Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Memorial Saudades

Ignez Therezinha Mezzomo

 02/03/1932     21/07/2018




PROVÍNCIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE SÃO JOSÉ DE CHAMBERY NO BRASIL - NÚCLEO SAGRADA FAMÍLIA

 

                                                                               IRMÃ IGNEZ THEREZINHA MEZZOMO

                                                                                                                                              (Irmã Cáritas)                                   

                                                                                                                                              * 02/03/1932

                                                                                                                                              + 21/07/2018

 

                                                                                                       “TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE.” (Flp 4,13)

 

              Irmã Ignez Therezinha Mezzomo, filha de Pedro Mezzomo e de Maria Bianchi, nasceu em Caxias do Sul, no dia 02 de março de1932. Seus Pais tiveram 11 filhos. Em ordem cronológica, Ignez Therezinha é a 6ª filha. Seus Pais, profundamente cristãos, levaram-na à Pia Batismal, em 25 maio, na Capela de Nossa Senhora de Loreto e foi crismada  no ano de 1933, na Matriz Imaculada Conceição.


 Família abençoada com duas Irmãs Religiosas, Irmã Maria Cândida Mezzomo e  Ignez Therezinha Mezzomo da Congregação das Irmãs  de  São José, e um Sacerdote, Pe. Eugênio João Mezzomo, da Congregação dos Padres  Passionistas.


              A vocação de Irmã Therezinha despertou quando, numa viagem a Garibaldi, a menina Ignez viu algumas Irmãs de São José e sentiu vontade de ser como elas. Expressou seu desejo aos pais, mas o apoio da mãe para seguir a Vida Religiosa só veio após ter completado 14 anos.  ”Antes precisei cuidar dos irmãozinhos. Mas o que me levou mesmo a abraçar a Vida Religiosa, foi uma forte atração interna de fazer o bem.” Assim nos disse Ignez.


Irmã  Ignez Therezinha iniciou sua caminhada de formação  para  a Vida Religiosa, aos 14 anos, quando entrou para o Juvenato no Convento São José, em Garibaldi.


             Em 22 de fevereiro de 1950, foi admitida ao Postulado. Em 15 de dezembro de 1952, emitiu os votos  temporários de Pobreza, Castidade e Obediência. E, aos 11 de fevereiro de 1955,   fez sua  Consagração Definitiva.


           Irmã Ignez Therezinha, em sua vida de Consagrada, sempre teve muito presente o carisma da Irmã de São José e, assim, se expressa: “Busco a unidade pessoal num Tu a tu com Deus, intensificando minha relação íntima com Ele e a unidade com todo o querido próximo, vivida com gestos fraternos de bem-querer, respeito, ajuda mútua, escuta e valorização da pessoa do outro.


          Sempre amei a vida comunitária e a considerei como um elemento indispensável, privilegiado para minha realização como consagrada. Não faltaram desafios, mas a graça divina, em mim, sempre foi maior. Um evento que muito me ajudou a crescer, lutar e viver com alegria, foi a ordenação presbiteral de meu mano, Pe. Eugênio João, no mesmo dia do Jubileu de Ouro dos meus Pais.       


       Para estar a serviço, Deus me deu o dom de ensinar, o que fiz, como professora, durante 30 anos, e o dom de ajudar o povo na Pastoral durante mais 35 anos. A graça de Deus sempre me impulsionou, mas também, muitas  pessoas que passaram por minha vida me ajudaram a superar minha timidez e insegurança. Agradeço as manifestações de amor, apreço e apoio de minha família e familiares e, principalmente, do mano Pe. Eugênio.”


            Concluída sua formação acadêmica fundamental, cursou Pedagogia,  com especialização em Administração Escolar. Cursou também Teologia de Férias e participou de Projetos de aprofundamento da Espiritualidade das Irmãs de São José.


            Exerceu sua Missão como educadora em Montenegro, Caxias do Sul, Veranópolis e São Francisco de Paula.


            Após sua aposentadoria, como sempre desejou, dedicou sua vida em lugares mais carentes: Brochier, Jaquirana e São José do Norte.


            Irmã Ignez Therezinha sempre teve um carinho especial pelos pobres. Em seus últimos anos, dedicou-se à Pastoral na Comunidade Nossa Senhora da Conceição, da Paróquia Nossa Senhora da Saúde de Teresópolis, animando a Liturgia e a Catequese da Iniciação da Vida Cristã.       

 

Assim falou Irmã Ignez Therezinha: “Foi, em São José do Norte, na Pastoral, na alfabetização de adultos, no atendimento aos lugares do interior do município, como orientadora de Catequese e ministra da Palavra e da Eucaristia e no acompanhamento de Leigos e Leigas do Pequeno Projeto, que mais me senti realizada como Irmã de São José. Vivi belas experiências, alegrias e esperanças. Em tudo, sempre encontrei luz e força na Eucaristia e no exemplo da Sagrada Família: Jesus, o centro único de minha vida, Maria, a Mãe terna e solícita e São José, o bom Pai e protetor  que me ajudaram a viver a paixão por Deus e pelos mais pobres”.


O ser religioso de Irmã Ignez Therezinha foi marcado pela simplicidade, delicadeza, alegria, doação generosa, disponibilidade e zelo apostólico. Foi sempre muito amada em todos os lugares por onde passou, deixando saudades nos corações  que muito amou.


            De saúde frágil, encontrou dificuldades com relação à saúde: controle da Síndrome de  Sjogren, enfisema, embolia e outras complicações pulmonares. Mas em toda a doença manifestou sentimentos de serenidade, de aceitação, de entrega e oferta a  Deus, unindo-se aos sofrimentos de Cristo. Expressava seu abandono repetindo: “Entrego-me nas mãos de Deus para o que Ele quiser, como quiser e quando quiser”. Ao longo de sua enfermidade,  recebeu todos os cuidados das Irmãs, dos Médicos e da Equipe de Enfermagem.  Ao agravar-se seu estado de saúde, foi internada no Hospital Ernesto Dornelles, vindo a falecer no dia 21 de julho de 2018, aos 86 anos de idade e 66 anos de Profissão Religiosa. Mais uma vez, o Deus da Vida te chamou, Ignez Therezinha, e, agora, para ocupares o lugar que Ele preparou para tua morada eterna.

 

QUERIDA IRMÃ IGNEZ THEREZINHA,

O Senhor te escolheu, te chamou e te enviou para estar a serviço do Reino de Deus.

Tu te sentiste mais Irmã de São José trabalhando com os pobres,

os preferidos de Deus.

Agora, acolhida no abraço eterno do Pai, roga por nós, tuas Irmãs de Congregação,

teus Familiares, teus amigos e amigas, as cuidadoras, enfermeiras e médicos

que cuidaram de ti em tua doença,

e por todos aqueles que fizeram parte de tua vida,

para  que, a teu exemplo,  tenhamos um coração aberto e

sensível  às necessidades de nossos irmãos menos favorecidos.

 

                                   Porto Alegre, 21 de julho de 2018.                                                                                    






topo voltar