Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Fale Conosco
Encontro Formativo para as todas as Irmãs da Província
19/06/2022

 

 

No dia 18 de junho de 2022 aconteceu um dia de formação online, com o tema: RELAÇÕES INTERPESSOAIS HUMANIZADORAS, À LUZ DO CARISMA DE UNIDADE, assessorado pela Psicóloga: Karina Okajima Fukumitsu. No turno da manhã com a participação de todas as irmãs das comunidades da Província e no turno da tarde para as Coordenadoras de Comunidade.

A Provincial Ir. Katia Sassi, acolheu a todas e introduziu o tema lembrando o que diz nossos documentos: Segundo documento do Capítulo Geral somos desafiadas a crescer no dinamismo de nossas relações interpessoais, a fim de viver o projeto evangélico em Comunidade, em vista do Reino de Deus. E o plano provincial nos compromete a viver relações humanizadoras e dialógicas que fortaleçam a individualidade do comunitário e a atuação missionária; que proporcionem o desenvolvimento de uma maturidade integral. 

 

As emoções são visitas que precisamos acolher

No encontro com a Psicóloga Karina, todas as Irmãs se sentiram envolvidas e motivadas a olhar para a vida se perguntando: Quem somos? Qual nossa missão? As emoções revelam quem nós somos. Elas vêm até nós como uma visita precisamos acolhe-las e encontrar o sentido da nossa vida. Ter compaixão conosco e com o outro. Relacionar-se não é fácil, pois somos diferentes e isso gera conflitos. Necessitamos viver com Amor, pois o amor cura as amarguras.

É preciso ousar fazer diferente, mudar a forma de pensar: Em vez de nos perguntar “o porquê”, usar a expressão “para quê”? “O que eu não quero mais para a minha vida”? A manhã foi de muitas emoções e vivências.

 

A continuidade na vida Prática

A tarde as coordenadoras refletiram sobre duas questões:

  1. Destaque três elementos que chamara atenção a partir da reflexão da manhã.
  2. Elabore três propostas concretas que nos ajudem a crescer nas relações humanizadoras.

Houve trabalho de grupo e partilha das questões elencando os pontos mais importantes e indicando várias propostas de continuidade de estudo e encaminhamentos práticos para a vida em comunidade.

          O encontro foi concluído com sentimento de gratidão por essa formação e com desejos de continuidade.

                                                                                                                                                                                                                          Ir. Rita Tessaro




Galeria de imagens

(19 imagens)
Envie seu comentário

*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.