Ícone do menu
Inicial Noticias Guaíba celebra 30 Anos de Romaria das Capelinhas
Noticias

Guaíba celebra 30 Anos de Romaria das Capelinhas

Imagem destaque da notícia

 

Tudo começou no ano de 1995, com o propósito de realizar uma celebração com as famílias que recebiam em suas casas as Capelinhas de Nossa Senhora. A primeira caminhada começou na comunidade São Francisco, passando pela Igreja Nossa Senhora de Fátima, na BR 116, e seguiu até a Paróquia Nossa Senhora do Livramento onde aconteceu a primeira missa da Romaria das Capelinhas.

Em sua história, a Romaria reforçou os vínculos de espiritualidade e propôs atitudes de cuidado da vida. A Coordenadoras da Romaria, Ir. Nilva Dal Bello, afirmou que a Romaria sempre foi uma resposta as dores do povo, pedindo atenção e exigindo ação das autoridades públicas para salvar vidas. “Uma delas foi a construção do viaduto da BR 116, onde havia acontecido centenas de mortes. Muitas vezes rezamos neste lugar pedindo que Deus inspirasse as autoridades e cobramos atitude, até que o viaduto foi construído e muitas vidas foram salvas”.

No ano de 2005, a Romaria foi transformada num evento do Vicariato de Guaíba, reunindo as capelinhas e o povo cristão das vinte e duas paróquias da região.

Neste ano, a Romaria tem como tema “Caminhando na Fé e na Esperança”, que além de comemorar três décadas de evento também impulsiona a esperança na reconstrução das vidas e das histórias diante da tragédia climática do mês de maio, que provocou tanta destruição no Rio Grande do Sul.

              Foi organizada a seguinte programação para os dois dias de Romaria: 25 de outubro – 23h: Caminhada Noturna, partindo da Comunidade de Bom Retiro até Igreja Nossa Senhora de Fátima; 26 de outubro: 13h – Comunidade São Francisco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima; 13h30min – Comunidade Sagrado Coração de Jesus, Vila São Jorge; 14h30min – Comunidade Santa Rita do Bairro Cohab; 15h – Saída da Igreja Nossa Senhora do Livramento; 16h – Concentração e na Prefeitura Municipal (Av. Nestor de Mouta Jardim, 111), seguindo a Procissão pelo Centro da Cidade até o Parque da Juventude, onde será celebrada a Missa da Romaria.

“Queremos fazer uma romaria cheia de vida, animação e convivência de irmãos que comungam da mesma fé e da mesma esperança nesta hora da reconstrução”, afirmou Ir. Nilva.

 

Galeria de imagens


Envie o seu comentário

*Campos marcados com barra são de preenchimento obrigatório.