Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Ilse Maria Gasperin
Imagem da irmã

Ilse Maria Gasperin

Estrela de nascimento 09/01/1932
Cruz de falecimento 14/07/2021

Província da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil


IRMÃ ILSE MARIA (AMABILE GASPARIN) 

* 09/01/1932
+ 14/07/2021

“Para glorificar o Pai, fonte de toda perfeição, somos solicitadas a viver, cada vez mais, como filhas suas pela oferenda de nós mesmas e pelo abandono à sua Vontade. (Const. Antigas das Irmãs de São José, nº 8)  Essa foi uma das frases inspiradoras na vida de Irmã Ilse que nasceu no dia nove de janeiro de 1932 em Veranópolis. Seus pais, Máximo e Tereza Zancanaro Gasparin, tiveram 12 filhos. Irmã Ilse foi a décima primeira.  Foi batizada em fevereiro de 1932. A família era alegre e vivia feliz mesmo enfrentando dificuldades e muito trabalho. Irmã Ilse refere-se à mãe, em especial, como a pessoa que cuidava da fé e da vida de oração dos filhos, que gostava de rezar e contar histórias da vida de santos e de pessoas religiosas. E assim foi nascendo no coração da pequena Amabile o desejo e o sonho de seguir Jesus na Vida Religiosa. Sempre sentiu total apoio da Mãe e da família a quem dedicou sempre grande amor. Participava sempre que podia das festas, dos encontros familiares, bem como de seus sofrimentos e conquistas. Acompanhava com vibração o nascimento de cada sobrinho ou sobrinho neto. 


No dia 18 de outubro de 1949, fez o Noviciado em Garibaldi e no dia 19 de outubro de 1951, o primeiro engajamento na Congregação das Irmãs de São José de Chambéry prometendo fidelidade no seguimento a Jesus.


Como Irmã de São José, Irmã Ilse expressou seu amor e predileção, sobretudo, às crianças e doentes. Dedicou sua vida à profissão de professora de primeiro ano nas escolas de Nova Roma do Sul, Antônio Prado, Ibiraiaras, Vila Flores, Vila Segredo e Carlos Barbosa e por 28 anos trabalhou no Hospital Psiquiátrico São Pedro em Porto Alegre. Engajou-se também na Pastoral Popular na Vila Intersul, no município de Alvorada/RS, visitando famílias, acolhendo pessoas em dificuldades e participando dos grupos de oração e catequese.


Desde muito jovem pertenceu à Cruzada Eucarística que a motivava a participar da missa diária junto às Irmãs em Veranópolis. Dizia: “Minha Vida Religiosa foi mantida pela oração, sacrifício, pela observância das Constituições das Irmãs de São José, pela Palavra de Deus, em especial, a passagem onde Jesus diz: ‘Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida’. Sempre muito me ajudaram também os retiros e encontros”.


Irmã Ilse gostava de se atualizar nos seus direitos como trabalhadora e lutava pelos direitos de quem com ela trabalhava. 
Em 2011, celebrou 60 anos de Vida Religiosa Consagrada. Expressava toda sua alegria pela graça da fidelidade. Bendizia a Deus pelo dom da própria vida e pela presença amorosa do Senhor que, segundo ela, acompanhava-a sempre. Agradecia à Congregação, às Irmãs da Província, aos parentes e amigos que a ajudaram a ser feliz na Vida, na Vocação, no amor e na amizade. Deixou uma mensagem às jovens que se sentem chamadas à Vida Religiosa dizendo: “A felicidade está em seguir o chamado de Jesus e diariamente Ele nos chama!”


Em 2017, integrou a Comunidade da Betânia, em Garibaldi, onde teve a graça de usufruir melhores condições de vida em vista de sua saúde fragilizada.


Querida Irmã Ilse, Deus te chamou. Nós te enviamos. Junto ao Senhor da vida pedimos, intercede por nós, alcança-nos de Deus as bênçãos e a graça de viver e irradiar o Carisma de Comunhão por uma vida simples, humilde, cordial e orante. Pedimos que lembres junto a Jesus as Irmãs e funcionárias da Comunidade da Betânia que prestaram, com amor e dedicação, os cuidados de que necessitavas durante os anos que conviveste neste lugar abençoado pela presença do Deus que consola, perdoa e ama incondicionalmente. Que a teu exemplo, saibamos amar, partilhar nossos dons e bens com os doentes, excluídos e abandonados.


Irmã Ilse Maria Gasparin faleceu no dia 14 de julho de 2021, com 89 anos de existência e 71 de Vida Consagrada como Irmã de São José.
Descansa junto ao Deus da Luz e da Paz.

Garibaldi, 15 de julho de 2021.