Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Memorial Saudades

Irmã Benilda Giacomet (Cely Olívia Giacomet)

 28/03/2026     18/10/2016



CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE SÃO JOSÉ DE CHAMBÉRY NO BRASIL

 

 

                                                                                           Vida de Irmã Benilda (Cely Olívia Giacomet)

 

                                                                                                                             * 28/03/1926

                                                                                                                             + 18/10/2016

 

Padre Jean Pierre Médaille deu à nossa Congregação o nome de São José para que, a seu exemplo, vivamos, entre nós e no serviço do próximo, relações de simplicidade e de cordial caridade.


Esse número das Constituições das Irmãs de São José foi luz e força para a vivência de relações fraternas e solidárias de Irmã Benilda que nasceu em Caxias do Sul no dia 28 de março de 1926. Era filha de Rogério e Lúcia Ceccon Giacomet que assumiram construir um lar cristão e testemunharam a fé em gestos concretos.


Quando tinha um mês, foi batizada e aos 10 anos foi crismada na Paróquia Santa Teresa em Caxias do Sul. Durante sua vida, Irmã Benilda manteve e cultivou um grande amor aos familiares. Sentia-se muito bem na relação com eles e era muito bem quista por todos. Faziam questão de receber sua visita nas férias da Irmã.


Desde cedo, Irmã Benilda aprendeu a escutar a Deus e às pessoas. Foi assim que, aos 17 anos, ouviu do Senhor o chamado para segui-Lo na Vida Religiosa Consagrada que, na fé e no amor, respondeu generosamente, entrando na Congregação das Irmãs de São José em Garibaldi.


Dia 10 de outubro de 1943, começou a etapa do Noviciado e, no dia 19 de outubro de 1944, entregou-se totalmente a Deus, fazendo seu primeiro engajamento na Congregação das Irmãs de São José.


Exerceu suas atividades apostólicas e profissionais como professora na Escola Santa Joana D’Arc em Rio Grande, na Escola São José de Flores da Cunha e Creche Nossa Senhora Auxiliadora em Porto Alegre. Era amante da música e tinha mão de artista, fazendo belos cartazes. Residiu também nas Comunidades do Hospital Psiquiátrico São Pedro, Madre Teodora e Machado de Assis, em Porto Alegre em tratamento de Saúde e período de descanso.


Em 2007, passou a residir na Comunidade da Betânia em Garibaldi. Cultivava devoção especial ao Sagrado Coração de Jesus, a São José e a Maria, Mãe de Jesus e nossa. Muito tempo Irmã Benilda passava na Capela em oração. Gostava de rezar os salmos de confiança e contemplava os textos do Evangelho que apresentam Jesus junto às pessoas, ensinado às multidões e realizando curas. O que deixava Irmã Benilda feliz, no próprio dizer dela, era viver em paz, sabendo respeitar os outros no seu diferente. Nos momentos de lazer gostava de cantar com as Irmãs da comunidade.


Tinha consciência de seus limites e sofrimentos. Procurava conforto e perseverança no bem junto ao Senhor na oração, na partilha de vida com as Irmãs e nos Sacramentos da Eucaristia e Penitência.


Na sua simplicidade de vida e transparência na ação, deixava transbordar de seu coração o amor à vida e à Vocação através da poesia. A muitas pessoas encantou escrevendo e divulgando suas motivações de vida feliz com seus escritos.


Perguntada o que gostaria de dizer às jovens vocacionadas à Vida Religiosa, respondeu: “Que todas se amem e amem também as Irmãs, especialmente as de mais idade e aprendam delas a sabedoria de bem viver”.


Às Irmãs quero dizer que procurem realizar a vontade de Deus e não a própria. Coloquem no centro de todas as realizações, projetos e decisões, Jesus Cristo. Às vezes é fácil trocar e achar que nós somos o centro.


Querida Irmã Benilda, aos 90 anos, partiste para a casa do Pai. Junto de Deus, intercede por todas nós, Irmãs de São José. Que saibamos viver na fidelidade e na dinamicidade nossa Vocação que nos desafia a construir a Comunhão. Que Jesus Cristo seja a razão do nosso viver e da nossa missão. Pede ao Senhor da Messe que nos envie Vocações generosas e autênticas. Ajuda-nos a construir um mundo de paz e de fraternidade, que era teu grande sonho enquanto conosco vivias. Ajuda teus familiares a viverem felizes e na paz do Senhor.


Descansa no Senhor.





topo voltar