Ícone do menu
Inicial Noticias Interculturalidade
Noticias

Interculturalidade

Imagem destaque da notícia

As comunidades Sagrada Família, da Lapa, e Maria Auxiliadora, de Mariental, buscamos promover a sensibilização da riqueza da diversidade, considerando a cultura que cada Irmã traz em si como herança familiar. Reconhecemos os benefícios desse pluralismo cultural que enriquece a comunidade.

Ao prepararmos o "Momento de Oração" sugerido pela Comissão de Interculturalidade da Congregação, despertou em nós o "sonho" de entrar em contato com a comunidade de "Porteiras", da Paróquia Imaculada Conceição de Mariental. Nesta comunidade, já havíamos iniciado um trabalho de resgate da Sabedoria dos antepassados aplicada à saúde das famílias Quilombolas. Assim, escolhemos o dia da Interculturalidade para celebrar nossa riqueza cultural com essa comunidade, com o intuito de viver a Unidade na diversidade.

 

Animadas e com muita alegria, fomos até a comunidade Porteiras no dia 21 de maio e participamos da celebração do Culto Dominical. Após a reflexão sobre o Evangelho da Festa da Ascensão, feita pelo Ministro da Eucaristia da comunidade, ressaltamos a frase da leitura: "Foi a eles que Jesus se mostrou VIVO" (At 1, 3) e do Evangelho: "Estarei convosco todos os dias" (Mt 28, 20). Em seguida, colocamos o sentido de nossa presença como Irmãs de São José e da decisão do Capítulo Geral de 2021 que nos pede "considerar... respeito pelas identidades culturais e tradições".

As Irmãs presentes se apresentaram nas culturas que trazem em si, vivenciaram na família e agora compartilham como ISJ na vida de comunidade.

As pessoas presentes ficaram muito atentas, agradeceram e manifestaram alegria. O ministro da comunidade, sr. Benedito, compartilhou porque São Sebastião é o padroeiro da comunidade de Porteiras.

Duas famílias ofereceram um saboroso almoço.  Após a refeição, houve uma conversa animada através da partilha e complementos, o que despertou no grupo, em especial em Dirce, ministra da Eucaristia, o desejo de resgatar a cultura dos antepassados para reconstruir o NOVO - HOJE. Trouxeram à memória fatos, acontecimentos e nomes de pessoas que participaram na construção desta comunidade de Porteiras. Até o nome tem significado: era ponto de passagem e descanso das tropas que vinham de Viamão e aí pernoitavam, sendo acolhidas pelos moradores.

Nós, Irmãs, fomos estimulando a partilha. A comunidade de Porteiras é hospitaleira há mais de 140 anos e não há registro de sua Memória Histórica. Isso trouxe alegria e entusiasmo para o grupo.

Surgiu aí uma sementinha: despertou neles o "sonho-desejo" que a gente tem esperança e sonha que haja continuidade, pois têm o histórico da época da escravidão negra passando pelo "Cerco da Lapa" no qual alguns deles lutaram.

Animamos o grupo para que registrem os relatos, narrativas que tiverem acesso e culminem com uma celebração festiva. Oferecemos nosso apoio e ajuda para acompanhá-los!

Gratidão ao Pai por nos ter oferecido uma experiência de interculturalidade tão específica numa comunidade Quilombola.

Ir. Gertrudes Balestieri, comunidade de Mariental

 

 

 

 

Galeria de imagens


Envie o seu comentário

*Campos marcados com barra são de preenchimento obrigatório.