Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Irmã Lília Vírgínia Bombarda
Imagem da irmã

Irmã Lília Vírgínia Bombarda

Estrela de nascimento 15/03/1928
Cruz de falecimento 22/09/2023

PROVÍNCIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE SÃO JOSÉ DE CHAMBÉRY  NO BRASIL

NÚCLEO SAGRADA FAMÍLIA

 

Irmã Lília Vírgínia Bombarda

(Tereza Bombarda)

                                                                                          *15/03/1928

+ 22/09/2023

“O Senhor é minha luz e salvação,

a quem temerei?” (Sl 26,01)

 

Irmã Lília Virgínia, filha de Ricardo Bombarda e Virgínia Benetti, nasceu em Sananduva, aos 15 de março de 1928. Seus Pais deram-lhe o nome de Tereza. Em ordem de nascimento, ela é a segunda entre 11 irmãos.

 Seus Pais, profundamente cristãos, levaram-na à Pia Batismal, aos 21 de janeiro de 1930, na Capela Nossa Senhora do Bom Conselho.  Em 21 de março de 1933, recebeu o santo Crisma, na Paróquia São João Batista de Sananduva.

Cercada de carinho, Teresa cresceu num ambiente familiar onde os valores da Fé, do Amor e do Respeito eram cultivados e, sendo a primeira filha mulher, foi aprendendo a cuidar dos irmãozinhos que vinham chegando.

A vida traz muitas surpresas. Depois do nascimento de seu último filho, a mãe, Senhora Virgínia, veio a falecer. E Teresa assumiu, como verdadeira mãe, o cuidado de seus irmãos. Dedicou-lhe todo o carinho, acompanhando-os em seu crescimento, sempre atenta às necessidades de cada um. Além das múltiplas responsabilidades de uma dona de casa, acompanhou-os em seus estudos para que tivessem uma excelente formação.

            Era chegada a hora de Teresa pensar em si. Num encontro com uma de suas primas que rezava para obter a graça de ser Irmã religiosa, pediu que Tereza rezasse com ela, pedindo essa graça. Mas quem obteve essa graça foi Tereza, que hoje é a IRMÃ LÍLIA VIRGÍNIA - Irmã de São José.

            Na convivência com Irmãs de São José, Tereza foi fortificando sua vocação e, aos 31 anos, deu o seu primeiro passo entrando para o Juvenato do Convento São José de Garibaldi, onde ficou somente 11 dias, pois no dia 18 de fevereiro de 1959, foi admitida ao Postulado, primeira etapa de formação. Aos 17 de dezembro do mesmo ano, foi admitida à segunda etapa de formação: Noviciado, com duração de dois anos. Aos 17 dias do mês de dezembro de 1961, fez seu primeiro engajamento, Profissão Temporária; após 5 anos de vida comunitária, confirmou sua entrega total a Deus pelo Engajamento Definitivo, Profissão Perpétua, em 29 de janeiro de 1967.

            A felicidade de Irmã Lilia Virgínia era servir, amar a todos e fazê-los felizes. Sempre serviu com muita alegria e generosidade, incapaz de recusar um serviço a quem quer que fosse.

            Em sua missão de cozinheira, preparava os alimentos com generosa dedicação e carinho, tendo como principal tempero, o tempero do amor. Exerceu sua missão, ao longo de sua vida, nas comunidades religiosas das Irmãs de São José: Comunidade Sévigné e Comunidade São Luiz, durante 38 anos e, 18 anos no Asilo de Pobres, na cidade de Rio Grande, onde muito amou e muito foi amada. Sua missão como cozinheira somou 56 anos.

            Nos intervalos de seu serviço visitava doentes a domicílio e nos hospitais, entre eles, na Santa Casa, tratando-os sempre com muito respeito e carinho.

            Passados 56 anos de dedicação no serviço da cozinha entrou num merecido descanso para maiores cuidados de sua saúde.

            O serviço da cozinha passou, então, a ser uma agradável lembrança, no seu coração, sem deixar de fazer pequenas visitas de apoio às novas cozinheiras. Dedicou-se também a pequenos trabalhos artesanais em benefício dos pobres.

            Irmã Lília Virgínia foi uma mulher de paz, de fé e de muita oração. Era toda ternura, toda bondade, acolhendo a todos com alegria, simplicidade e com seu sorriso habitual. Sempre e em tudo, verdadeiro coração de mãe. Foi essa sua forma especial de expressar a vivência do carisma da Irmã de São José.

            Amou ternamente seus familiares, rezava muito por eles, sofria com eles nos momentos difíceis e, com eles, se alegrava em suas conquistas e em momentos felizes. Por outro lado, seus familiares reconhecem agradecidos, a mãe solícita e carinhosa, que Irmã Lília Virgínia foi para cada um deles.

            Nós, Irmãs de São José, nos sentimos muito agradecidas a Deus e aos Familiares por termos tido Irmã Lília Virgínia como membro de nossa Família de Irmãs de São José.

            Transferida da Comunidade São Luiz, onde viveu e serviu por longos anos, passou a integrar a Comunidade Nazaré, no dia 30 de abril de 2016, pois precisava de descanso e tratamento da saúde. Aos poucos, o Alzheimer foi deixando-a sempre mais dependente de ajuda das enfermeiras e cuidadoras.

            Louvamos a DEUS pelos 95 anos de vida, dos quais 61  de Consagração Religiosa, todos dedicados à glória de Deus e ao serviço das Irmãs e irmãos sem distinção, com alegria, bondade, ternura, acolhida e total dedicação.

            Hoje, dia 22 de setembro de 2023, às 19h50, Irmã Lília Virgínia foi acolhida no eterno abraço amoroso do Pai que ela tanto amou, onde goza a companhia de Jesus, Maria e José, dos Anjos e Santos e das milhares Irmãs de São José no mundo.

            Seu corpo repousa no Jazigo das Irmãs de São José, do Cemitério São José, à Rua Oscar Pereira, em Porto Alegre, RS.

ORAÇÃO

Querida Irmã Lília Virgínia,

Sempre guardaremos teu nome e somos muito gratas,

pois tu nos deixaste um exemplo de vida, de amor e doação incansáveis.

Agora, que estás junto do Pai, pede a Deus por nós, tuas Irmãs,

por nossa Congregação e por teus familiares e pessoas amigas,

para que possamos viver a UNIDADE desejada por Cristo e para que mais

jovens aceitem o chamado de Deus para a Vida Religiosa.

Descanse em paz!

 

                                              Porto Alegre, 22 de setembro de 2023.