Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Angela Paulina Smiderle
Imagem da irmã

Angela Paulina Smiderle

Estrela de nascimento 26/06/1937
Cruz de falecimento 29/09/2022

PROVÍNCIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE SÃO JOSÉ DE CHAMBÉRY NO BRASIL

NÚCLEO SAGRADA FAMÍLIA

IRMÃ ANGELA PAULINA

(NAYR JOANNA SMIDERLE)

*24/06/1937

+ 29/09/2022

 

LEMA: “Eu te conduzirei pela mão. Isto te basta.”

 

 Aos 24 de junho de 1937, nasceu em Nova Pádua, Flores da Cunha, RS, a menina Nayr Joanna Smiderle. Seus Pais, Pedro Smiderle, líder comunitário, agricultor experiente na arte do cultivo de parreiras, e Paulina Reginato Smiderle, mulher dedicada à família, aos afazeres da casa, parceira de Pedro no trabalho da viticultura, eram pessoas de fé e compromisso. Educaram seus filhos, desde pequenos, na fé e no amor ao trabalho. Nayr foi batizada no dia 03 de julho de 1937, na Igreja Matriz de Nova Pádua. Foi crismada por Dom José Baréa, bispo da Diocese de Caxias do Sul, no dia 10 de janeiro de 1944.

Desde pequena, Nayr mostrou-se decidida e corajosa. Com muita liderança, tomava iniciativas, organizava brincadeiras para os manos e primos, sempre disponível para o serviço da casa. No colo da mãe, dizia: “Quando eu for grande, quero ser padre como o Padre Antônio”. Aí estava o germe de sua vocação. Chegada a idade escolar, frequentou o Curso Primário na Escola Sagrada Família de Nova Pádua. Em contato com as Irmãs de São José, Nayr sentiu o desejo de ser irmã como suas professoras.

Concluído o Curso Primário, expressou este desejo a seus Pais, que o acolheram com muita alegria, dando-lhe total apoio. Nayr foi levada por seus pais para o Juvenato de Garibaldi, em 1950. O tempo foi passando e ela estava, cada vez mais, segura de sua decisão.

Em resposta ao chamado, deu novo passo. Foi admitida ao Postulado, no dia 24 de fevereiro de 1955, e no dia 18 de dezembro deste mesmo ano, iniciou o Noviciado, recebendo o nome de Irmã Angela Paulina. Em 17 de dezembro de 1957, fez sua Profissão Temporária pelos Votos de Pobreza, Castidade e Obediência, consagrando-se a Deus, definitivamente, em 29 de janeiro de 1963. Após sua 1ª Profissão, assumindo com amor o lema que escolhera para sua vida: “Eu te conduzirei pela mão. Isto te basta!”, exerceu sua missão no Colégio São José de Caxias do Sul, onde cursou o Ensino Colegial Científico. Em 1960, foi transferida para a Comunidade do Hospital Pompéia onde cursou a Escola de Enfermagem, exercendo, ao mesmo tempo, a função de Enfermeira e Secretária do Hospital. De 1963 a 1965, exerceu sua missão como Enfermeira no Sanatório Partenon, em Porto Alegre, e em março de 1965, Irmã Angela Paulina cursou Pós-Graduação em Administração Hospitalar na Universidade de São Paulo (USP).

