Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Maria Otavia Guedes
Imagem da irmã

Maria Otavia Guedes

Estrela de nascimento 17/04/1919
Cruz de falecimento 14/11/2021

Província da Congregação Das Irmãs de São José de Chambéry no Brasi

Núcleo SSma. Trindade

 

 
 

Irmã Maria Otávia Guedes

(Beatriz Guedes)

* 17/04/1919     + 14/11/2021

 

 

 

 

 

 

“Venham vocês, que são abençoados por meu Pai. Recebam o Reino que meu Pai lhes preparou desde a criação do mundo. Pois eu estava doente, e cuidaram de mim” (Cf. Mt 25,34 e 36).

 

O Sr. Manoel Pinto Guedes e a Sra. Emília Alves Guedes constituíram uma bela e abençoada família, com nove filhos, sendo cinco mulheres e quatro homens. A caçula dessa turma toda, nasceu no dia 17 de abril de 1919, em Mogi Mirim – SP, e recebeu o nome de Beatriz. Foi batizada no dia 04 de outubro de 1920, com um ano e meio de idade, a família já residindo em Amparo - SP. Caçula no meio de tantos irmãos e irmãs, cresceu paparicada e feliz. Os pais eram cuidadosos com a educação dos filhos, garantindo-lhes a formação cristã e firmes valores morais inegociáveis.

 

Beatriz teve a oportunidade de estudar no Colégio das Irmãzinhas da Imaculada, onde fez o Curso Primário e também o Ginásio, como era chamado naquele tempo.   Quando jovem, conheceu as Irmãs de São José e, sentindo o chamado à Vida Religiosa, decidiu seguir sua vocação na nossa Congregação. Antes de entrar, ficou um tempo no Colégio São José de São Paulo. Foi Madre Otávia do Sagrado Coração que a acompanhou ao Noviciado.

 

Beatriz entrou para o Postulado das Irmãs de São José, no dia 05 de fevereiro de 1938. No dia 08 de setembro do mesmo ano, recebeu o hábito com o nome de Irmã Maria Otávia. A 29 de janeiro de 1941, fez seus primeiros Votos e celebrou a Profissão Perpétua no dia 29 de janeiro de 1944, vivendo cada etapa de sua formação com generosa fidelidade.  

 

Passados vários anos, encontrou algumas Irmãzinhas da Imaculada na rua e elas a interpelaram: “Hei, Beatriz, tanto tempo com a gente e foi ficar Irmã de São José”!

 

Tendo obtido o Registro de Professora Particular, Irmã Maria Otávia passou alguns anos trabalhando em vários Colégios.  Esteve mais tempo no Colégio Me. Teodora em São Vicente, onde funcionavam o Curso Infantil, Primário e Ginásio. 

 

Depois, pela vontade da Superiora Provincial, Josefina da Anunciação Gex, Irmã Otávia fez os Cursos de Auxiliar e Técnica de Enfermagem. Foi uma obediência bem difícil, pois tinha pavor de ver sangue. Mas aos poucos foi se acostumando e acabou gostando da missão de enfermeira e trabalho nessa área. Foi no cuidado de pessoas doentes e idosas que Irmã Otávia mostrou generosa dedicação ao longo de muitos anos, na Santa Casa de São Paulo, no Hospital Santa Isabel, na Santa Casa de Campinas, no Departamento de Geriatria D. Pedro II-Jaçanã e no Asilo São Francisco em Taubaté.  

 

Comprometida, Irmã Otávia expressava grande amor às pessoas doentes:

  • Dizia-se que a sua enfermaria era tão limpa que dava para comer no chão.
  • Zelosa, cuidava da doença do corpo ao mesmo tempo que se preocupava em dar apoio espiritual no sofrimento.
  • Era bem disponível para os plantões noturnos numa época difícil para preencher essa necessidade.
  • Viveu sua missão como uma pessoa muito pontual, cumpridora do dever, verdadeira e sincera em falar a verdade. Sempre pronta a atender algum serviço.

 

No Asilo São Francisco, Taubaté, como sacristã, mostrou seu grande amor à Eucaristia pelo esmero com que cuidava dos objetos sagrados e como preparava tudo para a celebração da missa.

 

No fim de 2007 foi transferida para Campos de Jordão, onde se dedicou a atividades diversas. Irmã Otávia fazia visitas nos morros... e ela não era mais tão jovem para subir e descer encostas da periferia, onde moram os mais pobres.

 

Finalmente, mudou-se para a Comunidade da Casa de Repouso São José, para cuidados de Saúde. Nesta Comunidade, Irmã Maria Otávia celebrou feliz, jubileus de Vida Religiosa e o Centenário de abençoada existência, cantando: “Graças, Senhor, te damos Graças”! Mostrou-se muito irmã, amiga, humilde, transparente, caridosa e amorosa. Aceitava agradecida o tratamento e os cuidados que lhe eram dispensados.  

 

Generosa e fiel, abençoada com a graça de Deus, vontade forte e capacidade de servir e sofrer, Irmã Maria Otávia deu belo testemunho de Vida Religiosa. Tinha grande devoção a São José. Conservou a cabeça muito boa até o final de seus dias, atribuindo a graça à devoção a Nossa Senhora.

 

E no dia 14 de novembro de 2021, Irmã Otávia partiu com o Senhor para a morada que Ele lhe preparou na ‘Casa do Pai’ (cf. João 14,2). Aguardada pelo Mestre, longa espera de 102 anos de existência, partiu serena para sua morada permanente.

 

Escolhida e abençoada Irmã Maria Otávia,

Feliz na glória de Nosso Senhor Jesus Cristo,

Alcança-nos a graça da fiel perseverança.