Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Maria Eduarda Luvison
Imagem da irmã

Maria Eduarda Luvison

Estrela de nascimento 05/01/1936
Cruz de falecimento 26/08/2025

PROVÍNCIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE SÃO JOSÉ DE CHAMBÉRY NO BRASIL

NÚCLEO SAGRADA FAMÍLIA

Irmã maria eduarda luvison

(Maria Lourdes Luvison

*05/01/1936

+26/08/2025

“Não tenhas medo. Eu estou contigo!”

Pleno verão de 1936.  Expectativa e alegria no lar de Eduardo Luvison e Maria  Pértile Luvison. Às 16h, do dia 05 de janeiro, nascia mais uma linda menina, Maria Lourdes Luvison, a última de 18 irmãos. Família profundamente cristã, rica de fé, de oração diária do terço e de frequente participação da Celebração Eucarística. Família comprometida com a Igreja e com os irmãos mais necessitados, que sempre encontraram acolhida na Família Luvison. Neste clima, cresceu Maria Lourdes: clima de fraternidade, de alegria, de entre ajuda fraterna. Foi batizada na Capela São Valentin de Veranópolis, no dia 08 de janeiro de 1936, e, no dia 13 de maio de 1945, foi solenemente crismada por Dom José Baréa, na Paróquia São Luiz Gonzaga de Veranópolis.

            Deus pousou o olhar sobre a riqueza de filhos da Família Luvison e escolheu quatro, segundo seu coração, para serem consagrados na Vida Religiosa: duas filhas na Congregação Franciscana Nossa Senhora Aparecida e duas na Congregação das Irmãs de São José de Chambéry. Entre elas, Maria Lourdes, incentivada por suas irmãs, também decidiu seguir os passos de Jesus na Vida Religiosa Consagrada. Mais tarde, a sobrinha, Zandira, também, ingressou na Congregação das Irmãs de São José.

            Aos 14 anos, entrou para o Juvenato São José de Garibaldi, onde concluiu o Ensino Fundamental na Escola São José. Com alegria e decisão, em 24 de fevereiro de 1955, foi admitida ao Postulado e, aos 18 de dezembro do mesmo ano, iniciou o Noviciado de dois anos, recebendo o nome de Irmã Maria Eduarda. Na firme decisão de seguir Jesus Cristo, fez sua Profissão Temporária, no dia 17 de dezembro de 1957, emitindo os votos de Pobreza, Castidade e Obediência.

            No dia seguinte à sua Primeira Profissão, foi enviada a Montenegro onde exerceu a missão de educadora no Colégio São José e, paralelamente, cursou o Magistério.

            Após suas primeiras experiências como educadora e estudante, Irmã Maria Eduarda deu mais um passo no seguimento de Jesus Cristo, fazendo Profissão Perpétua, em 29 de janeiro de 1963, sempre motivada por seu lema inspirador: “Não tenhas medo. Eu estou contigo”.

Com dotes especiais para Ciências Exatas, Irmã Maria Eduarda foi transferida para a cidade de Rio Grande/RS, onde exerceu o Magistério e cursou a Faculdade de Matemática, em Pelotas. Excelente professora, entusiasmada pela Matemática, fez com que seus alunos amassem esta disciplina tão temida. Lecionou em nossas Escolas de Montenegro, Rio Grande, São Francisco de Paula e Porto Alegre.

            Com saudades, seus alunos, relembram Irmã Maria Eduarda, “a nossa professora de Matemática! Ela nos ensinou a amar Matemática!”

             Em 1989, foi-lhe proporcionado um Curso Superior de Pastoral Catequética no Instituto Teológico Pio XI de São Paulo, com duração de um ano, com presença integral e obrigatória.  Assim, em sua missão, transitando pelas nossas Escolas, além de excelente professora de Matemática e Ensino Religioso, também assumiu a coordenação do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral da Juventude. No fiel desempenho de sua missão, Irmã Maria Eduarda esteve sempre atenta à atualização, complementando sua formação em Cursos Bíblicos e Matemática Renovada, no GEEMPA.

            Após 30 anos de Magistério, surge novo desafio: Pastoral Popular. Iniciou sua nova experiência no Presídio Feminino de Porto Alegre, orientando grupos de Catequese, Oficinas de Oração e Vida e preparando as detentas para a Celebração da Eucaristia.

