Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Irmã Therezinha Scalco
Imagem da irmã

Irmã Therezinha Scalco

Estrela de nascimento 29/11/1934
Cruz de falecimento 25/05/2015

Congregação das Irmãs de São José de Chambéry
Província de Caxias do Sul

Ir. Therezinha Scalco

* 29/11/1934
+ 25/05/2015

Irmã Therezinha Scalco, filha de Attilio Scalco e de Regina Boschetti, nasceu aos 29 de Novembro de 1934, em Veranópolis – RS.
O ambiente de fé da família e o testemunho de amor e dedicação dos pais favoreceu o desabrochar de sua vocação. Ainda muito pequena, quando a tia, Irmã Iva Boschetti, entrou no convento, ela assim se expressou: “se a tia vai ser Irmã, eu também quero ser”. Com o exemplo de duas tias e duas primas, Irmãs de São José, e um tio, Frei Capuchinho, realizou seu desejo de ser Irmã, vocação a que Deus a chamava.
Ingressou no Postulado, no Convento São José de Garibaldi, em 24 de fevereiro de 1955 e admitida ao Noviciado em 18 de dezembro do mesmo ano. Fez seu primeiro engajamento aos 17 de Dezembro de 1957 e aos 29 de Janeiro de 1963 realizou a profissão definitiva.
Transferida para Porto Alegre, fez o curso de Auxiliar de Enfermagem para melhor exercer sua profissão no ramo da Enfermagem. Era muito atenciosa e delicada com os doentes nos estágios que fez em vários hospitais de Porto Alegre.
Durante 19 anos trabalhou no Hospital Psiquiátrico São Pedro, cuidando com dedicação e amor os doentes e pobres, os preferidos de Jesus. O trabalho de Irmã Therezinha era regado pela alegria, generosidade, dando tudo de si. No dizer de uma colega, Irmã Therezinha estava sempre presente ao serviço de corpo e alma. Marcou presença em diversas comunidades: além do Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul, esteve nas Comunidades Rua Bento do Amaral, Dom Fernando e Machado de Assis, em Porto Alegre.
Era pessoa íntegra, conciliadora, atenciosa, delicada e muito sensata. Seu sorriso era comunicativo e revelava o quanto era pessoa de paz.
Uma das características de Irmã Therezinha era ser simples e acolhedora. Gostava de trabalhar em equipe. Juntamente com um grupo da comunidade São Jorge confeccionava enxovais para recém nascidos, que eram doados na Santa Casa de Misericórdia. Participou da coordenação de Catequese, do grupo que animava a Liturgia da Paróquia, e por longos anos grupos de Círculos Bíblicos.
Pessoa generosa era doada ao serviço gratuito tanto na comunidade das Irmãs como na Pastoral.
Foi assessora do grupo de Leigos e Leigas do Pequeno Projeto, assumindo esse trabalho com garra e muito amor. Soube passar o Carisma e a Espiritualidade das Irmãs de São José, convidando e animando as reuniões de formação e estudo. Foi junto a essas pessoas testemunho de amor e vivência do Carisma de Comunhão, tornando-se uma luz no caminho, por vezes difícil e doloroso para muitas pessoas que a conheceram.
Integrou um grupo de pintura em tecidos revelando suas habilidades artesanais.
Por muitos anos, Irmã Therezinha atendeu as Irmãs doentes das comunidades, acompanhava-as ao médico, nas cirurgias e recuperação, bem como no plantão noturno. Testemunhou para todas uma vida de fé e oração, amor à Eucaristia e empenho na convivência comunitária. As grandes motivações na oração em comunidade, seguidamente manifestadas por ela, foram: a Igreja de Jesus, o Papa, a Congregação e os familiares e pelo surgimento de novas vocações para a Vida Religiosa.
O momento alto de sua vida era o retiro anual, onde buscava novas luzes para sua vida e missão. As passagens bíblicas que sustentaram sua vida e missão eram: “O Senhor é minha luz e salvação.” (Sl 26,1) e “É junto do Senhor que procuro refúgio.” (Sl 10, 1)
Esforçava-se para se qualificar na comunicação, estabelecendo boas relações entre as pessoas de sua convivência pelas atitudes de escuta silenciosa, atenta e humilde. Ensinou-nos com seu exemplo a zelar com cuidado do patrimônio das comunidades e nos diferentes ambientes de trabalho.
Na manhã do dia 19 de Junho, dirigindo-se, como de costume, para seu trabalho e missão na Paróquia São Jorge, sofreu grave acidente. Foi longo o tempo de recuperação. Por vários meses esteve internada no Hospital do Pronto Socorro em Por Alegre, sendo transferida depois para a Casa Nazaré em Caxias do Sul. Junto às Irmãs e com as visitas, ela sempre foi uma presença muito agradável. Em momentos de lucidez, lembrava com carinho e saudade das pessoas que acolhia e animava na Secretaria da Paróquia, do grupo dos LLPP de quem era muito querida e amada.

Querida Irmã Therezinha, hoje nossa Diocese de Caxias do Sul, celebra a festa de Nossa Senhora de Caravágio. Nós, Irmãs de São José, os familiares, as pessoas que te querem bem, juntamente com as milhares de pessoas que dirigem sua prece a Maria, mãe de Jesus, pedimos que ela te conduza a Deus para uma vida plenamente feliz. Roga por todas nós que estamos a caminho de dois grandes acontecimentos como Congregação: a realização do Capítulo Geral e do Processo Brasil Integrando. Intercede pelas pessoas que te cuidaram com tanto carinho na Casa Nazaré e pelos teus familiares. Obrigada pelo teu testemunho de doação, simplicidade, humildade, oração e fé. Intercede por teus familiares e pede, como pedias quando estavas conosco, por generosas Vocações Sacerdotais e Religiosas para a Igreja de Jesus.
Descanse na paz e nos amor de Deus, nosso Pai.
Garibaldi, 26 de maio de 2015.