Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Irmã Terezinha Reginato
Imagem da irmã

Irmã Terezinha Reginato

Estrela de nascimento 26/06/1939
Cruz de falecimento 11/08/2023

 

CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE SÃO JOSÉ DE CHAMBÉRY NO BRASIL

NÚCLEO CAMINHO NOVO

 

IRMÃ TEREZINHA REGINATO

* 26/06/1939

+ 11/08/2023

 

Tudo posso Naquele que me conforta”. (Mt 4,3)

 

            Irmã Terezinha Reginato nasceu em Flores da Cunha no dia 26 de junho de 1939. Seus pais, Santo Reginato e Genoveva Schiochet Reginato, tiveram 10 filhos. A família, de valores religiosos e humanos, expressou e alimentou a fé pela oração, trabalho e vivência participativa na comunidade igreja. Os irmãos, incentivados pelos pais, viviam unidos, alegres e felizes apesar das dificuldades encontradas ao longo da caminhada. Assim foi fácil para Terezinha, nesse ambiente favorável e o apoio total da família, discernir o chamado que Deus carinhosamente lhe fazia para segui-lo na Vida Religiosa Consagrada. Com alegria e total disponibilidade à Vontade de Deus, no dia 17 de dezembro de 1960, fez seu engajamento na Congregação das Irmãs de São José, em Garibaldi. Na sua profissão, escolheu para concretizar na vida o que Jesus proclama de felizes: “Eu estive doente e me visitastes! (Mt 25,36) E no percurso de 42 anos, Irmã Terezinha dedicou sua vida no cuidado aos doentes no Hospital Psiquiátrico São Pedro em Porto Alegre, no Hospital Saúde em Caxias do Sul, bem como no Posto de Saúde em Pinto Bandeira.

 

            A vida em missão de Irmã Terezinha sempre foi regada pela oração, responsabilidade, doação e entrega a Deus e aos irmãos. Tinha como sua grande luz: “Não temas! Eu, o Senhor, estou contigo.” E por isso, repetia em momentos difíceis: “Tudo posso Naquele que me fortalece!”

 

            Reconhecia o chamado à Vida Religiosa Consagrada como o grande dom de Deus, a expressão do seu amor preferencial. Ao completar 60 anos de Vida Religiosa, expressou sua gratidão a Deus pelo dom da vida e pelo chamado à Consagração na Vida Religiosa. Gratidão à Congregação, aos pais, irmãos e familiares, pois foi na família que aprendeu os valores do respeito, da gratidão e do amor ao próximo. Deixou também seu reconhecimento a todas as pessoas que fizeram parte da caminhada e convidou a entoar um hino de louvor ao Senhor tão benigno e presente em nosso existir. Essa celebração me leva a agradecer o caminho percorrido, as conquistas alcançadas, o bem realizado e recebido, as crises superadas e a substituir a cultura da lamentação pela cultura da gratidão.

 

            Irmã Terezinha foi uma pessoa que gostava e vivia observando os detalhes da vida, conforme fazia Jesus na sua missão que pedia para prestar atenção aos pequenos detalhes que salvam, como na oferta da viúva que deposita duas pequenas moedas, no gesto de ter azeite de reserva para a lâmpada não se apagar e nas suas palavras antes de realizar o grande milagre da multiplicação dos pães: “quantos pães tendes?”

 

            Para Irmã Terezinha, o caminho da santidade é uma luta constante, percorrido na fé, na oração, na meditação da Palavra, na adoração ao Santíssimo Sacramento, na celebração da Eucaristia e no Sacramento da Reconciliação.

 

            Tinha grande apreço à Vida Comunitária. Nos momentos mais difíceis, sabia procurar ajuda e percebendo as saídas, agradecida dizendo: Valeu a pena tentar!

 

            Querida Irmã Terezinha, nos deixaste assim tão de repente! Não conseguimos nos despedir, nem te agradecer o quanto gostaríamos e precisamos expressar nossa gratidão, nosso carinho. Assim como na vida abraçaste com amor a Vontade de Deus, mesmo nos sacrifícios e incompreensões, acolhemos o Senhor que te chama e te acolhe no seu Reino de amor e de paz.

 

            Nós, tuas Irmãs, te enviamos agradecidas pela tua vida, pelo teu serviço, pelo cuidado que tiveste por muito tempo às pessoas e Irmãs doentes, pela amizade, pelo sorriso tranquilo e pelo testemunho de quem sabe que o essencial de uma existência é o amor.

 

            Intercede por teus familiares a quem dedicaste tanto carinho, pelas Irmãs que cuidavas com ternura e por todo o povo de Deus.

 

            Irmã Terezinha Reginato faleceu no dia 11 de agosto de 2023 com 84 anos de existência e 62 anos de Vida Religiosa Consagrada.

 

            Descansa na Paz do nosso Deus!

 

            Caxias do Sul, 11 de agosto de 2023.