Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Memorial Saudades

Irmã Maria Clelia Leal Boff

 12/02/2019     11/11/2016



 Congregação das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil  

Núcleo São José                                      


                                                                                     “Tudo posso Naquele que me conforta”. (Fil 4,13)

 

 

 Ir. Maria Clelia Leal Boff nasceu em Bom Jesus - RS. A família constituiu-se dos pais, Ernesto Boff e Nair Leal Boff, mais 9 filhos sendo 5 homens e 4 mulheres.  Herdou da família a vida de oração, de fé, senso de justiça e honestidade.  Neste espaço sagrado do lar, sempre acompanhou seus pais nas orações diárias do terço, Ladainhas de Nossa Senhora e muitas outras devoções. Participar das celebrações da comunidade, da catequese, dos encontros de famílias era motivo de festa e encontro com Deus. Ambiente de espiritualidade até nas pequenas coisas do dia a dia. O sentido da entrega e serviço para com todos, principalmente os mais necessitados foi amadurecendo na Irmã Clelia o chamado para uma vida diferente das muitas jovens de sua época.


  Com a idade de 13 anos foi para o Juvenato em Garibaldi - RS. Tempo de muitas descobertas, amizades e de intimidade com o Senhor. Seguidamente repetia em suas orações: “Se este for o caminho preparado para mim, quero ser fiel e fazer tudo para segui-lo com generosidade e doação total”. Com alegria e grande determinação, no dia 26 de fevereiro de 1947, ingressou no Postulado e no mesmo ano, em dezembro, iniciou o Noviciado. Fervorosa e decidida fez a Primeira Profissão em 9 de dezembro de 1948 e professou definitivamente em 09 de dezembro de 1953. “Minha vocação a devo aos meus pais pelo grande respeito e admiração que tinham pelas pessoas que queriam ser todas para o querido próximo”.  Em tudo procurava ser elo de comunhão. Tinha na Eucaristia a fonte que a fortalecia no dia a dia.


 Ir. Clelia exerceu sua primeira experiência de educadora na escola Nossa Senhora Auxiliadora, em Porto Alegre. O Senhor a esperava para outra missão, missão esta a exigir tudo, até em deixar a própria pátria, pais, parentes e sua Província.  Parte para a Missão na França e nos seus escritos assim se expressa: “Aceitei a missão na França, porque as Irmãs que lá estavam eram poucas. Lá me dediquei aos cuidados das crianças, dando a elas muito amor, como se fossem meus filhos. Os 20 anos passados em Chambéry foram muito significativos e importantes na minha vida e missão como Irmã de São José. Sempre agradeço a Deus o dom da vida e por ter doado esta vida em favor dos pobres e doentes, pessoas simples que muito me ensinaram. Caminho iluminada pela frase: ‘Tudo posso naquele que me conforta’ (Fl 4,13). Rezo pela humanidade toda, porque vejo que existe muita fome e sede de Deus”.


            De volta para o Brasil continuou sua missão como educadora no Colégio São José em Caxias do Sul. Motivada para estar junto dos menos favorecidos é enviada para a Bahia, onde exerce a missão nas comunidades de Eunápolis, Teixeira de Freitas, Itabela, Posto da Mata, Feira de Santana, Antônio Cardoso e São Mateus - ES. Dedicava-se inteiramente na catequese, alfabetização de adultos, secretaria paroquial, pastoral popular. Dizia com alegria estampada em seu rosto: “Acredito que vivendo bem o Carisma e a vida comunitária, a Vida Religiosa encontra seu lugar neste mundo e em qualquer serviço”.


            Em 2010, sentindo suas forças diminuírem, passa a residir na Comunidade do Patrocínio em Vacaria, para cuidar da sua saúde. Dizia para as Irmãs: “De momento sinto-me pequena e sem condições para ajudar nos serviços da casa e da Província, mas Ele sabe até ondo posso ir e fazer. Eis-me aqui, Senhor, faça-se...”


Irmã Clelia, deixa para todos nós o testemunho de desprendimento, amor ao próximo, alegria de servir, generosidade, confiança em Deus.


No 11 de novembro, partiu serenamente para viver sua vida definitiva com Deus. Tinha 86 anos de idade e 67 de Vida Consagrada a Deus, como Irmã de São José.


Querida Irmã Clelia, te amamos muito quando estavas junto a nós ou em terras distantes. Hoje que estás toda em Deus, interceda pela nossa Congregação, familiares, parentes e por todos os que foram contemplados com tua generosa pessoa. Fique na paz do Senhor! Obrigada por tudo!


Irmã Clelia, após missa de corpo presente celebrada na Capela Funerária Sagrada Família, foi sepultada no Cemitério Municipal Santa Clara no jazigo das Irmãs de São José, em Vacaria - RS.

                        

                                                                                                                                                   Vacaria – RS, 11 de novembro de 2016.





topo voltar