As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.

Leia a nossa Política de privacidade na integra.
Aceitar e fechar
Província das Irmãs de São José de Chambery
translate
Português
English
Español
Sisters of Sainth Joshep
CSJ India
CSJ Bufalo
 

LEIGOS E LEIGAS DO PEQUENO PROJETO ASSUMEM COMPROMISSO EM JOAQUIM GOMES (AL)

Leigos e Leigas do Pequeno Projeto
Conteúdo próprio

20.10.2026 - 13:58:00 | 3 minutos de leitura

  LEIGOS E LEIGAS DO PEQUENO PROJETO ASSUMEM COMPROMISSO EM JOAQUIM GOMES (AL)

Nos dias 17 e 18 de outubro, em Joaquim Gomes, Alagoas, aconteceu a celebração de compromisso de 11 Leigos e Leigas do Pequeno Projeto (LLPP), que assumiram o propósito de viver o carisma e a espiritualidade da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry, fortalecendo a missão de fé, fraternidade, solidariedade e serviço ao próximo.

A celebração foi realizada na Igreja Matriz de São José Operário, no domingo, dia 18, e presidida pelo pároco local, Padre Luiz Sampaio. Estiveram presentes a Irmã Arzila Pertile, Conselheira Provincial, delegada pela Provincial, Irmã Maria da Consolação Rocha Coelho, e as Irmãs Maria Tereza Dal Lago, Vilma de Oliveira e Vanda Reis. A comunidade paroquial, familiares e amigos participaram desse momento, marcado pela alegria, gratidão, simplicidade e pelo sentimento de pertença à espiritualidade e ao carisma da Congregação.

Como preparação para a celebração, o grupo participou de um retiro, vivido como um tempo de graça, silêncio fecundo, partilha e escuta, em sintonia de preces e corações com toda a Província.

A Congregação das Irmãs de São José de Chambéry, fundada em 1650, na França, tem suas raízes no Pequeno Projeto, inspirado pelo Padre Jean-Pierre Médaille. Ao longo dos séculos, sua missão se expandiu por diferentes partes do mundo, promovendo a unidade, a fraternidade e o cuidado com os mais pobres e necessitados.

Em Joaquim Gomes, as Irmãs chegaram em 1987 e, desde então, desenvolvem diversas atividades junto às comunidades, contando também com a participação de leigos e leigas que compartilham o mesmo carisma e se comprometem com a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Os 11 novos integrantes — Genoveva Lourenço da Silva, Ana Cristina de Araújo Carvalho, Amaro Antônio da Silva, Maria José da Silva, Luciene Maria da Silva, Wemerson Carlos Andrade da Silva, Amara Ribeiro da Silva Santos, Josefa Maria dos Santos, Elenir de Melo Nascimento dos Santos, Valdir Paulino da Silva e Cicera Alves da Silva Omero — assumiram o compromisso de cultivar o amor a Deus e ao próximo, a vida de oração, o serviço aos mais necessitados, a simplicidade, a humildade, os vínculos fraternos e a transformação da realidade à luz do Evangelho.

A acolhida desses novos membros fortalece a presença dos Leigos e Leigas do Pequeno Projeto e renova a esperança de uma missão cada vez mais compartilhada entre religiosas e leigos, unidos na vivência do carisma e no serviço à Igreja e à sociedade.

Como expressa o grupo LLPP de Joaquim Gomes: “Viver a espiritualidade e o carisma do Pequeno Projeto, legado pelo Pe. Médaille, é acreditar que grandes transformações começam através de pequenos gestos de amor, serviço e solidariedade ao querido próximo”.

Somos imensamente agradecidas e agraciadas pela vida doada de cada leigo e leiga, pelo bem realizado na Igreja e junto aos mais necessitados, em unidade com a Congregação das Irmãs de São José.

Que São José acompanhe e fortaleça essa caminhada, para que cresçam cada vez mais na unidade, na fé e no compromisso missionário.

São José, providenciai!

Mais Leigos e Leigas do Pequeno Projeto