Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Maria de Lourdes Mattiello
Imagem da irmã

Maria de Lourdes Mattiello

Estrela de nascimento 05/08/1949
Cruz de falecimento 13/11/2022

Congregação das Irmãs de São Joséde Chambéry no Brasil

NÚCLEO SANTÍSSIMA TRINDADE 

 

 

                       Ir. Maria de Lourdes Mattiello

                              *Nascimento: 05.08.1949

                              +Falecimento: 23.11.2022

 

"O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a Boa-Nova aos pobres, para sarar os contritosde coração," Lc 4,18.



               Em Nova prata/RS, no dia 05 de agosto de 1949, nasce a segunda filha do casal, Celestino Mattiello e Catarina Galvan, que recebe o nome de Maria de Lourdes. Este casal foi contemplado com 16 filhos, sendo 6 mulheres e 10 homens.

 

A família sempre foi um lugar de acolhimento e de uma grande ligação amorosa e afetiva entre todos os irmãos e pais. A mãe deixou marcas fortes de doação, amor e fé. Estes valores eram alimentados pela oração do terço diário e a participação da missa dominical, mesmo com chuva e lama, esta não era dispensada, pois moravam 10 quilômetros de distância da Igreja.

 

Neste ambiente regado por valores humanos e cristãos, foi despertando em Maria de Lourdes o desejo de doar a vida s serviço dos irmãos de forma mais radical e acaba ingressando na etapa do Postulado no dia 03 de março de 1968 em Pelotas, depois em Caxias do Sul, é admitida ao Noviciado no dia 15 de março de 1970, onde faz sua Primeira Profissão religiosa no dia 25 de julho de 1971 e ao perceber que realmente era esta vida à qual Deus a chamava, faz sua Profissão Definitiva no dia 09 de dezembro de 1979, em Seara/SC.

 

Sempre teve disposição ao trabalho e o grande desejo de contribuir para que as pessoas tivessem uma vida mais plena e feliz. Dedicou sua vida, primeiramente como auxiliar de enfermagem e depois da formação acadêmica, como enfermeira principalmente em Concórdia/SC e na Bahia, primeiro em Itanhém e depois Teixeira de Freitas e Itabela. Sentia alegria em prestar esse serviço e poder acreditar no potencial das pessoas simples e oportunizando condições e espaço para que pudessem se desenvolver. Também tinha o grande desejo de continuar ajudando as pessoas necessitadas e doentes através de terapias naturais.

 

Sentia alegria na vivência comunitária, mas dizia: “Precisamos saber conviver com as diferenças”. Via a Vida religiosa como uma grande presença profética no meio do povo simples, na oportunidade de preparar lideranças e na orientação nas diferentes pastorais sociais.

 

Buscava manter-se forte e confiante na sua vida espiritual através da oração a partir da liturgia diária, trazendo presente as diferentes realidade e necessidades do momento, também aprofundando com os Textos de nossa vida e espiritualidade como Irmãs de São José. A passagem bíblica que sempre foi luz, força e sustento na caminhada de vida, fé e trabalho é a de Lc 4,18-19 – O Espírito do Senhor está sobre mim e me envia para concretizar o seu Projeto a serviço da vida para construir Comunhão. Dedicava especial atenção ao texto de nossas Constituições onde focava os aspectos que melhor nos ajudam a melhor viver nossa vocação de Irma de São José. Dedicava tempo e atenção também para a leitura de livros na área da formação humana, de vida religiosa e na área da saúde. Tinha especial devoção à São José e Nossa Senhora de Lourdes, estes sempre foram seu socorro nos momentos mais difíceis.

 

O fato de ser Irmã de São José, deixava Maria de Lourdes feliz, bem como o fato de estar atuando na inserção, dedicando e doando a vida aos mais necessitados e se sentia feliz pelo fato de existirem Irmãs atuando em outros locais onde as pessoas precisam da presença das Irmãs, especialmente na África. Sonhava que todas as pessoas tivessem o básico para viver com dignidade, daí o desafio de continuar na luta das políticas públicas para que este dia pudesse e possa chegar.

 

Maria de Lourdes, sempre desejou que como Irmãs, pudéssemos viver a vida e a missão com alegria, transparência e coerência. Dentro dela brotava uma profunda gratidão pelo dom da vida e pelo chamado a Vida religiosa: Entoai ação de graças, e cantai um canto novo, aclamai a Deus Javé, aclamai com amor e fé! Às jovens dizia:Você é capaz para muito, não te contente com pouco! É hora de decidir! Deus precisa de ti! Tens coragem de ser do jeito de Jesus Cristo? Então, siga este Jesus que a chama!”

