Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Irmã Adelaide Ferrari
Imagem da irmã

Irmã Adelaide Ferrari

Estrela de nascimento 02/06/1927
Cruz de falecimento 09/07/2025

Província da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil

Núcleo Caminho Novo

 

 

IRMÃ ADELAIDE FERRARI

* 02/06/1927

+ 09/07/2025

 

 

Sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai que está nos céus. (Mt 5,48)

Irmã Adelaide Ferrari nasceu no dia 02 de junho de 1927, em Sananduva/RS.

Seus pais: João Ferrari e Amábile Ferrari tiveram quatorze filhos. A família era muito unida pela oração e trabalho. A reza do terço, à noite, era a louvação da família à Maria, mãe de Jesus. Foi neste ambiente que ela sentiu o desejo de ser Irmã Carmelita. Aos dezenove anos, porém, conhecendo as Irmãs de São José, decidiu entrar na Congregação, iniciando sua formação no Convento São José de Garibaldi.

No dia 19 de outubro de 1951, realizou seu 1º Engajamento na Congregação.

Queria ser perfeita! A oração, a leitura, o retiro anual, os dias de formação, encontros e engajamentos paroquiais, eram a motivação para uma vida de entrega e serviço gratuito aos irmãos e irmãs. Encontrava na Palavra de Deus e nas Constituições, forças para bem viver, fazendo da pessoa e da missão de Jesus, o centro de sua vida.

Irmã Adelaide era pessoa que se destacava pela sua simplicidade, pela espontaneidade e pela comunicação. Acolhia as pessoas sempre com carinho e alegria. Gostava de estar com as Irmãs e com quem ela muito ajudava.

Viver a intimidade com Deus através da oração e do amor aos irmãos, sobretudo com os mais necessitados, resumia sua espiritualidade na vivência do carisma da Irmã de São José.

Acolhia, mesmo conhecendo a exigência, as Constituições quando rezam: “A intimidade com o Senhor é uma exigência de nossa vocação. A contínua busca do Deus vivo faz crescer nosso olhar de fé, transforma nosso ser. Permaneçamos à escuta do Espírito Santo como Maria, numa atitude de silêncio, pobreza interior e contemplação. Assim, nossa vida tornar-se-á oração constante e manifestará a todos a presença de Deus.”

Nas comunidades onde exerceu sua missão deixou sua marca de pessoa que procurava viver na paz, no amor, na acolhida e no bem-estar: Escola Cristo Rei, em Marcelino Ramos, Colégio São José, de Garibaldi e de Pelotas, Hospital Nossa Senhora da Saúde, em Caxias do Sul, Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre, nas comunidades dos Bairros São Pelegrino e Cruzeiro, em Caxias do Sul, Jardim Algarve, em Alvorada, Bom Princípio e, em Nova Pádua, onde prestou serviços de Bioenergética.

Zelava muito pela saúde das pessoas porque, segundo ela, a saúde é um grande dom de Deus.

Irmã Adelaide faleceu aos 98 anos de idade e 73, de Vida Religiosa Consagrada na Congregação das Irmãs de São José de Chambéry. Sua atuação, nas diversas realidades da missão, foi marcada pelo amor e dedicação. Ela deixa um legado de fé, serviço e cuidado com o próximo.

Agradecemos a Deus pelo dom da vida de Irmã Adelaide e por tudo o que ela semeou com generosidade e compaixão ao longo de sua caminhada. Serviu com alegria, amou com profundidade, partiu em paz. Que o Senhor a receba em seus braços de amor e misericórdia.

Querida Irmã Adelaide, as Irmãs de São José agradecem o precioso dom de sua vida. Agora, junto de Deus, interceda por nós, Irmãs, por seus familiares e amigos, em especial, pelas enfermeiras e funcionários da Casa Nazaré de Caxias do Sul. Descanse procurou sempre estar a serviço e de todos guardou saudade da procurou sempre estar a serviço e de todos guardou saudade da em paz!