Com alegria, as Irmãs que compõem o Núcleo São José estiveram reunidas em Lagoa Vermelha (RS) para a Assembleia, realizada nos dias 16 e 17 de novembro. Irmã Rita Tessaro, Conselheira Provincial da Província das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil, esteve presente assessorando o encontro em nome do Conselho Provincial.
Inicialmente, Irmã Ilda Brandalise, Coordenadora do Núcleo, acolheu as Irmãs presentes, dando as boas-vindas a todas. Em seguida, apresentou a pauta de trabalho dos dois dias, destacando que, embora o estudo seja essencial, a convivência e a partilha também são elementos fundamentais desse encontro.
O momento de espiritualidade foi conduzido pela Comunidade Madre Justina Inês, de Sananduva, que nos convidou a refletir sobre o tema “Caminhar Juntas”, introduzindo a jornada do dia com profundidade e sensibilidade.
Na sequência, Irmã Rita compartilhou as reflexões do Conselho Amplo, realizado em Nemi, Itália. Pudemos sentir a pulsação da caminhada congregacional, a vida e a missão que emergem nos diferentes espaços de atuação da Congregação, presentes em 14 países. Foi um momento de conexão com a missão global, reconhecendo os desafios e as belezas da nossa presença no mundo.
Houve também um momento de partilha e de reflexão sobre o desafio de dar mais um passo em direção à integração. A Sra. Ana Cláudia, membro da Equipe de Finanças da Província, apresentou os próximos passos a serem dados, destacando a importância de uma caminhada unificada e consciente.
Irmã Rita Tessaro nos apresentou a realidade da Província, abordando sua dinâmica, missão e vida nos dias de hoje.
Terezinha Zen partilhou a trajetória administrativa do Núcleo ao longo de 2024, destacando os principais desafios enfrentados e as conquistas obtidas pela equipe. Sua apresentação evidenciou o compromisso com a melhoria contínua dos processos internos.
Irmã Terezinha ressaltou a importância do trabalho coletivo e da colaboração entre as Irmãs para o sucesso das iniciativas, promovendo um ambiente mais adequado para atender às necessidades da comunidade.
Concluímos com o sorteio do amigo secreto entre as comunidades, onde foi oferecido um símbolo natalino, lembrando o Natal que se aproxima.