Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Judith Ferraz Mesquita
Imagem da irmã

Judith Ferraz Mesquita

Estrela de nascimento 29/08/1922
Cruz de falecimento 08/04/2026

Província da Congregação das Irmãs de  São José de Chambéry no Brasil

Núcleo SSma. Trindade

Judith Ferraz Mesquita

* 29/08/1922  

+ 08/04/2026  

 

 

 

 
 “Sirva ao Senhor com alegria e vá até ele com cantos jubilosos! Sim, Deus é bom: o seu amor é para sempre, e sua fidelidade de geração em geração” (Sl 100, 2 e 5).

Judith Ferraz Mesquita nasceu em São Carlos, SP no dia 29 de agosto de 1922 e foi batizada no dia 29 de abril de 1923. Seus pais, Sr. Joaquim Pereira Caldas Mesquita e D. Ercilia Ferraz Caldas tiveram uma prole numerosa: 5 filhos e 4 filhas. O pai era administrador da fazenda. Por problema de aleitamento de Judith, o pai teve que tomar emprestada uma vaca de fazendeiro vizinho, ele só cedeu na condição de, ao crescer, a menina se casar com seu filho.

Em 1932 faleceu a mãe. Judith tinha 10 anos e ajudava a cuidar dos irmãos menores. O pai, casou-se novamente e teve mais uma filha. Ele enviuvou outra vez e confiou as filhas à sua irmã Religiosa da Congregação de São José, Irmã Maria Leandrina, no Colégio São José, de Jaú. Nesse tempo, o Colégio tinha 100 alunas internas e 150 no orfanato.

A Superiora do Colégio, Irmã Santo Agostinho, era uma mãe para as meninas! A princípio, Judith estudou no Externato São José, para onde ia de jardineira (ônibus adaptado de caminhões). Já o Curso Ginasial e o Magistério, fez no Colégio São José. As Irmãs eram ótimas educadoras! Com elas, Judith aprendeu datilografia e bordado. Muito cuidadosa era a formação religiosa, preparando as alunas para a primeira Eucaristia e também para a Crisma. Judith aproveitava tudo. Tornou-se uma aluna querida, bem formada, educada e orientada espiritualmente na vida.

Formada, a jovem professora começou sua carreira profissional lecionado no Grupo Escolar, perto do Colégio. O mais importante para Judith, foi a convivência com as Irmãs e o testemunho delas: alegres, acolhedoras, dedicadas e ótimas mestras! Eram unidas na comunidade e se amavam! Não admira que daí nasceu seu desejo de também se consagrar a Deus, na Vida Religiosa. Assim, Judith entrou para o Noviciado das Irmãs de São José em Itu no dia 04 de janeiro de 1947. Recebeu o hábito a 03 de agosto do mesmo ano, com o nome de Irmã Inês de São José que deixou após possibilidade. Pronunciou seus primeiros votos a 28 de julho de 1949 e os votos perpétuos a 11 de fevereiro de 1953.

Um centenário de existência, com certeza, é muito! É muitos anos de vida dedicados à missão. Irmã Judith, de 1951 a1954, foi missionária em Ponte Serrada – SC, lecionando no Curso Primário. Fazendo parte das comemorações dos 200 anos da fundação de Chambéry, foi realizada uma visita missionária aos dois lugares onde as Irmãs de São José estiveram por vários anos - Ibicaré e Ponte Serrada.

Nestes locais, nunca foi esquecida a presença marcante das Irmãs na área da Educação, da Pastoral e na caminhada com o povo, nos anos de 1944 a 1965.  Irmã Judith Mesquita foi um sucesso à parte. Jornalista de um semanário da cidade, a entrevistou e estampou sua foto em primeira página com a manchete: “Irmã de 90 anos volta a Ponte Serrada”. Entre seus ex-alunos do 2º ano primário, contam-se Dom Ricardo Pedro Paglia, bispo emérito de Pinheiro – MA e Leonel Pavan, vice governador de SC, que algum tempo assumiu o governo.  Em SP, na Vila Formosa, foi uma festa o reencontro de Ir. Judith com seu ex-aluno bispo! Grande alegria!

Em 1954, as Irmãs voltaram a São Paulo. Ir. Judith serviu em várias Comunidades da Província, dedicando-se à Catequese, à Pastoral de visita às famílias e à Promoção humana. Para Irmã Judith não tinha tempo ruim: marcava presença, na rua ou nas roças. Bem acolhida, sua presença era muito apreciada pelo povo. Sempre disponível, esteve, inclusive em várias Comunidades de Goiás. Quando foi transferida de Tremembé – SP para o Jd D.  Fernando, periferia de Goiânia, imaginem o tamanho do abaixo assinado que chegou à Superiora Provincial, insistindo na permanência de Irmã Judith na comunidade local. 

Ir. Judith fala de sua missão em Jaú, na Chácara Ferreira Dias, a partir de 2006:

“Ministra da Eucaristia, levo a Comunhão aos enfermos. Na preparação antes da comunhão aproveito para explicar a Palavra de Deus lida neste momento. Procuro confortá-los na travessia dolorosa da doença.  Também ensino bordado para um grupo de meninas adolescentes. No final da aula, entrego panos de prato riscados para cada uma aplicar o que aprendeu. Bordado, o pano de prato elas dão de presente para a mãe. Algumas já ajudam em casa, vendendo panos de prato bordados. Até as mães estão querendo aprender a bordar. Aproveito antes das aulas, para explicar alguma passagem da Bíblia”.

A todos agradeço o carinho e amizade. Vale apena entregar-se ao Senhor e aos irmãos!

 Acróstico de Ir. Judith, na celebração de seus 90 anos, em 2012:

 

Jamais esquecerei as maravilhas

Únicas, pessoais de Deus.

Dou graças por tudo o que vivi,

Indo de desafios a alegrias!

Tudo contribuiu para meu crescimento!

Hoje canto, ao celebrar meus 90 anos!

Com a idade, Irmã Judith foi ficando com a audição bem afetada, sofrendo muito com a falta de ouvir bem.... Sentindo o problema da incomunicabilidade, passou a usar o recurso de escrever o que queria expressar. Continuou ligada, participativa, fervorosa, disponível em tudo o que estivesse ao seu alcance. Não perdia a alegria de estar com as Irmãs,  apreciando suas delicadezas, pelas quais ficava muito agradecida e pedia a Deus por elas. Uma ocupação preferida era colorir desenhos a lápis,  no maior capricho.

Viveu suavemente seus últimos anos na Casa de Cuidado São José. Aos 103 anos e 7 meses,  ouviu o chamado do Pai e partiu silenciosa para junto de Deus e de seus santos, no dia 08 de abril de 2026.

“O inverno passou ... Aparecem flores na terra e chegou o tempo de cantar!

Venha comigo, minha querida, minha bela”! (Cf. Ct 2,11-13).

 

Querida Irmã Judith, na bondade infinita do Deus, seja feliz!