Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Fale Conosco
PROVÍNCIA BRASILEIRA EM CAPÍTULO
13/06/2022

COMUNIDADES IMERSAS NO ESPÍRITO, CONECTADAS COM O MUNDO

 

No dia 11 de junho de 2022, teve início o 3º Capítulo Provincial da Província da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil. Na parte da manhã, todas as Irmãs das comunidades,  foram convidadas a participar, bem como 17 leigos (Leigos/as do Pequeno Projeto, Colaboradores/as e Cooperação Missionária. O Capítulo tem como tema: Comunidades imersas no Espírito, Conectadas com o mundo e Lema: “Um só coração e uma só alma” (Atos 4,32).

 

Irmã Katia Sassi, Provincial, acolheu a todos os participantes e falou, em suas palavras de abertura, sobre a importância de um Capítulo Provincial, da seriedade e significado da participação dos LLPP, colaboradores e da cooperação missionária, para a vivência do Carisma e a concretização da Missão das Irmãs de São José.

 

 

QUEM SOMOS? O QUE SIGNIFICAMOS?

 

 

Pela manhã, o encontro foi motivado pela fala da Assessora do Capítulo, Irmã Márian Ambrósio, da Congregação das Irmãs da Divina Providência sdp, que desenvolveu o tema: Quem somos? O que significamos? Nossa Identidade e testemunho.

 

À tarde, o encontro prosseguiu com a participação apenas das  Irmãs capitulares (80) e  dos leigos/as. Foi realizado um trabalho em grupos, organizados separadamente com as irmãs e leigos/as.

 

As Irmãs trabalharam as questões:

- Quais os elementos de nossa identidade de consagradas, Irmãs de São José, que precisamos fortalecer na próxima gestão da Província?

- Apresentar sugestões de estratégias para o fortalecimento dos aspectos levantados.

 

Para os leigos/as, as questões:

- Quais os elementos de nossa identidade, como leigos/as, que precisamos fortalecer, ligados/as à missão das Irmãs de São José?

- Apresentar sugestões de estratégias para o fortalecimento dos aspectos levantados.

 

Seguem alguns depoimentos de Irmãs e Leigos/as sobre esta primeira sessão capitular.

 

 

RENOVAÇÃO DA VIDA

“Para nós, foi um momento de renovação da vida consagrada e da missão com nossos irmãos mais pobres e refugiados em Manaus. Os leigos nos ajudam a viver e a dar visibilidade no seguimento radical por e com Jesus Cristo”

Irmã Marli da Silva – Manaus/AM

 

UM SINAL CRESCE NO HORIZONTE DO CARISMA DE UNIDADE

“Participar dessa primeira sessão do Capítulo Provincial, com a participação de 17 leigos e leigas do Pequeno Projeto, Cooperadores Missionários e Colaboradores, sinalizou um grande desafio, no sentido da vivência do nosso ser de mulheres consagradas. Somos todas/os discípulas e discípulos de Jesus na vivência do legado que o Pe. Médaille nos deixou, para tornar mais visível o desejo de Jesus: “Pai que todos sejam UM”. Jo 17,21.

Acredito que a Congregação só tem ganhar na parceria com as pessoas leigas, que de uma forma ou de outra, se alimentam da nossa espiritualidade e a encarnam nos mais diversos ministérios.

 

Nossa identidade de Irmãs de São José vai se tornando cada vez mais autêntica, à medida em que nos somamos às pessoas leigas e, assim, sinalizamos com mais visibilidade para o mundo, a riqueza do dom carismático.

 

Caminhamos juntos o mesmo caminho de seguimento a Jesus. Eles nos ajudam a viver com autenticidade a radicalidade dos nossos votos neste seguimento a Jesus Cristo”.

 Irmã Rosalia Fávero - São João dos Patos/MA

 

REFLEXÕES SÃO PROFUNDAS E MOTIVADORAS

 

“Agradeço a oportunidade de poder participar, como leigo, deste momento histórico, pois percebemos os apelos de Deus na vida e missão. Tudo está interligado e as reflexões são profundas e motivadoras, partindo do que a Irmã Márian nos trouxe sobre a identidade e o testemunho.  Foi irradiante ver a sintonia das Irmãs e a alegria de estarem juntas - conectadas entre elas e com o mundo/conosco! Como leigo, compreendo que o chamado de Deus acontece na minha vida e estou animado para conhecer mais sobre o Patrimônio Espiritual das Irmãs de São José de Chambéry. Outro momento marcante foi o trabalho de grupo, uma partilha com outros leigos que testemunham o carisma e estão felizes de poderem contribuir com a missão, pois a síntese do grupo reflete muita esperança. Obrigado”!

Vinicius Tenedini - Professor Colégio São José Caxias do Sul/RS

 

 

CAMINHAMOS JUNTOS, NA BUSCA INCESSANTE DA PRÁTICA DO BEM SERVIR

 

“Inicialmente, eu manifesto a minha alegria e o fortalecimento, fortalecimento por ter sido estabelecido, nesta primeira sessão, uma troca extraordinária de conhecimentos daquilo que as Irmãs passaram e aquilo que nós leigos estabelecemos como elementos de discussão.

Segundo aspecto que quero destacar, efetivamente me senti renovado na Fé. Porque saio convicto de que tanto nós leigos quanto as Irmãs de São José caminhamos juntos, na busca incessante da prática do bem servir.

E por último, saio alegre desta primeira participação, porque efetivamente, ali se estabeleceu um clima de harmonia, um clima de entendimento que deve permanecer até o final do Capitulo Provincial.

É assim que me sinto, Irmãs e Leigos, é assim que me senti efetivamente, após minha primeira participação: muito, muito convicto de que as demais sessões serão muito profícuas para a consolidação de todo um processo, inclusive da eleição daquilo que é a representação da Província”.

(Dr. Francisco Soares Ferrer -  Consultor no HNSO – VacariaRS)

 

Ir. Adelide Canci, Vacaria




Galeria de imagens

(16 imagens)
Envie seu comentário

*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.