre no servir. Irmã Marta amava a família, visitava quando podia e em orações colocava-a no Coração de Jesus.

 

 

O estado de saúde de Irmã Marta era delicado, sofria com bronquite asmática, era cardíaca e outras complicações. Recebeu tratamento adequado com acompanhamento médico. Sua saúde agravou-se após uma queda. Foram providenciados todos os meios e recursos orientados pelos médicos, para que Irmã Marta recuperasse as forças, mesmo assim, o sofrimento aumentava dia após dia e com generosidade oferecia a sua dor para colaborar na redenção do mundo.     

                                                                                 

Hoje, dia 16 de dezembro, com 89 anos de idade e 63 anos de vida religiosa consagrada, Irmã Marta, após vivenciar o Mistério Pascal, já preparada para o Encontro Definitivo com a Santíssima Trindade, fez a entrega de sua vida nos braços amorosos do Pai, para glorificá-lo e gozar das alegrias eternas da Ressurreição com Jesus, Maria e José. Querida Irmã Marta nossa gratidão por todo o bem que você realizou, pelo seu belo testemunho de amor e doação dedicados à vida das Irmãs e pessoas doentes, pela Congregação, Igreja e humanidade e agora, junto da Trindade Santa, interceda por nós, para que sejamos sinais de esperança para o mundo atual.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              ORAÇÃO A SÃO JOSÉ

Lembrai-vos ó São José, que jamais se ouviu dizer

que alguém tivesse invocado

vossa proteção e implorado vosso auxílio

e não fosse por vós atendido/a.

Com esta confiança, dirigimo-nos à vossa presença.

A vós com fervor nos recomendamos.

Enviai à Igreja, vocações sacerdotais,

Religiosas e leigas comprometidas

com a construção do Reino de Deus.

Olhai com solicitude para as nossas famílias e

Comunidades, a fim de que guardemos

com fidelidade o dom da fé e da consagração batismal,

que nos une a Cristo e nos coloca a serviço do seu Reino.

Não desprezeis as nossas súplicas, mas dignai-vos

acolhê-las favoravelmente. Amém!