Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Carmelina Regina Slongo
Imagem da irmã

Carmelina Regina Slongo

Estrela de nascimento 29/12/1933
Cruz de falecimento 29/11/2023

Província da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil

 

 

IRMÃ MARIA VITORINA

 (Carmelina Regina Slongo)

 

* 29/12/1933

+ 29/11/2023

 

“A intimidade com o Senhor é uma exigência de nossa Vocação. A contínua busca de Deus faz crescer nosso olhar de fé, transforma nosso ser.”

 (Constituições das Irmãs de São José)

Irmã Maria Vitorina nasceu no dia 29 de dezembro de 1933, em Sananduva, Rio Grande do Sul.

Seus pais, Victorio Slongo e Catharina Luvizon, foram muito batalhadores e muito se dedicaram para dar aos filhos o necessário para uma vida digna e honesta.

 

Irmã Maria Vitorina recebeu o Sacramento do Batismo no dia primeiro de janeiro de 1933 e encontrando na família um ambiente de fé e oração, aos poucos, foi discernindo sua vocação. Ao perceber a voz do Senhor que a chamava para segui-lo na Vida Religiosa Consagrada, foi generosa na resposta. Assim, no dia 17 de dezembro de 1954, fez o primeiro engajamento na Congregação das Irmãs de São José, em Garibaldi. E a partir desse dia, ela compreendeu que sua missão era, em primeiro lugar, crescer na intimidade com Deus. Por isso, na sua vida como Irmã de São José, desenvolveu o gosto e a fidelidade à oração diária. Perguntada o que e como gostava de rezar, respondeu: “Gosto de rezar os salmos, o terço, minhas orações particulares e tenho muita facilidade de perceber a presença de Deus nas maravilhas da natureza”.

 

Os Retiros, os encontros comunitários, a participação na celebração Eucarística, a convivência alegre e dialogal, eram motivos de felicidade para Irmã Maria Vitorina e fazia questão de sempre participar e dar sua colaboração para que tudo se transformasse em mais vida para ela, para as Irmãs e para a Terra, nossa Casa Comum.

 

Irmã Maria Vitorina sempre enfrentou com paciência e serenidade as dificuldades encontradas na vida baseada na frase do Profeta Ageu: “Coragem, diz o Senhor, mãos à obra, pois eu estou com você”.

 

Como Religiosa, salientou-se pela generosidade no serviço e disponibilidade em fazer a Vontade de Deus. Era zelosa e vibrante no fazer e no ser.

 

Exerceu a função de professora em Marcelino Ramos, Flores da Cunha, Nova Pádua e Garibaldi. Sendo solicitada a auxiliar na missão em Mato Grosso do Sul, marcou presença alegre e ação cuidadosa nas cidades de Coronel Sapucaia, Dourados e Fátima do Sul.

 

Em 2004, ao completar 50 anos de Vida Religiosa Consagrada, assim se expressou no auge de sua felicidade: “É uma grande graça essa celebração. Imensa é minha gratidão a Deus, à Congregação e às Irmãs com quem convivi e delas aprendi a viver na compreensão, na alegria e no cuidado”.

 

Irmã Maria Vitorina acolhia as pessoas com um sorriso que lhe era espontâneo. Não se negava a nenhum trabalho. Na sua simplicidade e ternura, era pessoa feliz e verdadeira. Gostava de contemplar as belezas da natureza e dedicava-se com amor ao cultivo da terra. Costumava dizer que todo ser que respira louva a Deus e merece cuidado.

 

A mensagem que ela deixa para nós, Irmãs, é que espalhemos o perfume do amor de Deus não apenas por palavras, mas com o exemplo e atitudes.

 

Desde 2012, Irmã Maria Vitorina, necessitando de cuidados especiais de saúde, passou a integrar a Comunidade da Betânia, em Garibaldi e em 2022, foi transferida para a Casa Nazaré em Caxias do Sul de onde no dia 29 de novembro de 2023 foi ao encontro definitivo de Deus, sendo acolhida por tantas e tantas Irmãs de São José num abraço de amor eterno. Tinha 89 anos de existência e 68 de Vida Religiosa Consagrada.

 

Querida Irmã Maria Vitorina, descansa na luz de Deus a quem serviste, com generosidade, na missão e na acolhida a tantas pessoas pelos mais diversos lugares por onde viveste tua missão como Irmã de São José. Intercede, junto a Deus, pela Congregação, pelos teus familiares. Suplica a Deus para que tenhamos novas e generosas vocações para a Igreja e pelo bem do Povo de Deus. Obrigada por tua vida e teu testemunho.

 

Descansa em Paz.

Caxias do Sul, 30 de novembro de 2023.