Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Fale Conosco
COMUNHÃO NA COMUNICAÇÃO
06/05/2022

 

 


AULA ESPECIAL COM PROFESSOR DR. MOISÉS SBARDELOTTO

 

Um grupo de 12 irmãs está realizando o curso “Comunicação de Propósito”, ministrado pela agência de Comunicação e Marketing TABOR. As aulas que iniciaram em outubro de 2021 e são quinzenais, terminam no final do mês de maio. Durante este período o grupo estudou sobre: Conceitos Essenciais de Marketing; Marketing de Propósito; Personas e Jornadas; Canais de Comunicação; Criatividade, Técnicas de Criação e Escrita Criativa; Calendário Editorial e Acompanhamento de Dados; Orientação para elaboração de trabalhos finais... a última aula aconteceu no dia 02 de maio e contou com a participação de outras irmãs convidadas.

 

A aula foi por meio da plataforma Zoom, mais de 20 irmãs se conectaram, muitas com suas comunidades e a assessoria foi por conta do Professor Moisés Sabardelotto. O professor é jornalista, mestre e doutor em comunicação, e tem sua pesquisa fundamentada no ambiente eclesial.

 

Moisés abordou o tema “Comunhão na Comunicação” e ajudou a refletir diversos aspectos dessa relação. Algo importante para compreendermos comunicação é nos identificar como seres comunicantes. Somos todos comunicadores/as. Assim, pensar em comunicação é nos entendemos como seres em comunicação.

 

 

SOMOS SEREM EM COMUNICAÇÃO COLETIVA

 

 

Como pessoas em comunicação construímos um caminho que interage e comunica com outros seres vivos e com as coisas que nos cercam, pensantes ou não: as cores, os símbolos, a escrita, os animais, os símbolos etc. Tudo nos passa uma mensagem, nos revela sinais de alegria, tristeza, beleza, feiura, dor. Olhando por essa ótica percebemos o quanto somos uma casa comum, interligadas.

 

Uma ação necessária e importante para nós, os seres “pensantes”, é sabermos filtrar o que comunicamos e o que nos comunicam: as informações, ideias, os projetos, as mensagens... Podemos filtrar inclusive nossas formas de expressar opiniões, como nos vestimos, nos apresentamos e agimos.

 

Professor Moisés destacou que nossas atitudes e escolhas, o que faço, as pessoas com quem ando, as coisas que compartilho, de uma forma, ou de outra, comunica, de fato, o que realmente sou, desejo, penso em relação ao mundo. Se somos serem em comunicação coletiva entendemos também que somos responsáveis e corresponsáveis por um mundo mais justo e igualitário. Da mesma forma somos responsáveis pelas injustiças e pelo mal que nos cerca, que chega até nos de muitas formas e que podemos semear essas sementes do mal por meio de comunicação. Para evitarmos isso precisamos filtrar o que ouvimos, o que vemos e o que falamos (exemplo dos três macaquinhos japoneses) e assim nos proteger. Nesse contexto encontra-se a Comunicação Não Violenta (CNV), a comunicação amorosa, a comunicação pacífica, entre outras.

 

VERDADE – BELEZA - BONDADE

 

Uma das formas de evitar a má comunicação nos vem por meio de orientação da Igreja, e os últimos Papas falam disse quando se referem a comunicação que são os três critérios: a VERDADE, a BELEZA e a BONDADE. Os três estão muito unidos. A nossa comunicação tem que ser verdadeira, a nossa comunicação tem que ser bela, tem que ser harmoniosa, tem que ser atraente e a nossa comunicação tem que ser pautada pelo amor, pela bondade pela paciência. Esses critérios, esses três filtros, nos ajudam naquilo que comunicamos e no que consumimos de comunicação.

 

 

Após, a aula algumas irmãs se manifestaram:

 

COMO NÓS, IRMÃS RESPONSÁVEIS PELA COMUNHÃO, COMUNICAMOS A PALAVRA?

 

Para a Irmã Gertrudes esta aula foi uma confirmação de que “podemos e devemos usar a comunicação das redes para congregar as pessoas, pois divulgar o bem faz bem a todos/as. Motiva para agregar em projetos que alimentam valores e constroem uma sociedade mais humana e comprometida com o Reino de Deus”.

 

Irmã Eunice expressa que ela e sua comunidade se reuniram para este momento, diz que “gostamos muito do jeito que foi colocado a Comunhão na Comunicação, simples e fácil compreensão, trazendo a Comunicação da Bíblia com a Comunicação nos dias de hoje, marcou muito quando falado que: atrás da mídia tem muitas pessoas com ‘dores’, precisando ser evangelizadas para curar serem curadas. Sou grata a Deus pelo privilégio de ter participado.”

 

Foi muito boa a exposição e trabalho do Moisés afirma irmã Iraci, “também socializei com as Irmãs de minha comunidade para assistir junto e elas aproveitaram bastante mesmo. É muito nosso a experiência do trabalho dele. Obrigada”.

 

Irmã Ericka diz que a ajudou muito a perceber que “não é comunicar por comunicar, mas somos convidadas a imergir mais profundo, comunicar valores, nosso carisma, aquilo que somos e o que constrói unidade”.

 

Para irmã Franceli, que participou da aula na companhia de sua comunidade e apreciaram muito esse momento, “uma das falas pertinentes e que marcou foi quando Moisés disse sobre comunicar a verdade e com verdade. Depois disso, refletimos entre nós em casa sobre o quanto é salutar quando fazemos uma colocação na hora certa, no momento certo e que a palavra tem peso... Nos perguntamos: Como nós, Irmãs responsáveis pela comunhão, comunicamos a palavra?”

 

Irmãs Vilma de Oliveira e Eliana Aparecida dos Santos




Galeria de imagens

(8 imagens)
Envie seu comentário

*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.