Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Memorial Saudades

Angela Theresa Parizotto

 28/08/1922     11/02/2017



PROVÍNCIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE SÃO JOSÉ DE CHAMBÉRY NO BRASIL

Núcleo São José

                                                           Nome Civil: Angela Theresa Parisotto

                                                                   Nome Religioso: Ir. Jerônima

 

*Nascimento:  28/08/1922

+ Falecimento: 11/02/2017

                                      

                        “Tudo posso naquele que me fortalece”. (Fil 4,13)

             

 

            Na família de Jerônimo e Maria Luiza Spada Parisotto, lá em Pinto Bandeira, município de Bento Gonçalves no dia 28 de fevereiro de 1922, nasceu Angela. De uma família bastante numerosa, 11 irmãos; sendo Ir Angela e Ir Rosa, consagradas a Deus. Família que cultivava valores de fé, alegria e respeito para com todos.  A família era marcada por um clima de muita paz e compreensão entre todos. Sempre participavam da vida de comunidade e das atividades cristãs. Os pais educaram os filhos de forma cristã, aprendendo a cuidar, respeitar e valorizar tudo o que era sagrado. A oração do terço e outras devoções populares, ganhavam destaque na vida da família.


            Neste ambiente próprio para o despertar da vocação, Angela se sente motivada a seguir Jesus Cristo na Vida Religiosa e em 25 de fevereiro de 1940, ingressa no Convento São José em Garibaldi/RS para a etapa do postulado, em 17 de outubro do mesmo ano, inicia a etapa do Noviciado e no dia 18 de outubro de 1941 faz seus Primeiros Votos, vindo a entregar-se definitivamente a Deus e aos irmãos com sua Profissão Definitiva como Irmã de São José, no dia 18 de janeiro de 1947.


Na caminhada de formação destaca a bondade, a atenção, o carinho e cuidado das Irmãs para com as jovens em formação.


            Ir. Angela sempre foi uma pessoa muito atenciosa, simples, acolhedora, dedicada nos serviços prestados. Exerceu trabalhos nas diferentes localidades: Colégio São José em POA, Cacique Doble, Passo Fundo, Lagoa Vermelha, todos esses lugares no RS. Cozinheira exímia durante 50 anos, sempre cuidadosa com a boa alimentação para que as Irmãs pudessem prestar mais e melhor serviço aos outros. Trabalhou sempre com muita dedicação e amor. Experimentava grande alegria quando as Irmãs apreciavam e elogiavam seus pratos. Fez do fogão seu altar e das panelas sua vida para encher do amor de Deus. Sofria porque todo o dia tinha que pensar o que colocar nas panelas e para tanta gente e na época, as condições não eram tão abundantes. Mas a coragem e a graça de Deus nunca falharam. Era profundamente agradecida a todas as pessoas que colaboraram neste serviço.


            Ir. Angela vivia em grande intimidade com Jesus Eucarístico, sempre valorizou e participou ativamente da vida comunitária. Lia e rezava com a Palavra de Deus. Encontrava muita força no versículo que diz: “Tudo posso naquele que me conforta”. Dava atenção cuidadosa ao testemunho de vida das pessoas, pois dizia que de belas palavras estamos cansados. Mantinha um olhar voltado para as necessidades dos mais pobres, como não podia mais ir até eles, enviava suas orações. Dizia: “Só Deus é tudo para nós. A vida é breve. Vamos vivê-la bem junto de Deus e na congregação”.


            Com suas forças diminuindo e necessitando de cuidados especiais, passa a integrar a Comunidade São José do Patrocínio em 2010. Nesta comunidade ajudava e contribuía sempre, dentro de suas possibilidades.


            Aquele que sempre a confortou em vida, veio buscá-la no dia 11 de fevereiro de 2017 e Ir. Angela, serenamente, partiu ao seu encontro, contando com 94 ano de vida e 75 anos de Vida Religiosa Consagrada, como Irmã de São José.


            Querida Ir. Angela, somos agradecidas a Deus por termos tido a oportunidade de conhecer e conviver com sua pessoa. Obrigada por tantos gestos de carinho, doação e dedicação prestados a nós, Irmãs de São José. Obrigada pelo seu testemunho de vida simples, humilde, fiel, coerente, escondido e no anonimato, próprio de uma Irmã. Receba de Deus a recompensa de sua vida de doação e serviço entre nós. Junto de Deus, olhe para os desejos de seus familiares e amigos, interceda pelas necessidades da Província e Congregação das Irmãs de São José. Que a seu exemplo, vivamos de forma simples e desprendidas, pois a vida é breve.


            Ir. Angela, após missa de corpo presente celebrada na Capela da Funerária Sagrada Família, foi sepultada no Jazigo das Irmãs de São José, no Cemitério Santa Clara em Vacaria/RS.

 

 

 

 

 

                         Vacaria/RS, 11 de fevereiro de 2017.

 







topo voltar