Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Maria da Conceição Riboldi
Imagem da irmã

Maria da Conceição Riboldi

Estrela de nascimento 16/07/1929
Cruz de falecimento 28/08/2021

Congregação das Irmãs de São José de  Chambéry no Brasil

                                                     -  Núcleo São José -

                           

     Nome Civil:  Julieta Mathilde Riboldi

   Nome Religioso: Ir. Maria da Conceição

 

                                  * Nascimento: 16/07/1929

                                  + Falecimento: 28/08/2021

                                                                                 

“Minha alma glorifica o Senhor”. (Lc 1,46)

 

Foi no dia 16 de julho de 1929, dia de Nossa Senhora do Carmo, que a família de Henrique Riboldi e Maria Furlanetto Riboldi naturais de São Marcos/RS, tiveram a alegria de acolher a primeira filha, a qual recebeu o nome de Julieta Mathilde Riboldi. O casal foi agraciado com cinco filhos.

 

A família era muito simples, cultivavam as virtudes cristãs e um amor sincero à Virgem do Santo Rosário, participavam assiduamente na vida da comunidade. Dizia ela: “Neste ambiente fui crescendo. Coloquei para meus pais o que estava ansiosamente desejando e apesar de sermos muito pobres, os pais entraram em contato com as Irmãs de São José em Flores da Cunha/RS, e logo estava eu entre as juvenistas. Tenho lembranças muito bonitas das Irmãs que lá estavam, seu testemunho de amor, bondade e grande respeito pelas pessoas.”

 

Em 1947, inicia sua caminhada vocacional no Convento São José em Garibaldi/RS. No dia 8 de dezembro do mesmo ano, com muita alegria e entusiasmo inicia a etapa do Noviciado e no dia 9 de dezembro de 1948, data inesquecível de sua vida, faz a Primeira Profissão. Em 29 de janeiro de 1954 faz a Profissão Definitiva na Congregação das Irmãs de São José.

 

Entusiasmada e disposta em colocar-se a serviço, em 1949, foi enviada para Marcelino Ramos, no Colégio Cristo Rei. Com alegria, doação e carinho doava-se ao ensino e expressava: “Amo meus alunos, dedico-me inteiramente a eles”. Além das aulas assumiu um grupo de jovens vocacionadas. “Assim minha felicidade ficou completa, dizia ela, pois, desejava muito repartir a felicidade de seguir a Cristo com outras jovens e que fossem fiéis ao: Vem e Segue-me”.

 

Continuou sua missão de educadora em Ipê, Vacaria, Sananduva. Depois de aposentada, esteve marcando presença ainda em Maximiliano de Almeida, Passo Fundo, Porto Alegre, Lagoa Vermelha e Vila Segredo/RS, Concórdia e Chapecó/SC. Por mais de trinta anos esteve com jovens vocacionadas como mestra de quem estava iniciando a caminhada dentro da Vida Religiosa, iniciou em Marcelino, depois por longos anos em Ipê, também por alguns anos em Lagoa Vermelha. Sua pessoa marcava pelo exemplo, pessoa calma, orientava com toda a tranquilidade e paciência, com ela se aprendia o cuidado, a delicadeza e o respeito com as coisas que nos cercavam, bem como em relação às pessoas, o valor do silêncio, da oração, a importância de assumir pequenas   responsabilidades desde o começo da formação, o incentivo para a leitura, o “apresentar-se” através de dramatizações, encenações, cantos... era uma verdadeira “mãe” pois muitas, naquela época, saíam de casa muito novas e a dificuldade de estarem longe de casa se tornava algo contínuo e Ir. Conceição, sempre pronta e disposta a encorajar, incentivar a prosseguir, visto que o sonho e o chamado eram mais fortes e se seguia em frente.

 

Ir. Conceição sempre foi uma pessoa muito grata e reconhecida por tudo o que tinha e recebia, entre outras palavras dizia:

“Hoje sou eternamente reconhecida ao Fundador de nossa Congregação Pe. Jean Pierre Médaille e ao querido São José, nosso Padroeiro incansável, a todas as Irmãs da Província, que para mim são um grande presente de Deus, que me acolheram e me cercaram de amor e carinho.”

Em Vila Segredo/RS, dedicou alguns anos com carinho, atenção e zelo aos cuidados da mãe que se encontrava enferma e acamada. Sempre mantinha um semblante tranquilo, feliz e realizado, mesmo que esta missão fosse cansativa e desgastante.

Com o passar do tempo, as forças foram diminuindo e para receber uma atenção e tratamento específico, em 2014 passa a fazer parte da Comunidade São José do Patrocínio em Vacaria/RS. Sua presença humilde, simples, atenciosa, silenciosa continuaram sendo algumas das suas virtudes. Sempre estava atenta e pronta para servir, sem alardes, mas no silêncio contemplativo.

 

Assim como foi sua vida, Ir. Conceição, após uma semana internada/hospitalizada, parte de forma silenciosa para junto do Pai, no dia 28 de agosto tendo 92 anos de vida e 72 de Vida Religiosa Consagrada como Irmã de São José.

 

Querida Ir. Conceição, receba de Deus a recompensa de sua vida vivida de forma fiel e coerente com o Carisma de Irmã de São José. Obrigada pelo exemplo que recebemos, sem muitas palavras. Com certeza já está saboreando a plenitude junto Daquele que era a razão da sua intimidade. Obrigada pelo serviço prestado com tanto amor, carinho e dedicação a tantas jovens que estavam iniciando sua caminhada vocacional. Nos unimos à Corte Celeste, para podermos glorificar ao Senhor por tudo o que Ele fez em você e por tudo o que você, com a graça e presença de Deus, realizou de bom e de belo nesta terra. Sua presença e ação fizeram a diferença neste mundo. Hoje, somos nós que glorificamos a Deus pelo seu ser e seu agir entre nós. Fomos privilegiadas de termos tido a oportunidade de conviver com sua pessoa e sermos beneficiadas com sua vida.

 

Ir. Conceição, dali, junto de Deus, olhe e interceda pelas necessidades de seus familiares, amigos e todas nós, Irmãs de São José. Peça, ao Dono da messe, que se for de sua vontade, envie mais jovens corajosas e dispostas a responderem o chamado à Vida Religiosa como Irmãs de São José.

 

Após a missa de corpo presente realizada na Capela Funerária Sagrada Família, o corpo de Ir. Conceição será enterrada no Jazigo das Irmãs de São José, no Cemitério Municipal Santa Clara em Vacaria/RS.

 

Vacaria/RS, 28 de agosto de 2021.