Irmãs de São José de Chambéry do Brasil e Bolívia
Fale Conosco
Nos Corredores do Convento São José, em Curitiba...
02/10/2021

Em um mundo de divisões - um Projeto de Unidade!

 

A Bendita História da Congregação das Irmãs de São José está exposta em diferentes lugares para ser vista, lida, conhecida, apreciada, testemunhada, seguida... No Convento São José de Curitiba, nossa história tomou formas, cores, e espaços nas paredes dos corredores. A ideia surgiu com o objetivo de contar a história da congregação de uma forma diferente, colocando-a, criativamente, nas paredes por meio de desenhos, imagens e quadros, de um jeito moderno.

 

 Conforme Papa Francisco: “Por obra do Espírito Santo, toda a história pode tornar-se inspirada, pode renascer como obra-prima, tornando-se um apêndice de Evangelho. São inumeráveis as histórias que têm representado admiravelmente o encontro entre a liberdade de Deus e a do homem e testemunham o Amor que transforma a vida. Estas histórias pedem para ser partilhadas, contadas, feitas viver em todos os tempos, com todas as linguagens, por todos os meios”.  

 

Nossa Bendita História “traz consigo uma luz que eu não sou, mas carrego comigo, sempre. A realidade nos convida a testemunhar nossa fé, o Carisma que o Espírito Santo nos confiou. Hoje, quando uma jovem perceber que trago uma lâmpada acesa em meu coração, ela vai saber que está num caminho seguro” (Ir. Marian Ambrósio). Assim, ela vai aderir, vai entrar neste caminho e ajudar a dar continuidade a história.

 

Tanto para as Irmãs e colaboradores, que caminham, diariamente, pelos corredores do convento São José, quanto para os visitantes, a Bendita História da Congregação desperta alegria, esperança, traz vida, e força para o caminho.  

 

“A leitura dessa história nos corredores deve nos levar a um compromisso, a uma maior vivência do carisma, na sua inserção com a missão – comunhão – solidariedade. Não ficarmos paradas”! (Ir. Maria de Lourdes Sávio)

 

“Ter o carisma sempre diante dos olhos favorece a sua entrada no coração e daí para a vida. Ver, amar, viver” (Frei Ladi Antoniazzi).

 

“Estas paredes retratam a História Missionária das nossas antecessoras. História que nos emociona, nos empolga, é digna de veneração pela fidelidade ao Carisma inspirado por Deus ao Padre Médaille.  Os visitantes que olham contemplam com admiração. Um obrigada especial a equipe que a construiu com suas formas leves e detalhes verdadeiros. (Ir. Anita Firstr)

 

Quem ainda não teve a oportunidade de ver essa obra de arte, que ficou pronta no início deste ano, pode contemplar por meio de algumas fotos a seguir. Nem tudo está aqui, deixamos o gostinho de conhecer por completo, ao vivo, quando puder visitar nossa Bendita História exposta de uma forma tão criativa e diferenciada. Bem-vindo, bem-vinda a Curitiba!

Texto:  Ir. Eliana Santos

Fotos: Ir. Eliana Santos e AdsiveDecor




Galeria de imagens

(29 imagens)
Envie seu comentário

*Campos marcados com  barra são de preenchimento obrigatório.