Ícone do menu
Inicial Noticias A Comunidade Social E Cristã De Joaquim Gomes Agradece!
Noticias

A Comunidade Social E Cristã De Joaquim Gomes Agradece!

Imagem destaque da notícia

 

Domingo, 7 de abril de 2024

Uma  data especial e que nos convida

a  OLHAR O PASSADO COM GRATIDÃO

                          E O FUTURO COM ESPERANÇA!      (1987 à 2024)

 

OLHAR O PASSADO COM GRATIDÃO:

A SEMENTE SE ESPALHOU

É olhando o que se passou em Joaquim Gomes em  1987 que podemos afirmar:

O Espirito de Deus sopra onde quer e como quer (Jo 3,8)!  É  isso mesmo!  E é com um olhar de GRATIDÃO  que fazemos memória de um SIM generoso de  jovens italianas, Irmãs de S. José, que com audácia e generosidade deixam família, cultura, pátria, atravessaram mares e  chegam a Joaquim Gomes,   Nordeste Brasileiro, distante 77 km da capital Maceió: as Irmãs Nemesia Trombotto, Maria Teresa Dal Lago, Vera Cammarano,  e ao longo destes 37 anos de presença, outras fizerem caminho : Angelina Guigliano,  Daniela Elia, Rosa Santos, Myriam Cutolo, Riziomar Macedo Costa, Helena Menezes, Gemma Valero e Elenice Reis dos Santos .

Nosso hino de ação de graças pelas centenas e centenas , milhares de pessoas que fizeram UM CAMINHO DE EVANGELIZAÇÃO:  Infância Missionária,  Catequese, juventude,  Pastoral da Criança e da pessoa idosa, formação e  acompanhamento das comunidades Rurais e dos bairros realizando celebrações  e presença  nos assentamentos, com o apoio dos Padres, atualmente Pe. Cesário.

Em Joaquim Gomes muitas famílias foram  beneficiadas com OS PROJETOS SOCIAIS: Escolinhas: que reúne crianças de 3 à 6 anos; Projeto “Construindo o futuro” com adolescentes de 7 à 17 anos.  São 450 crianças e adolescentes acolhidos, por ano! E como não citar a  Horta comunitária Novo Horizonte: 7 hectares de espaço educativo para as  crianças e adolescentes, e de capacitação hortigranjeiros.

 

É claro que tudo isso foi possível graças a grande rede de colaboradores e voluntários!

Esta região é abençoada também por contar com a presença e engajamento significativo de 20 Leigos/as do Pequeno Projeto. Homens e mulheres que iluminam sua vida e agir pelo Carisma de Unidade da Congregação São José e fazem parte da grande Família  S. José.

 

Podemos testemunhar que TODAS essas atividades nas Escolinhas /ou projetos sociais foram e são 100% gratuitas. E então de onde vem a ajuda para tal vitalidade?

Vem  da partilha da:

- Associação dos Amigos de Joaquim Gomes (Itália)

 - CEI: Conferência Episcopal Italiana.  

-  Convênio com a prefeitura local.

- Pequenos valores vindos do programa “Nota Cidadão”.

- Partilha da Congregação das Irmãs de São José.

E MUITO TRABALHO GRATUITO das Irmãs, voluntários brasileiros e Italianos, destacando aqui o Jovem Michele Mola.

Em março, a administração pública: Os poderes Legislativo e Executivo fizerem um gesto aplausível de reconhecimento do trabalho deste “exército” silencioso de mulheres e homens que juntamente com as Irmãs semearam mais Vida, conhecimentos, dignidade, saúde, educação no Município de Joaquim Gomes.

 

E a partir desse dia 7 de abril, data em que  a comunidade das Irmãs parte em missão para  outras regiões, COMO OLHAR O FUTURO  COM ESPERANÇA?

Sim, com Esperança, pois em cada família de Joaquim Gomes há certamente pelo menos uma pessoa que passou pelo processo de Evangelização ou nos Projetos Sociais, dirigidos pelas Irmãs.  Então, um grande jeito de dizer OBRIGADO, é de  se comprometer a dar continuidade a estes projetos, a este empenho em favor da educação, saúde e vida digna para todos e todas. Autoridades, Igrejas, pais e mães de família... cada um dando sua gota, o oceano da fraternidade, da solidariedade se estenderá sobre Joaquim Gomes, e todos poderão testemunhar que a vinda das Irmãs de S. José em Joaquim Gomes, de voluntários e voluntárias que por aqui passaram,  não foi em vão.

                                                                          (Irmã Dominga Zolet, csj)


Envie o seu comentário

*Campos marcados com barra são de preenchimento obrigatório.