Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Notícia
24/04/2018
Alegria de Semear Esperança

O Projeto Semente  da Esperança, com sede em São José do Norte, celebrou dezessete anos de existência no dia 14 de abril, oferecendo à comunidade nortense um tempo de alegria e encantamento dos saberes  desenvolvidos e partilhados nos diferentes grupos e oficinas que o compõe.


Coordenado pelas Irmãs de São José, e tendo a Associação Beneficente São José como Mantenedora,   através de um trabalho diferenciado, o mesmo sempre contou com colaboradores, parceiros e familiares sinalizando a importância de um espaço de interação, reflexão e princípios evangélicos para formar cidadãos conscientes, participativos e engajados na construção da paz. 


Assim como outras unidades mantidas pela Congregação das Irmãs  de São José de Chambéry no Brasil, o Projeto surgiu em um tempo de grandes desafios e necessidades naquele município, em particular na periferia, motivado pelas Irmãs que compunham a comunidade e muitas que foram somando ao grupo  ao longo do tempo com o objetivo de “oferecer às crianças e adolescentes de quatro a dezessete anos formação para a participação e cidadania e desenvolvimento do protagonismo e da autoestima, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária, favorecendo o desenvolvimento de sociabilidades e prevenção de situação de risco social.”


Tal com o grão pequeno, escondido a missão/intuição inicial do Projeto foi crescendo e espalhando seus ramos. Desde então, são incontáveis as alegrias, aprendizados, desafios e sentimentos que se tornaram vida, perpetuando valores e gestos de solidariedade no passado  e num futuro próximo, no renovado desafio e comprometimento da Família Semente de Esperança e de toda a comunidade - a partir da base sólida construída através de quase duas décadas - dar continuidade sob nova coordenação e mantenedora.


A todos/as que em diferentes épocas responderam e respondem com fidelidade o compromisso assumido, que dedicaram e dedicam o melhor de seu ser e saber, no intuito de fazer da missão cotidiana um espaço de fé, vida e  aprendizado para a construção da unidade e da paz nossa reconhecimento e gratidão.


Irmã Arzila Pertile - Irmã de São José


“Semente da esperança, aqui chegou para cantar e encantar, veio trazer alegria para a sociedade, paz e muita igualdade. Acolhe toda a comunidade, seja bebê, criança, adulto ou idoso. Nos ajuda a interagir melhor com a sociedade, a conviver com as pessoas respeitando também a diferença da humanidade. O projeto nos ensina também que, se temos de esperar que seja para colher a semente boa que lançamos hoje no solo da vida. Se for pra semear, então que seja para produzir milhões de sorrisos, de solidariedade e amizade. Isso quer dizer que para colhermos o bem temos que plantar o bem. O projeto não é só um prédio onde já passou varias pessoas, sim ele é um prédio que já mudou varias vidas e ainda muda, que já se alegrou vários dias e ainda alegra, não é só um cubo-quadrado com varias pessoas dentro, é uma grande família, com diferentes classes, raças e gostos. Eu participo dele há uns 9 anos e nesse tempo todo eu vi varias pessoas saírem, mas depois fica com saudades voltando. Eu não vou pro projeto pra passar o tempo, eu vou para o projeto por que existe um grande esforço de coordenadores, administradores, funcionários e das Irmãs de São José, para que o nosso tempo seja muito bem gasto aqui dentro. Existe nele varias oficinas: culinárias, artesanato em madeira, zumba, violão, capoeira, basquete, vivencia, futsal, educação física e etc. O projeto é a minha família, a sua família a nossa.”  Darciane Terra 13 anos


“Queridas Crianças, queridos pais e familiares, caros monitores e funcionários, estimadas Irmãs, gostaria de estar com vocês hoje, mas estou em Aparecida. Assim, estou unido com a festa e dizer que minhas orações aos pés de Nossa Senhora Aparecida são nas intenções do Projeto Semente da Esperança. Agradeço, de coração a todos os que se dedicam ao projeto, que Deus os ilumine. Meu abraço, minha benção e boa festa a todos.”

                                                                                                                                                                 Bispo Dom Ricardo Hoepers









Galeria de imagens

(26 imagens)

Envie seu comentário

*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.
topo voltar