Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Itamira Thereza Slomp
Imagem da irmã

Itamira Thereza Slomp

Estrela de nascimento 29/11/1929
Cruz de falecimento 10/01/2022

Província da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil

Núcleo Caminho Novo

 

 

IRMÃ ITAMIRA THEREZA SLOMP

* 29/11/1929

+ 10/01/2022

 

            “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos”. (Lc 10,21)

          Irmã Itamira Thereza Slomp foi movida por essa mensagem de Jesus que iluminou sua vida, caminhada e missão.

          Itamira, filha de Antonio Otavio Slomp e Santina Slomp, nasceu em Caxias do Sul, no dia 29 de novembro de 1929.

          Viveu uma infância feliz com os pais, avós e tios que residiam na mesma casa. Eram 11 irmãos.

 

          A mãe era professora e na parte da tarde, dedicava-se a tecer linho. O pai cultivava o parreiral e fabricava vinho. Trabalhava também como ferreiro, carpinteiro, sempre ajudando os vizinhos que dele precisavam.

 

          Dizia Itamira: “Entre nós, havia um bem querer muito forte; os pais nunca nos deixaram faltar nada. Tivemos amor, carinho, alimento e roupas”.

 

          No ambiente familiar de fé, oração e trabalho, nasceu no coração de Itamira o desejo e a vontade de seguir Jesus na Vida Religiosa Consagrada. Foi no dia 17 de outubro de 1950, com 21 anos, que fez o primeiro engajamento na Congregação das Irmãs de São José, em Garibaldi/RS.

 

          Iniciou sua carreira profissional como enfermeira nos Hospitais: Pompeia e Nossa Senhora da Saúde em Caxias do Sul; São Francisco, em Concórdia/SC; São Pedro, Garibaldi, no Hospital Psiquiátrico São Pedro, Porto Alegre; São João Bosco, em São Marcos.  Mas foi como Orientadora Educacional que Irmã Itamira dedicou, com todo carinho e capacitação, grande parte de sua vida, auxiliando a tantas pessoas que a ela se achegavam em busca de um conselho, orientação, de luz e de alguém que escutasse com o coração. Foi professora de Yoga. Dedicou-se à Pastoral Paroquial: ministrando cursos de Noivos, na catequese, bênção às casas, ajuda aos idosos, aos engraxates e presos, na promoção vocacional, pastoral da escuta. O cuidado da mãe nos seus últimos anos de vida, para Irmã Itamira foi um período muito rico de oração, acolhida da Vontade de Deus e de cuidado.

 

Desde 2009, residiu nas Comunidades São José e Betânia em Garibaldi, Gostava muito de estar com a bela e exuberante natureza dessa região, dedicando-se às mais diversas atividades.

 

De espírito sempre jovem, animava as jovens que conhecia, dizendo que Deus tinha para cada pessoa um projeto de amor. “Amem a vida e sigam o caminho que o Espírito Santo lhes sugerir para serem felizes e realizadas”, aconselhava sempre. E foi assim que Deus acolheu Irmã Itamira Thereza Slomp na sua casa: Pessoa realizada na sua vocação e missão, no dia 10 de janeiro de 2022, com 92 anos de existência e 71 de Vida Religiosa Consagrada na Congregação das Irmãs de São José de Chambéry.

 

Querida Irmã Itamira, obrigada pela tua vida que nos ensinou a viver na simplicidade, na escuta, na doação, na acolhida e contemplação do belo e da vida, dom de Deus.

 

Alcança-nos do Senhor a graça de amar, viver e concretizar o sonho do nosso querido fundador, Padre Jean Pierre Médaille de sermos Irmãs todas de Deus e do querido próximo.

Descansa na paz do nosso Deus!

Garibaldi, 11 de janeiro de 2022.