Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Fale Conosco
Missão Santa Maria/ Pará
27/07/2022

Fazendo Puxirum, construindo a Unidade.

 

Nos dias 10 a 26 de julho de 2022 aconteceu na área pastoral Santa Maria Mãe de Deus a primeira iniciativa de experiência missionária local, organizada pela equipe missionária pastoral – composta por nossas irmãs Ana Clara, Regina Célia e Talita – e pelos padres Raphael e Givanilson. Foram acolhidos cerca de 25 missionários/as oriundos de seis estados do Brasil, para que pudessem saborear a vivência de fé nesta porção da Amazônia Paraense.

A Área Pastoral Santa Maria Mãe de Deus é uma área de missão pertencente à Arquidiocese de Santarém - PA. Está localizada na área rural da cidade de Prainha, e corresponde a um conjunto de quarenta e nove comunidades, divididas em três mini áreas com seus desafios quanto à dimensão territorial, geográfica e demográfica. A Experiência Missionária carregou o desejo de ampliar essa presença da Igreja do Brasil, tão diversa, mas una em seu apostolado. Por isso o chamado a vir fazer puxirum: uma palavra regional para o convite a construir juntos e juntas, em comunhão.

 

A missão consistiu em visitar as famílias, orações, partilhar a vida, a fé, a comida, a dormida, a acolhida, celebrando junto com o povo de Deus – dentre os missionários tivemos a presença de mais dois padres que viveram essa experiência conosco. Ainda foram oferecidas às comunidades oficinas gratuitas com atendimento médico, psicológico, brincadeira com crianças, dobraduras, aferição de pressão e glicose, manicure, cabeleireira, escuta e confissão; serviços prestados a partir dos dons presentes entre os missionários e missionárias.

Totalizamos mais de trezentos cortes de cabelos, um número incontável de crianças que participaram das oficinas de contação de histórias. Cerca de 30 pessoas tiveram atendimento médico e psicológico, outras 50 passaram por outros cuidados de saúde e em torno de 30 tiveram suas mãos embelezadas pela manicure e dez pessoas aprenderam a arte de dobrar e produzir flores com pedaços de papel.

 

Para além desses serviços, cada um e cada uma teve a semente da Amazônia Paraense, em sua beleza e desafio, plantada no coração; bem como as nossas comunidades que acolheram essa missão. Pedimos a graça que O Senhor continue a cuidar de cada semente, para que possam germinar e produzir frutos onde quer que esteja.

 

Ir. Talita

 




Galeria de imagens

(14 imagens)
Envie seu comentário

*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.