Aos vinte e sete dias do mês de janeiro de dois mil e vinte e três, estivemos reunidas para o segundo dia do Capítulo Provincial. Iniciamos nosso dia com um momento de oração em que tornamos presente a memória de todas as construções vividas, encontros de partilha e reflexões, realizadas on-line, que balizaram esse momento.
Após esse momento de conexão com Deus e reflexão, deixamo-nos reverberar e nos inspirar nas três sessões capitulares que antecederam esse momento, o que aprendemos através da riqueza das ressonâncias da conjuntura social, da Igreja, da Vida Religiosa, da Interculturalidade e da Proteção de toda criação.
Dando continuidade a manhã, Irmã Márian nos orientou a refletir e problematizar o tema desse Capítulo, retomando sobre a importância de ouvir o que Deus quer de nós.
Após a fala da Irmã Márian, mediante a ressonância das reflexões e da partilha em cada uma de nós, fomos convidadas a partilhar nossos sonhos e planos em grupo, com o intuito de projetar propostas para serem implementadas pelo Capítulo Provincial. Finalizamos o turno da manhã com as discussões em grupo para retornarmos à tarde com a partilha do que foi construído.
No turno da tarde, iniciamos o momento com uma escuta ativa e de coração aberto para ouvir todas as propostas apresentadas pelos diferentes grupos, percebemos e cultivamos as conexões, mas também estivemos abertas ao novo, acolhendo as diferenças como riquezas, valorizando a partilha.
Após, refletimos, em grupo, sobre quais as propostas construídas para a organização e o governo da Província, e unidas por um só coração e uma só alma, buscamos ser instrumentos de renovação e continuidade da missão.
Por fim, participamos de uma Celebração Eucarística, na qual fomos tocadas pelo Espírito para percebermos os sinais de Deus em nossa vida, agradecermos pela nossa história e origem e assumirmos com coragem e fé os desafios, oportunidades e esperanças.
Irmã Rosa Maria Porangaba