Ícone do menu
Inicial Noticias Irmã Marina de Melo Vasconcelos
Noticias

Irmã Marina de Melo Vasconcelos

Imagem destaque da notícia

 

40 anos de Vida Consagrada

 

João Raimundo Coutinho*

Singeleza, alegria, descontração, acolhida.

Assim foi a comemoração dos 40 anos de consagração para serviço a Deus e aos irmãos, particularmente os mais carentes, da irmã Marina de Melo Vasconcelos.

 

 

Realizada em 19 de março passado, dia de São José, data escolhida a propósito, já que irmã Marina pertence à Congregação religiosa das Irmãs de São José de Chambéry, cuja missão é defender os Direitos, sustentar a Justiça e promover a Vida.

 

Todos os que conhecem Irmã Marina sabem que tanto em suas ações quanto em suas falas ela segue fielmente os princípios defendidos por sua Congregação.

 

Comemoração singela porque realizada com uma feijoada leve e saborosa, servida após uma breve cerimônia de orações, cantos e uma fala sobre a Instituição das Irmãs de São José de Chambéry e a trajetória de vida e serviços de Irmã Marina.

 

A alegria, já natural pelo fato de que as pessoas amigas de Irmã Marina se mostravam felizes por estarem compartilhando de sua celebração, foi acrescida por Gerson, simpático e comunicativo cantador e violonista que com seu sotaque bem mineiro levou muita gente a cantar e brincar. Por isso mesmo, do início ao fim da festa, reinou a descontração.

 

E muito importante foi a acolhida, pois Irmã Marina, ao propor essa singela comemoração ressaltou que queria realizá-la principalmente entre os desfavorecidos em situação de rua, aos quais ela vem prestando serviço há muito tempo junto a diversas comunidades de voluntários e, particularmente, na Comunidade Acolhedora Santa Cecília, em São Paulo, no bairro e entorno da paróquia do mesmo nome.

 

Enfim, essa singela, alegre, descontraída e acolhedora comemoração refletiu a espiritualidade de Irmã Marina e foi possibilitada pela contribuição da própria homenageada, de amigos, da sua Congregação, da Comunidade Acolhedora Santa Cecília e,  particularmente, da Casa de Oração do Povo de Rua, coordenada pelo padre Lancelotti que gentilmente cedeu o espaço, escolhido por seu simbolismo na dedicação aos homens e mulheres carentes em situação de rua, causa a que Irmã Marina tanto se dedica**.

 

 *  João R. Coutinho é pai da conhecida jornalista da Globo, Maju Coutinho. Todas as 4as. feiras, ele e esposa são assíduos no grupo que prepara Café da Manhã para pessoas em situação de rua, na Comunidade Acolhedora Santa Cecília.

 

 ** Não foi uma festa pequena. Além das pessoas em situação de rua que foram servidas, juntou muita gente amiga colaborando, cozinhando e servindo. Ao todo envolveu cerca de 400 pessoas. 

Galeria de imagens

Comentários

Marcela Mussatto

31/03/2023

Olá, tudo que fizerdes a um menor dos meus, é a Mim que... parabens pela ação


Envie o seu comentário

*Campos marcados com barra são de preenchimento obrigatório.