O quarto dia do nosso Capítulo Provincial iniciou com a oração, com o tema das bem-aventuranças, nos grupos de partilha. Refletimos que o Espírito Santo produz em nós a fisionomia espiritual cujas características Jesus descreveu nas bem-aventuranças: pobre em espírito, fome de justiça, mansidão, misericórdia, lágrimas, pureza de coração, paz. Este é o rosto de Jesus, do Amor encarnado! Para cada uma de nós, o essencial é a docilidade à ação que o Espírito exerce.
Em seguida, na sala do Capítulo, a facilitadora Irmã Maria Ambrósio, ajudou a compreender o valor do processo de discernimento. Destacou que o princípio do Discernimento é o AMOR. O Espírito Santo está no coração do Discernimento agindo com sua autêntica identidade – sua Verdade. Por isso, os pensamentos inspirados pelo Espírito ou os sentimentos por Ele inflamados movem o coração da pessoa em meio a qualquer processo decisório, pois, discernir é escolher entre dois bens.
Em seguida, as Irmãs indicadas para compor a Equipe de Coordenação da Província 2023, foram convidadas a expressarem, em breves palavras, seus sentimentos e disponibilidade para compor a nova Equipe de Coordenação Provincial. Foi um momento significativo de partilha e escuta atenta. Após, teve-se a oportunidade de conversar, questionar ou manifestar apoio as Irmãs indicadas, momento significativo para acolher e compreender os movimentos do Espírito de Deus.
Irmã Marian concluiu esse momento convidando as capitulares a entrarem em uma Vigília de Oração, em silêncio orante, para ouvir com o coração, a voz do Senhor. Silenciar para dar a Deus o lugar que lhe pertence: O centro do processo!
Concluímos o dia participando de um momento de adoração, conduzido pela Equipe de Espiritualidade.
Agradecemos e contatamos com a unidade e prece!
Irmã Eliete Dal Molin