Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Irmã Luiza Helena Michelin
Imagem da irmã

Irmã Luiza Helena Michelin

Estrela de nascimento 28/02/1934
Cruz de falecimento 11/06/2023

Província da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil

- NÚCLEO SÃO JOSÉ -      

 

Nome Civil: Genoveva Maria Michelin

Nome Religioso: Irmã Luiza Helena

      *Nascimento: 28/02/1934

      +Falecimento: 11/06/2023

 

“Tu me seduziste, Javé e eu me deixei seduzir. Foste mais forte que eu e vencestes.” (Jr 20,7)

Como Deus nada retém para si, no dia 28 de fevereiro de 1934, Genoveva foi enviada a este mundo, numa pequena, mas abençoada, comunidade com o nome de Nossa Senhora do Bom Conselho, interior de Sananduva/RS, comunidade como as dos primeiros cristãos, onde ninguém passava necessidades e a ajuda mútua era permanente. Tudo acontecia em mutirão. Foi enviada ao casal, Luis Michelin e Rosália Dal Prá, que transmitiram uma herança inesgotável de fé, justiça e partilha.

O pai aprendeu a ler sozinho, a partir do jornal Correio Riograndense dos Freis Capuchinhos. Dominava inclusive o latim. Aos domingos, quando não dava para ir à missa, rezava junto com os filhos e a mãe, toda a missa em latim, ajoelhados diante de um pequeno oratório.

A mãe era pessoa que amava o silêncio, mas seu testemunho de vida falava muito alto. Genoveva era a última dos seis filhos. Foi vivendo e crescendo nesse ambiente familiar e comunitário. Todas as noites, por mais cansados que estivessem pelo trabalho do dia, a reza do terço não podia faltar.  Após o terço, o pai lia um trecho da História Sagrada e a vida do Santo do dia.

 Numa dessas noites durante a oração em família, contando então com 9 anos, sentiu algo diferente dentro de si. Não falou a ninguém, porque não sabia como explicar. Realmente foi o chamado de Javé para algo mais. Ao mesmo tempo que sentia o chamado, dentro dela se travou uma luta interior. Chegou a ficar doente. Como era a última da família e dois irmãos já estavam na Vida Religiosa: Irmã Ignez (Irmã de São José) e Frei Tomé (Frei Capuchinho) não podia conceber que iria deixar seus pais, que tanto amava, sozinhos. Os outros irmãos já tinham casado.

 

Felizmente a graça e a força de Javé venceram!

Em abril de l948, com 14 anos, acompanhada pelo meu pai, partiram para o Juvenato no Convento São José em Garibaldi/RS. O ambiente encontrado era diferente do ambiente familiar que havia deixado com tanto sacrifício. Eram 89 juvenistas. Lá foi vivendo as etapas de formação sem perder a esperança, embora regadas com muitas dúvidas. Tudo foi graça. Aquele que a seduziu, manteve constante presença em sua vida. Iniciou a etapa do Postulado no dia 22 de fevereiro de 1956, no dia 14 de dezembro do mesmo ano iniciou o Noviciado, recebendo o nome de Luiza Helena, fez sua Primeira Profissão Religiosa no dia 29 de janeiro de 1959 e a sua consagração definitiva a Deus e aos irmãos como Irmã de São José, no dia 29 de janeiro de 1965.

 

Exerceu a profissão de professora em Marcelino Ramos, Vacaria e Lagoa Vermelha no RS.  Em Lagoa Vermelha atuou por vários anos na 22ª Coordenadoria de Educação, como responsável pelo Ensino Religioso de todas as Escolas da Região.

 

Em março de 1980, sofreu um grave acidente, ficando o ano todo paralisada. Pensava consigo: “Não é possível morrer sem tornar realidade o tão esperado sonho dos 9 anos!” Felizmente, no ano seguinte voltou a atuar sem nenhuma sequela. Em 1983, o bispo Dom Orlando Dotti acabava de chegar na Diocese de Vacaria/RS e solicitou à provincial uma Irmã para trabalhar com ele. Foi quando Ir. Luiza Helena retornou a Vacaria e assumiu a Coordenação Diocesana da Catequese e Formação de Lideranças. Tempo esse, favorável, quando vislumbrou com clareza e determinação a possibilidade de tornar realidade o “algo mais”, tão esperado!  Foi tomando consciência que a fé para ser viva, necessitava a prática da dimensão social.

 

Em janeiro de 1989, junto com mais duas Irmãs corajosas foram morar com o povo sem vez e sem voz, catador de maçãs, num dos bairros mais pobres da periferia de Vacaria/RS. A decisão foi radical! Viver com e como aquele povo. Tinham o mínimo necessário. Foi a experiência mais rica, feliz e transformadora em sua vida. Trabalhou com carinho, atenção e cuidado com a saúde preventiva, beneficiando assim pessoas mais simples e humildes em suas necessidades e cuidados com a vida. Enfrentou muitos desafios, mas aprendeu que só na escola dos desafios e conflitos se aprendia a viver do jeito de Jesus Cristo.

 

Em dezembro de 2006, foi acometida por um câncer agressivo. Dizia que este era um dos capítulos da história sem explicação. Nem a ciência médica explicou. A resposta veio d’Aquele que jamais se deixa vencer. E desta vez, Ele quis provar e se manifestar à Ir Luiza Helena, através do milagre da cura.

 

Desafiava a Vida Religiosa a descobrir esse “algo mais”, a partir de um comprometimento maior com as pessoas mais carentes e necessitadas, abandonando a segurança, saindo da acomodação e do individualismo.

 

Assim se expressava: “Eterna gratidão a Javé, o vencedor! Às pessoas que foram instrumento positivo nos passos dados. Tanto as que entenderam e apoiaram a opção, bem como e com carinho especial às que não conseguiram entender. Gratidão ao povo querido e amado do Bairro Monte Claro, que tantas lições de vida me transmitiu”.

 

Com as forças enfraquecendo, passa a integrar a Comunidade São José do Patrocínio em 2020, mas sempre esteve com o pensamento e o coração voltado para as pessoas que mais sofrem.

 

No dia 11 de junho de 2023 parte definitivamente para o encontro Daquele que a seduziu e pelo Qual ela se deixou seduzir, contando com 89 anos de vida e 64 de Vida Religiosa Consagrada como Irmã de São José.

 

Ir. Luiza Helena, receba a merecida recompensa pela vida dedicada e doada às pessoas que mais precisavam. Gratidão pelo exemplo de comprometimento com os mais fracos. Junto de Deus, continue olhando para o povo que você tanto amou e ama e que continua sofrendo, olha pelos seus familiares que sempre amou e nos ajude a sermos fiéis e coerentes com a proposta do Carisma em nossos dias.

 

Após missa de corpo presente celebrada na Capela Sagrada Família, o corpo de Ir. Luiza Helena foi sepultado no Jazigo das Irmãs de São José, no Cemitério Santa Clara em Vacaria/RS.

                                                                                                       Vacaria/RS, 11 de junho de 2023.