As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.

Leia a nossa Política de privacidade na integra.
Aceitar e fechar
Província das Irmãs de São José de Chambery
translate
Português
English
Español
Sisters of Sainth Joshep
CSJ India
CSJ Bufalo
 

Momento histórico comemora 30 Anos de Romaria das Capelinhas

Com a participação de caravanas de dezenove municípios da costa doce e região carbonífera, além romeiros de Porto Alegre, Canoas, São Paulo, Caxias do Sul e Antônio Prado, a cidade de Guaíba viveu no último sábado(26.10) um momento...

Notícias da Província
Conteúdo próprio

30.10.2024 - 00:57:49 | 3 minutos de leitura

Momento histórico comemora 30 Anos de Romaria das Capelinhas

Com a participação de caravanas de dezenove municípios da costa doce e região carbonífera, além romeiros de Porto Alegre, Canoas, São Paulo, Caxias do Sul e Antônio Prado, a cidade de Guaíba viveu no último sábado(26.10) um momento contagiante de fé e emoção. Para comemorar 30 Anos da Romaria das Capelinhas de Nossa Senhora todas as paróquias do Vicariato enviaram delegações para este grande momento de devoção e espiritualidade. A romaria iniciou na sexta-feira com a caminhada noturna que reuniu mais de quinhentas pessoas, percorrendo em seis horas de caminhada a distância de 21 quilômetros entre o bairro Bom Retiro até a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, com intensa presença e animação da juventude.

A história romaria iniciou no ano de 1995, com o propósito de realizar uma celebração com as famílias que recebiam em suas casas as Capelinhas de Nossa Senhora. A primeira caminhada começou na comunidade São Francisco, passando pela Igreja Nossa Senhora de Fátima, na BR 116, e seguiu até a Paróquia Nossa Senhora do Livramento onde aconteceu a primeira missa da Romaria das Capelinhas.

“Com Maria, caminhando com fé e esperança”, foi o lema que mobilizou neste ano os milhares de fiéis. O Prefeito de Guaíba Marcelo Maranata afirmou que “é hora de renovar a esperança diante da tragédia que atingiu o Rio Grande do Sul e que provocou tanta morte e destruição. A espiritualidade é capaz de reanimar as famílias para a retomada e a reconstrução. Agradeço a Deus porque nossa cidade é abençoada com a Romaria das Capelinhas”.

A Coordenadora da Romaria das Capelinhas, Ir. Nilva Dal Bello, destacou que a celebração dos 30 Anos da romaria foi um momento contagiante. “Nossa Senhora é capaz de reuniu o povo de Deus, porque ela significa a proteção, o amparo e o cuidado. Ela nos reúne e nos ensina que precisamos cuidar uns dos outros, como gesto de compaixão e solidariedade”. Ao longo de três décadas, a romaria foi uma resposta as dores do povo, pedindo atenção e exigindo ação das autoridades públicas para salvar vidas. “Uma das vitórias foi a construção do viaduto da BR 116, onde havia ocorrido centenas de mortes. Pedimos que Deus inspirasse as autoridades e cobramos atitude, até que o viaduto foi construído e muitas vidas foram salvas”.

Após a concentração das delegações na tarde do sábado, em frente a Prefeitura Municipal, as ruas da cidade foram tomadas por peregrinos que seguiram caminhando, cantando e rezando, em sintonia de fé com os moradores e os trabalhadores do comércio. A missa da romaria foi presidida pelo Bispo Referencial do Vicariato de Guaíba, Dom Odair Miguel Gonsalves dos Santos, no Parque da Juventude, que foi ornamentado com centenas de capelinhas e as camisetas que contaram a história dos 30 Anos. Ele enalteceu o trabalho das animadoras de Capelinhas, que formam comunidades vivas de oração e de caridade. “Assim como a multidão devota de Nossa Senhora, uma multidão seguia a Jesus porque ele era luz e segurança. As capelinhas são essa força animadora da fé e da esperança”.

Ao final da celebração na Praça da Juventude, foi anunciada a continuidade deste movimento de fé com a próxima romaria em outubro de 2025, que terá como tema “Com Maria, peregrinos da esperança, no caminho da paz”.

Mais Notícias da Província