Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Fale Conosco
Início da Jornada Capitular
31/03/2022

 

 

É O ESPÍRITO QUE NOS CONDUZ

 

“O Capítulo Provincial, vivido em união com toda a Congregação, impulsiona a vida espiritual, apostólica e missionária da Província” (Const. p. 32, 4º parág.).

 

As Irmãs de São José de Chambéry, mais uma vez se conectam ao movimento da escuta, buscando dar novas respostas aos desafios do hoje. Exatamente em um momento em que o mundo está imerso em diversas crises: doenças, guerras, pandemias, fome ... (tristemente continuamos a assistir cenas de pessoas gritando por comida e implorando pela paz). Contudo, não podemos desanimar nem “perder e esperança”.

 Animadas pelo Espírito que nos conduz, nos reunimos, via da plataforma Zoom, na manhã de sábado dia 26 de março de 2022, para acolher a convocação e dar início a caminhada capitular da Província das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil.

Irmã Kátia Rejane Sassi, superiora provincial, deu as boas-vindas a todas as irmãs, e cumprimentou, de forma especial, as aniversariantes do dia, bem como, acolheu a irmã Vanda Reis da Província da Itália que participou conosco.

 

UM TEMPO DE GRAÇA E DESAFIOS

 

Após a acolhida, as Irmãs Maria da Consolação Rocha Coelho e Gertrudes Salette Beal, conduziram o momento de oração que iniciou com o mantra: “Desde a manhã” e o belíssimo hino: “Senhor e Criador que és nosso Deus, vem inspirar estas filhas tuas...”. Em seguida, as participantes foram convidadas a rezar com o trecho do livro da sabedoria: “Deus me conceda falar com propriedade e pensar de forma correspondente aos dons que me foram dados...” (7, 15-18/22-30).

Prosseguindo, Irmã Kátia, convidou a assembleia para escutar atentamente a leitura da carta de Convocação ao Capítulo Provincial. “À luz de nossos documentos, sentimo-nos interpeladas a abraçar este tempo de graça e de desafios. Um tempo de travessias, um tempo de voltar ao coração de nossa história carismática e evangélica. Nós somos a congregação! Há dois anos nos preparamos e acompanhamos ativamente a realização do Capítulo Geral. É dentro desta caminhada congregacional que acolhemos as decisões e buscamos, juntas, as formas de implementá-las em nossa realidade brasileira e latino-americana”. De acordo com nossas Constituições, animadas pelo Espírito que nos impulsiona e conduz, eu as convoco para o Terceiro Capítulo da Província das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil que acontecerá de 26 a 31 de janeiro de 2023, em Curitiba/PR.

 

RESPONDER DE FORMA CRIATIVA E AUDAZ ÀS URGENTES NECESSIDADES

 

Dando continuidade, irmã Kátia acolheu o novo Conselho Geral, as irmãs: Dolores Lahr, superiora provincial e as conselheiras:  Celine Kalathoor, Maria Cristina Gavazazi e Elisa de Fátima Zuanazzi. Ir. Dolores dirigiu algumas palavras ao grupo destacando: “A proteção de toda criação é um apelo que responde a nossa conexão com o mundo. E um apelo que se integra ao nosso Carisma de Unidade, e unidade com Deus e nosso querido próximo. É um chamado que nos desafia profundamente sermos proféticas a engajar outros em nossos ministérios para cuidar dos pobres dos mais vulneráveis de nosso mundo”.

A superiora provincial prosseguiu destacando que um Capítulo tem como uma das atribuições nos questionar sobre o nosso modo de viver e ver o mundo: Como estou vivendo a minha opção de vida? na Comunidade? A nível pessoal? E lá fora como estou e como estão me vendo como Irmã de São José? Segundo ela: “Como mulheres da travessia, imersas no Espírito, colocamo-nos a caminho para outras margens desconhecidas com ousadia, disponibilidade, abertura e unidade, alargando as margens e horizontes pessoais, comunitários e missionários. Desejamos responder de forma criativa e audaz às urgentes necessidades do ‘querido próximo’ mais vulnerável”. Em seguida, Ir. Katia convidou Ir. Marian Ambrósio, IDP, assessora do Capítulo Provincial, para sua fala introdutória.

 

A CHAVE ESTÁ EM NOSSAS MÃOS

 

Inicialmente irmã Marian apresentou a imagem de uma chave e solicitou que cada uma contemplasse a imagem. Em seguida apresentou alguns questionamentos: “Irmãs, como estou? Como me preparei, ou estou preparada para esse capítulo? O que trago em minha sacola? A chave está em nossas mãos irmãs. Precisamos nos preparar...”

Ir. Marian nos convidou a fazer três movimentos: 1) adquiri clareza da direção a tomar; 2) saber propor um primeiro passo; 3) conhecer o tamanho do passo possível.  Assim, com referência no texto de João 10,9 “Eu sou a porta” motivou as irmãs a se colocarem em atitude ativa, participativa: “Eu sou responsável para influenciar o capítulo! Precisamos ver como estamos, qual direção tomamos e onde desejamos chegar.

 

CORAÇÃO ABERTO PARA ACOLHER O DIFERENTE

 

 Ao retomar a simbologia da chave, Irmã Marian convidou cada irmã a nomear sua chave. “Que nome eu dou para chave que vai abrir o Capítulo?” De forma orante e silenciosa todas realizaram a tarefa e escrevam no chat do Zoom sua palavra. Os nomes foram diversos, entre eles: fidelidade, misericórdia, confiança, sabedoria, fortaleza, abertura, amor, esperança...    Em seguida, irmã Marian continuou motivando o grupo para um maior entrelaçamento durante a caminhada capitular. “Como está o meu coração? Escutei as primeiras palavras? O que estou vendo tocou o meu coração de forma positiva? O diferente me assustou? O que o mundo tem a ver com isso? Estou sendo capaz de sorrir? Caso não, e se o meu coração for de pedra, pedimos que transforme o nosso coração”.

 O coração diferente necessita está aberto para acolher o diferente que se apresenta em suas múltiplas facetas. Cabe-nos desejar, ou não, caminharmos nesse processo para abrimos as portas para o diferente.

 

É DEUS QUEM TUDO CONDUZ

 

Em continuidade, irmã Ieda foi convidada a apresentar, resumidamente, as três prioridades que foram elaboradas para a Congregação a partir do Capítulo Geral 2021. Ela as classificou como: Urgência; Meio/ferramenta; Ação Concreta. Comunidades Imersas no Espírito - Nossas comunidades como Laboratórios do Espírito (Urgência); A Interculturalidade (meio/ferramenta); Proteção de toda a Criação (Ação Concreta)

Para bem preparar e dinamizar o caminhar capitular da província foi constituída uma equipe que é composta pelos membros do conselho provincial, a assessora Ir. Marian e mais duas irmãs convidas: Ignes Cristina Malinoski e Nilza Rosin. Uma oração está sendo composta para ser rezada diariamente nas comunidades.

Para concluir, irmã Kátia, agradeceu a presença de todas e convidou a Irmã Maria da Glória para a oração final. Com o refrão: “É Deus quem tudo conduz, É Deus quem tudo conduz, Deus orienta e conduz nossa História.  É Ele quem nos conduz”.

Que São José, Pe. Médaille e todas as Irmãs que nos precederam intercedam por nós neste itinerário em preparação ao Capítulo Provincial.   

 

Irmã Vilma de Oliveira

 

 




Galeria de imagens

(19 imagens)
Envie seu comentário

*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.