Nesta mesma época, em Porto Alegre, por iniciativa da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer, estava em construção o Hospital Santa Rita destinado a acolher, com qualidade e conforto, pessoas com câncer. Havia necessidade de alguém para acompanhar a construção do Hospital e organizá-lo para acolher os primeiros pacientes. Dom Vicente Scherer procurou as Superioras das Irmãs de São José com um pedido, quase ordem: “As Irmãs devem assumir o Hospital Santa Rita”. Irmã Angela Paulina foi chamada para esta função. Faltava um semestre para concluir o estágio da Pós-Graduação. De acordo com a Equipe de Estágio da Pós-Graduação, Dr. Pozzobon se comprometeu em acompanhar o segundo semestre do seu Estágio, em Porto Alegre. Em vista desta urgente necessidade, retornou a Porto Alegre para assumir o Hospital Santa Rita. Diz Ir. Angela: “Retornei para abrir o Santa Rita, Hospital novo, onde faltava tudo. Vim com muito entusiasmo, pois sabia que havia tudo por fazer e que era um grande desafio. Comecei organizando a parte da Enfermagem: prevendo pessoal, elaborando e executando o plano de treinamento, preparando escala, fazendo triagem, seleção e admissão, enfim toda a organização da Unidade de Enfermagem. Tudo precisava ser organizado a partir do nada, tanto na área da Enfermagem como no Setor de Pessoal, de Serviços, na administração e Farmácia. Algum tempo depois, foi designado um administrador e eu me detive na área de Enfermagem. O primeiro paciente foi internado em 29 de junho de 1967. Tinha câncer de esôfago. A Enfermagem estava desprovida de tudo, mas com criatividade e empenho, fomos buscando os meios necessários para dar-lhe o melhor atendimento possível. Com muito amor, grande força de vontade e alegria, procurávamos nutrir os pacientes com conforto e esperança, pois quando vinham para o Hospital traziam o estigma da morte. Além de acompanhar o paciente, fazia-se necessário orientar a família e os funcionários para que pudessem assumir, com fé e esperança, a dura realidade de risco e de limite de vida. Exerci minha missão no Hospital Santa Rita, durante doze anos.”

Ao deixar o Hospital Santa Rita, estava aberto o Concurso para Enfermagem, em nível Federal. Ir. Angela Paulina inscreveu-se, prestou exames com excelentes resultados. Imediatamente, foi designada para supervisionar e reorganizar a Enfermagem nos quatorze Postos de Saúde de Porto Alegre e da grande Porto Alegre. Com visão de futuro, espírito aberto, não viu apenas problemas, mas foi em busca de soluções, assumindo corajosamente a missão recebida. Em 1988, transferida para a Comunidade São José no Partenon, dedicou-se às pessoas com necessidades especiais. Integrou a Comissão de Formação Estadual e Nacional da Fraternidade Cristã dos Doentes, da qual foi Coordenadora Estadual, Conselheira Nacional, Assessora da Equipe Nacional e membro da Comissão Financeira Latino-Americana. Em 2011, integrou a Comunidade São Luiz assumindo o cuidado da saúde das Irmãs e a administração da casa, sempre procurando o bem-estar das Irmãs idosas que muito se dedicaram à missão na Congregação das Irmãs de São José. Todo seu agir tinha em vista a glória de Deus e o bem das pessoas.

De 2020 em diante, foi enfraquecendo, tendo sérios problemas de saúde, que lhe custaram, várias vezes, a internação hospitalar. Em 2022, foi ficando mais debilitada tendo que deixar totalmente suas atividades. No dia 29 de setembro, chegou o momento de Ir. Ângela Paulina tomar posse da morada que Deus lhe preparou e receber a coroa da vida eterna. Com 85 anos de idade e 65 anos de Vida Religiosa, entregou-se ao Pai no abraço da comunhão.

Irmã Ângela Paulina, somos muito agradecidas por sua generosa dedicação com os doentes nos hospitais, com a Fraternidade Cristã dos Doentes, e também, com nossas co-Irmãs. Goza, agora, as alegrias da eterna visão de Deus e intercede a Ele por teus familiares, que muito amaste, e por, nós, tuas Irmãs na Vida Consagrada e por vocações para a Congregação e para a Igreja, a fim de que o carisma da Unidade continue vivo, como Jesus pediu: “Que todos sejam UM como o Pai e Eu somos UM.” Descansa na paz do Senhor!

                                                                       Porto Alegre, 30 de setembro de 2022.