Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Antenesca Michelin
Imagem da irmã

Antenesca Michelin

Estrela de nascimento 04/11/1940
Cruz de falecimento 30/12/2025

CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE SÃO JOSÉ DE CHAMBÉRY NO BRASIL

NÚCLEO BOM PASTOR

 

Irmã Antenesca Michelin

( Rosângela Maria) 

*04 de novembro de 1940.

+30 de dezembro de 2025.

 

“Ficai em mim e eu em vós ficarei, diz Jesus; quem em mim permanece há    

                                       de dar muito fruto!” (Jo. 5, 4s)

 

Antenesca, filha de Domingos Michelin e Vergínia Lazzari Michelin, nasceu em Pinhal- Município de Concórdia/SC, no dia 04 de novembro de 1940. Seus avós paternos e maternos vieram da Itália na década de 1890, para a Região de Caxias do Sul/RS. Seus pais tiveram 10 filhos. Dos oito, quatro filhos e quatro filhas. Apesar dos percalços, seus pais sempre procuraram educá-los nos princípios religiosos, éticos e culturais. Os filhos constituíram boas famílias, primando na busca da cultura, trabalho e dos verdadeiros valores. Antenesca, desde a infância foi aluna das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, em Joaçaba/SC. Apesar da grande admiração que tinha por elas, pois eram muito próximas da família e acolhedoras, nunca sentiu o desejo de segui-las na vocação, apesar de ser a vontade de seu pai.

Antenesca escolheu a vida religiosa aos 14 anos. Já residindo em Xanxerê, as Irmãs de São José a cativaram e ela aceitou o convite de estudar no Colégio, mesmo atrasando dois anos em seus estudos. Na época, as Irmãs realizavam a promoção vocacional e Antenesca sempre atenta, permanecia no desejo. Guardou no coração a doce lembrança que foi aos pés do altar de Nossa Senhora, fazendo a consagração como filha de Maria que sentiu o primeiro chamado. Logo se preparou, com muita oração e discernimento, veio para a comunidade de Pinhais/PR- Curitiba/PR para continuar seus estudos.

 Quando completou 16 anos, recebeu o convite da superiora provincial para entrar no postulado, no ano de 1956. Foi acolhida com alegria e amor pela mestra. Iniciou a formação com 25 companheiras. Recebeu lições sobre História da Igreja, formação bíblica, litúrgica e espiritual e tinha o precioso reforço semanal com os capelães.

 Terminando um ano de adaptação e convivência, solicitou a continuidade de sua formação no noviciado. Nesta etapa, ela se aprofundou nos assuntos alusivos à Congregação e se dedicava nos diversos trabalhos da casa e se divertia nos momentos de lazer.

 Foi um tempo forte, exigente, um aprendizado importante e rico, em preparação da entrega alegre, generosa e feliz de sua vida ao Senhor, pela Primeira Profissão, no dia 10 de fevereiro de 1959, recebendo o nome de Irmã Rosângela e mais convicta e consciente de sua opção de seguir Jesus Cristo, confirmou o Sim, pela profissão Definitiva, no dia 23 de fevereiro de 1964.

Irmã Antenesca iniciou sua peregrinação missionária, logo após a sua entrega ao Senhor, no 1º Engajamento No Colégio Nossa senhora de Lourdes-Curitiba/PR; Colégio Nossa Senhora Aparecida-Caçador/SC; Colégio São José-Paranaguá/PR; Colégio São José-Castro/PR, atuou como professora; Comunidade de Maria-Curitiba/PR, como secretária da CRB; no Colégio Nossa Senhora de Lourdes-Curitiba/PR, assumiu na Ação Social da Cúria Metropolitana, a pastoral da mulher marginalizada.

No ano 2000, recebeu um convite para compor uma comunidade brasileira, na França. De lá retornando, foi transferida para a comunidade Cenáculo em Inácio Martins/PR, para trabalhar na inserção. Em seguida, Irmã Antenesca integrou a Comunidade Provincial e na disponibilidade, aceitou prestar serviço à Congregação, como conselheira provincial; Na Comunidade Cristo Rei continuou no serviço de conselheira; Comunidade Sagrada Família-lapa/PR, atuou na pastoral de

jovens. Irmã Antenesca assim se expressou: “Sinto-me realizada e feliz de fazer parte integrante de uma Congregação que escolhi livremente e amei. É aqui que pretendo dar minha resposta à Trindade Santa que me criou, me quis e me consagrou para responder o chamado à vida religiosa consagrada e à missão.” Tinha como referência o lema “O que poderá me separar do amor de Cristo?” A riqueza da espiritualidade e carisma lhe deu força a continuar até o fim nesta caminhada. Ela superou as dificuldades, os limites, os obstáculos na oração, na contemplação da Palavra, na vivência da comunhão e da unidade e na convivência comunitária. Irmã Antemesa era piedosa, possuidora de muitos dons,.alegre, inteligente, disponível, gostava de cantar e cultivava laços fortes de união e amizade com sua família. Nas comunidades por onde Irmã Antenesca passou, deixou marcas de solidariedade, amor, companheirismo e alegria.

 Mensagem às jovens: “Vinde e vede!” Vale a pena arriscar, mas com a consciência tranquila e por motivação pura, na busca do Ser que preenche a vida. Tudo passa; o pior, o bom, o ótimo! Resta irmos em frente, em busca d’Aquele que se deixa encontrar!”

No ano de 2014, foi transferida para a comunidade Nossa Senhora de Lourdes para tratamento da saúde, necessitando de um acompanhamento médico e dos serviços da enfermagem.

No dia 30 de Dezembro de 2025, nossa querida Irmã Antenesca com 85 anos de idade e 66 anos de vida religiosa consagrada, Deus Pai a acolheu nos braços amorosos para morar com Ele em sua Casa e cantar por toda a eternidade as maravilhas que Ele realizou na sua vida e missão.                                                               

Querida Irmã Antenesca, na contemplação do Mistério Trinitário, interceda por nós Irmãs, família, Congregação, amigas/os e pela humanidade.           

                                            

ORAÇÃO A SÃO JOSÉ 

Lembrai-vos ó São José, que jamais se ouviu dizer

que alguém tivesse invocado

vossa proteção e implorado vosso auxílio

e não fosse por vós atendido/a.

Com esta confiança, dirigismo- nos à vossa presença.

A vós, com fervor nos recomendamos.

Enviai à Igreja, vocações sacerdotais,

Religiosas e leigas comprometidas com

a construção do Reino de Deus.

Olhai com solicitude para as nossas famílias

e Comunidades a fim de que guardemos.

com fidelidade, o dom da fé

e da consagração batismal, que nos une

a Cristo e nos coloca a serviço do seu Reino.

Não desprezeis as nossas súplicas,

mas dignai-vos   acolhê-las favoravelmente. Amém!