 

Em meio a toda esta vida cercada de outras vidas e compromissos e atividades diversas, Deus foi reservando surpresas. No final de 2021, ao vir ao Sul para o merecido período de férias e ao fazer algumas consultas, apareceram problemas de saúde que logo foram sendo tratados, mas infelizmente o quadro foi se agravando. Iniciou seu tratamento aqui no RS e depois na Bahia, onde estava seu pensamento e coração. A situação foi se agravando e acabou partindo para junto de Deus, no dia 23 de novembro de 2022. Ele que era a razão de sua vida, vida esta, dedicada aos mais pobres e pequeninos. Maria de Lourdes contava com 73 anos de vida e 51 anos de Vida Religiosa Consagrada como Irmã de São José, sendo 36 anos na missão junto ao povo baiano.

 

Trabalhou firmemente na implantação da Pastoral da criança e formação de líderes; salvou muitas crianças com multimistura, trabalhou no combate à desnutrição ajudando a criar hortas comunitárias, cuidou de tantas mulheres e suas famílias através de plantas medicinais, fortaleceu a parte técnica dos líderes comunitários com o desenvolvimento de cursos na área da saúde e tantas outras frentes em projetos sociais diversos.

 

Atou como presidente da Associação Cidadania São José que tem por missão promover a dignidade humana fomentando a garantia de direitos e defesa da vida.

 

 

À seguir, carta de reconhecimento nos 25 anos de fundação da Pastoral da criança em Teixeira de Freitas:

 

 

Pastoral da Criança – uma história de amor, doação e compromisso em defesa da vida

 

A sementinha que foi lançada em terra boa com muito amor em 05 de agosto de 1987, fortalecidos e animados pela mística, essa sementinha veio trazendo dentro de si: vida, anseio de esperança, de transformação e de um mundo melhor para as crianças e seus familiares. Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos. Portanto, como é bom poder chegar aos 25 anos e celebrar com alegria este momento de Fé e esperança, o qual a paróquia São Pedro foi o berço acolhedor desta semente. Não podemos deixar de lembrar de alguns evangelizadores fervorosos que tanto lutaram para que pudessem tornar viva a palavra de Deus na vida desta Diocese dentre eles queremos rezar e fazer memória: Dom Antônio Zuqueto que com coragem, espírito paternal e em obediência á Palavra de Jesus que diz: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10), fomentou e motivou essa iniciativa que visava ir ao encontro ao flagelo a que eram submetidas as famílias, em especial, os pequeninos, a gritante situação de desnutrição e outras tantas doenças que as vitimavam. Para fazer coro a essa importante experiência de fé já vivida com grande júbilo e eficácia em outras dioceses, Irmã Maria de Lourdes Mattiello e outros 21 colaboradores a convite de Dom Antônio participaram do seminário de 12 à 17 de julho de 1987 e assim iniciou-se a prazerosa aventura de evangelização, cristalizada no efetivo combate dos males que tanto afligem as famílias da nossa diocese.

 

Cabe destacar que a primeira coordenadora da pastoral foi a Irmã Maria de Lourdes que, ao longo de 18 anos, liderou com bravura e espírito evangélico, tornando-a modelo a nível nacional e internacionalmente, assumindo, com isto, um papel fundamental de pioneirismo, amadurecimento de fé e efetiva ação evangelizadora e transformação social, construindo ao longo destes anos o Reino de Deus, sendo sinal de salvação.

 

Destaca-se que nos últimos anos de pastoral tem sido liderada por Vilma e Maria Fanticelle que, fortalecidas pela fé e sedimentada pela mística da pastoral veio dando continuidade ao trabalho de fazer viva a fé, a esperança e transformação de um mundo melhor para as crianças e as famílias, não obstante as muitas dificuldades advindas dos novos tempos.

 

É importante não perdermos de vista que o chamado que Deus nos fez é de Graça, não custa nada. Mas acolher o chamado exige uma resposta e um compromisso pessoal. Cada dia somos desafiados a responder este chamado. Parabéns a vocês líderes! Que Deus continue derramando graças em suas vidas para continuar a missão que lhes foi confiada.

 

Ir. Maria de Lourdes, gratidão pelo seu serviço e doação da vida a serviço de vidas mais fragilizadas. Gratidão pela oportunidade de termos convivido e partilhado a vida com você. Junto de Deus, olhe pelos seus familiares, por nós irmãs de São José e por todo o povo querido que você tanto amou e serviu. Que possamos trilhar nossa jornada no cuidado de nossas próprias vidas e da vida das pessoas que estão ao nosso redor. Receba de deus a recompensa desta vida colocada a serviço dos pobres e contritos de coração. O corpo da Ir. Maria de Lourdes Matiello teve as homenagens do povo de Teixeira de Freitas na Bahia e após foi transladado para Seara/SC, onde residem alguns dos familiares e será sepultada no túmulo da família no dia 25 de novembro.

 

São Paulo, 24 de novembro de 2022.