            O ano 2001 despontou com um grande apelo missionário da Congregação, para a Comunidade de Chambéry, Província da França, por três anos. Irmã Maria Eduarda rezou, fez discernimento, deu o seu SIM e partiu para a França. Acolhida na Comunidade de Chambéry, logo foi conhecer o novo espaço de sua missão: Bairro Biolai, onde estava nascendo uma nova Comunidade de cristãos. Irmã Maria Eduarda, conhecedora da realidade das Comunidades de Base do Brasil, logo se dispôs a ajudar na organização desta comunidade, a coordenar a Pastoral Paroquial e da Juventude, formando grupos de Liturgia, Catequese e de Oração e Vida, conforme solicitação do Bispo de Chambéry. Não foi fácil. Exigiu muitas mortes, pois os princípios de um país rico e desenvolvido não fechavam com a realidade das comunidades de Base do Brasil. Sem dúvida, foi uma experiência rica em desafios e bons resultados.

            Ao retornar para o Brasil, em julho de 2004, Irmã Maria Eduarda foi designada para a Comunidade São José de Mostardas.  Estava em casa.

            Com muita disponibilidade, assumiu a Coordenação da Iniciação à Vida Cristã: Batismo, Crisma, Eucaristia; a Coordenação do Ensino Religioso do Município; a Pastoral Vocacional e os grupos de Oração e Vida conforme a Escola de Oração do Padre Franciscano Larrañaga. Assessorou a Pastoral da Criança, o grupo de Leigos e Leigas do Pequeno Projeto e a Oficina de Artesanato São José. Mulher inteligente, entusiasmada e disponível, colocou suas forças a serviço dos irmãos menos favorecidos.

Ela repetia: “Sou agradecida pelas oportunidades de formação que a Congregação me proporcionou, habilitando-me para melhor servir meus irmãos. Em minhas idas e vindas pelas Comunidades em missão, procurei viver o carisma das Irmãs de São José: UNIDADE e COMUNHÃO. A partir da experiência familiar, onde 18 irmãos procuravam viver alegres, no cuidado de uns aos outros, na entreajuda dos afazeres diários, eu aprendi, desde cedo, como é bom viver em unidade e servir com alegria e disponibilidade. Nossos encontros familiares, de dois em dois anos, reunindo os irmãos e noventa sobrinhos, nos davam alento em nossa caminhada. Retornávamos aos nossos compromissos reabastecidos de fé e coragem, alegres e confiantes. A vivência fraterna, a comunhão de dons e de bens me fortaleciam no seguimento de Jesus Cristo.”

            Irmã Maria Eduarda cultivou o amor a Nossa Senhora de Lourdes, a São José e a Jesus Eucarístico, considerando-os seus amigos e companheiros de jornada.

            Com o passar do tempo, a saúde de Irmã Maria Eduarda não era mais a mesma. Suas forças diminuíram e para ter os cuidados que sua saúde requeria, foi transferida para a Comunidade São José da Rua Cachoeira, bairro Nonoai, POA, em 12 de setembro de 2015.  Ali dedicou-se a pequenas atividades de utilidade doméstica, conforme suas possibilidades físicas.  Diante da dor e dos limites da idade e da saúde, dizia: “Estou em tuas mãos, Jesus. Seja feita tua vontade, ó Pai!”

            Em dezembro de 2020, por complicação do COVID-19, agravou-se o estado de saúde de Ir. Maria Eduarda, sendo hospitalizada no Hospital da UNIMED em Montenegro. Atendida prontamente, foi rápida sua recuperação. Ao retornar de Montenegro, foi acolhida na Comunidade Nazaré, para receber os cuidados necessários, no dia 05 de outubro de 2022.

               No dia 26 de agosto, Ir. Maria Eduarda recebeu a visita da Dra. Marylia S. Vedana, na Comunidade Nazaré, que a medicou e acompanhou, inclusive solicitou que fosse encaminhada à emergência do Hospital. Mas, Deus sabe qual o momento mais propício para a pessoa acolher o chamado e fazer sua entrega nos braços misericordiosos de Pai.  Ela partiu sob os cuidados das Irmãs e Equipe de enfermagem da noite, às 22h, de 26 de agosto de 2025, aos 89 anos de vida e 67 anos de Vida Religiosa Consagrada. O corpo de Irmã Maria Eduarda Luvison será enterrado no Jazigo das Irmãs de São José, no Cemitério São José, em Porto Alegre, RS.3

Irmã Maria Eduarda,

nossa gratidão por todo bem realizado na Congregação e

nos lugares onde você serviu, nas Escolas onde ensinou Matemática,

e também ensino religioso e catequese junto ao povo de Deus.

Intercede por seus familiares, pessoas amigas e por vocações à Vida Religiosa.

Descanse na paz do Senhor!

 

          Porto Alegre, 27 de agosto de 2025.