Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Notícia
06/02/2018
Encontro de Conselhos Gerais em Roma



De 4 a 8 de fevereiro, os Conselhos Gerais das Congregações das Irmãs de São José do Instituto, Lyon, Annecy e Chambéry – ILAC -, encontram-se reunidos em Roma, na comunidade das Irmãs de São José, conhecida como Casaletto. O evento internacional conta com a participação de 16 Irmãs e tem como finalidade a partilha da ordem da casa e do estado do coração, o estudo e reflexão de um tema relevante para as congregações, o apoio mútuo e o  vislumbrar possíveis projetos comuns ou formas de colaboração e entre ajuda na missão.

O tema de reflexão para este ano “passar de uma comunidade multicultural para uma comunidade intercultural”, é visto como uma oportunidade para revermos conceitos como cultura, enculturação, aculturação e inculturação. A exploração deste tema nos faz perceber que a maioria de nossas comunidades são mono ou multiculturais, mesmo que internacionais ou pluriculturais. Há todo um caminho de conversão da mente e do coração para chegarmos à formação de comunidades interculturais.


No primeiro dia de reunião, cada uma das quatro Congregações apresentou a realidade da Congregação, incluindo dados estatísticos; a caminhada realizada desde o encontro precedente ocorrido em 2015; as iniciativas na expansão missionária e deslocamento para as novas periferias urbanas e rurais; algumas preocupações e perspectivas para o futuro.


A partilha deu-se numa atmosfera de confiança, abertura, e atenção!

 





Galeria de imagens

(4 imagens)

Envie seu comentário

*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.
topo voltar