Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Graciosa Tondello
Imagem da irmã

Graciosa Tondello

Estrela de nascimento 01/08/1930
Cruz de falecimento 31/12/2022

PROVÍNCIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE SÃO JOSÉ DE CHAMBÉRY NO BRASIL

              NÚCLEO SAGRADA FAMÍLIA

                  IRMÃ GRACIOSA TONDELLO

  *01/08/1930

  +31/12/2022

 

“O Senhor é meu Pastor, nada me falta; para águas tranquilas me conduz, reconforta a minha alma.” (Salmo 23)

 

No dia 1º de agosto de 1930, no município de Antônio Prado, o lar de Albino Tondello e de Maria Brusamarelo Tondello, mais uma vez, se encheu de alegria com o nascimento da menina Graciosa, em ordem  cronológica, a sexta,  entre os doze filhos do casal. Sua Família, de profunda fé cristã, no dia 16 do mesmo mês, levou-a para ser batizada,  na  Capela São Roque, e,  três anos após, recebeu o Santo Crisma na Capela Santa Ana, em Antônio Prado.

 

Neste ambiente familiar, cresceu e aprendeu a amar e servir a Deus e também ao próximo como a si mesma. Aos 16 anos, sentindo o desejo de algo diferente, entrou no Juvenato das Irmãs de São José, em Flores da Cunha. Aos 19 anos, no dia 22 de fevereiro de 1950, iniciou o Postulado, no Convento São José, em Garibaldi e, aos 17 de outubro, foi admitida ao Noviciado, recebendo o nome de Irmã Albina Maria. Depois de dois anos de formação humana, de formação sobre a Vida Religiosa e a Igreja, fez, aos 15 de dezembro de 1952, sua Profissão Temporária de viver os três Votos Religiosos, Pobreza, Castidade e Obediência na Congregação das Irmãs de São José de Chambéry. Sua primeira experiência de vida comunitária foi na Comunidade Santa Joana d´Arc, em Rio Grande, dedicando-se a atividades diversas. Feliz com a vida de consagrada e convicta de que era esse o caminho que Deus lhe indicava, pronunciou sua Profissão Perpétua, aos 15 de outubro de 1958, também no Convento São José, em Garibaldi.

 

Como enfermeira, após ter feito o curso de Auxiliar de Enfermagem, na Santa Casa, em Porto Alegre, atuou, durante muitos anos, em vários hospitais: Nossa Senhora da Oliveira, Vacaria; Nossa Senhora da Pompeia, Caxias do Sul; Beneficência Portuguesa, Rio Grande; Dal Prete e Nossa Senhora de Lourdes, em Veranópolis; Sanatório Partenon, em Porto Alegre; Hospital Nossa Senhora de Caravaggio, em Jaquirana. A partir de 1992, esteve em diversas comunidades dedicando-se à visita aos doentes no hospital e a domicílio, ao cuidado de Irmãs doentes e a serviços nas Comunidades São Luiz e Sévigné, em Porto Alegre. A partir do ano 2000, esteve em São José do Norte e Mostardas, onde, além de visitar os doentes, dedicou-se à Pastoral Paroquial, Ministério da Eucaristia, Pastoral da Esperança, Pastoral da Criança, Grupo de Oração com as “Artesãs”, foi presença fraterna no Grupo de Leigos e Leigas do Pequeno Projeto, Membro da Equipe de Coordenação do Apostolado da Oração e outros serviços na comunidade local e paroquial. Foi nessas atividades junto ao povo que ela mais se encontrou e dizia fazê-lo com grande alegria e doação.

 

Seu lema pessoal era: “Tudo posso Naquele que me conforta”. Irmã Graciosa sempre se empenhou em viver a fraternidade, atenta às necessidades de suas irmãs e irmãos. Foi sempre atenciosa, simples, delicada, acolhedora e disponível para responder aos apelos que o Senhor lhe fazia através de suas coordenadoras.

 

Tinha grande devoção ao Sagrado Coração de Jesus e a São José, padroeiro da Congregação, a quem procurava seguir o exemplo com grande confiança e desejo de superar-se em suas dificuldades e/ou fraquezas. Dedicava tempo para sua oração pessoal diária e participava da Santa Missa sempre que houvesse na Paróquia. Nos últimos anos, precisou cuidar mais de sua saúde, mas nem por isso deixou de estar em contato com os idosos e doentes a domicílio e lhes levava a Eucaristia.

 

Em dezembro último, não se sentindo bem, as Irmãs da Comunidade levaram-na ao médico, no Hospital de Mostardas, que lhe receitou apenas medicação paliativa e soro para suprir a alimentação. No dia seguinte ao Natal, foi trazida a Porto Alegre e, logo, encaminhada ao Hospital Dom Vicente Scherer na Santa Casa de Misericórdia, onde fez exames e tratamento.

 

O Pai Eterno, sempre bom com seus filhos e filhas, chamou Ir. Graciosa para ocupar a morada que lhe preparou junto a Ele, aos Anjos e aos Santos no céu, no dia 31 de dezembro de 2022, às 21h45min, no Hospital Santa Clara da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.  Sempre atenta e prestativa, Graciosa deu, então, seu SIM final a Deus para a celebração da sua ressurreição. Tinha 92 anos de idade e 70 anos de Vida Religiosa Consagrada na Congregação das Irmãs de São José.

 

Querida IRMÃ GRACIOSA,

tu partiste para a casa do Pai,

 mas continuas muito presente em nosso coração  pelo  testemunho de  vida

que nos deixaste de uma verdadeira Irmã de São José,

simples, atenciosa, delicada, acolhedora, disponível,  aberta aos apelos que o Senhor te fez  ao longo de tua vida, feita doação no serviço de Deus  e dos irmãos.

Agora, que estás gozando da plenitude da Vida,

roga a Deus por todos  nós, teus Familiares,  Irmãs de Congregação, enfermeiras e outras pessoas que te cuidaram, amigos e amigas

 que ainda estamos a caminho, para que, na fé  e no  amor,

sejamos fiéis ao chamado que  Ele nos faz cada dia, 

na vivência da missão que Ele nos confiou:

CONSTRUIR UNIDADE A SERVIÇO DA VIDA!

 

                                                           Porto Alegre, 01 de janeiro de 2023.