Entre os dias 18 e 20 de julho de 2025, no Patrocínio – Itu/SP, aconteceu o Encontro Provincial das Irmãs de São José de Chambéry com até 60 anos de idade. O evento, que contou com a assessoria de Ana Reis e da Equipe de Formação, foi um tempo profundo de partilha, escuta e renovação dos vínculos pessoais, comunitários e espirituais.
A abertura foi marcada pela acolhida realizada por Irmã Luisa Rodrigues e pela reflexão conduzida por Ir. Maria da Consolação R. Coelho, Superiora Provincial, que convidou todas a viverem este momento com alegria, simplicidade e cordial caridade, inspiradas pela espiritualidade do Pe. Médaille e sob a intercessão da Madre Maria Teodora Voiron, cujo centenário de morte também foi celebrado.
O encontro teve como tema de fundo COMUNICAÇÃO E VINCULAÇÃO SEGURA NA VIDA RELIGIOSA, a assessora Ana Reis conduziu uma caminhada formativa pautada na Teoria do Apego e da Vinculação. De forma sensível e vivencial, abordou temas como traumas, defesas psíquicas, comunicação saudável, espiritualidade integrada, afetividade e saúde mental.
Dentre as experiências marcantes, destacou-se a dinâmica do “saco de papel”, símbolo das defesas que nos impedem de ver e viver com liberdade. Outro momento especial foi a entrega de um frasco com fragrância “mamãe/bebê”, representando o chamado a sermos presença acolhedora e restauradora na vida umas das outras e na missão.
Ao refletir sobre comunicação a assessora realizou reflexões sobre a importância da linguagem na construção de ambientes mais humanos, pacíficos e colaborativos. As participantes vivenciaram ainda dinâmicas, partilhas em grupo e momentos de espiritualidade encarnada na vida.
O encontro contou ainda com celebrações simbólicas e a partilha dos grupos de estudo do livro “Conversas Corajosas”. Os grupos trouxeram com criatividade e profundidade o aprendizado da leitura realizada e dos dias vividos. Ao final, a Superiora Provincial reforçou o chamado à continuidade deste processo formativo e à corresponsabilidade na construção dos próximos encontros.
Ficou o desejo de seguir cultivando espaços de escuta, pertencimento e compromisso com a vida e com a missão, inspiradas pelo amor que transforma.
Equipe de secretaria do encontro